Você aparenta a idade que tem?

Ainda escreverei uma crônica sobre a delícia que é fazer compras.Tenho esta ideia na cabeça enquanto dirijo meu carro,às vinte horas,rumo ao super mercado.

Já quase chegando ao meu destino,tenho que diminuir a velocidade bruscamente,pois mais de dez crianças,saídas de uma das transversais que cortam a avenida na qual trafego,atravessam a rua correndo sem olhar para o trânsito.

Acidente evitado,piso no acelerador novamente.Penso numa outra possível

crônica,sobre a irresponsabilidade dos pais...rebeldia infanto juvenil...conflito de gerações...O sinal fecha para mim.Paro.De onde estou,vislumbro a entrada do estacionamento do super mer..

__Ô,mais velho!?

Ouço uma voz que vem do meu lado esquerdo.Viro a cabeça na direção do som e encontro o olhar do motorista do carro ao lado,que está com uma mulher.

__Você viu aquelas crianças lá atrás?__ pergunta ele,enquanto pega o cigarro da mão da mulher e dá uma tragada.

Respondo que sim e argumento que,se atropelássemos alguma delas,seríamos processados,teríamos a carteira apreendida,critico a ausência dos pais...

O sinal abre e os carros arrancam.Meus pensamentos,entretanto,ficam remoendo as palavras do desconhecido que,aliás,aparentava ter uns dez anos a mais do que eu.

Estaciono o carro e entro no mercado.

Tenho cinquenta e três anos,a mesma idade de Daniel Craig,o atual James Bond.

Não sou nenhum jovem,mas também não sou idoso ainda,pombas!

Deve ser o cabelo!Isso!Sempre que deixo ele ficar maior,aparento mais idade.Minha insipiente calvície franciscana também não ajuda!Tinha um professor de matemática no ginásio que dizia que,quando você está ficando careca,quanto mais comprido o cabelo,mais careca você parece.Sábias palavras...

Os óculos também podem acrescentar alguns anos,mas os meus são aqueles sem armação,leves...

Gordura também envelhece,mas não tenho esse problema!Mantenho meu peso com facilidade!

Estava escuro debaixo daquele sinal.O poste estava apagado.O desgraçado daquele sujeito não podia ver meu rosto claramente...

De repente,passo a tentar adivinhar a idade das pessoas que passam por mim.

Começo a avaliação por um casal que está na sessão de laticínios escolhendo um queijo:Ela,bem mais nova,ainda não rompeu a barreira dos trinta.Ele,certamente já está chegando aos sessenta...Bom,vamos desejar boa sorte no processo de divórcio...

Uma mulher esbelta passa,sozinha,empurrando seu carrinho.Dentro dele,só produtos desnatados,light,nenhuma carne,nenhuma massa,só peixes,frutas,legumes,verduras...Deve estar chegando aos quarenta,mas aparenta ter vinte e poucos..

Agora o oposto.Um sujeito da minha altura,mediana,só que acrescido de pelo menos mais uns trinta quilos cruza meu caminho.O conteúdo do seu carrinho é o oposto do da musa fitness:Carne,pizzas,achocolatados,refrigerantes,biscoitos recheados,pão australiano,bolo,queijos amarelos...Deve ter uns trinta e poucos,mas aparenta quase cinquenta.

Outra mulher passa pelo meu crivo.Essa merece uma análise mais detalhada:Pelas feições deve ter uns cinquenta,mas pelas roupas acha que tem..... dezoito!Suas carnes lutam desesperadamente para sair do vestidinho minúsculo em que decidiu se meter,e cada passada sua,equilibrando-se em saltos super altos,contraria muitas leis da física quântica moderna.

Um homem negro,com quase um e noventa de altura,está na peixaria escolhendo bacalhau.Ele tem um leve cansaço no olhar,mas uma agilidade franca nos movimentos,como no jeito que coloca o pedaço do peixe no carrinho e sai depressa rumo a sessão de cereais.Vai viver cem anos com a cara de quarenta.

Pego tudo de que preciso e rumo para pagar.Apesar de usar óculos de armação pesada e grossas lentes,a mulher do caixa possui um sorriso jovial,que lhe tira uns vinte anos das costas.A empacotadora,apesar de bem mais jovem,está de cara amarrada enquanto ensaca minhas compras,o que lhe acrescenta uns dez anos.

Ao colocar as compras na mala do carro,lembro que Daniel Craig NÃO é mais o James Bond,e que hoje em dia NÃO existe mais ginásio,e sim nível fundamental,médio...É;estou velho.Preciso começar a escolher algum asilo para terminar meus dias e ...

__Meu amigo!Há quanto tempo!

Uma voz conhecida.Olho para trás e vejo Reinaldo,colega de faculdade.

__Mas você não mudou nada,cara!__diz ele,sorrindo honestamente__Está conservado em formol?

Se ele me pedir agora um milhão emprestado,empresto!__penso eu.

Batemos um papo rápido,trocamos telefone e nos despedimos.

Ao sair do estacionamento do supermercado,que logo fechará,carrego um sorriso nos lábios.Pouco tempo depois uma dúvida passa a me afligir:Em quem devo acreditar:no desgraçado do carro ou no colega de faculdade?

Um ditado antigo diz que temos dentro de nós dois cachorros,um bom e outro mau,e que devemos alimentar o bom para que coisas boas aconteçam em nossas vidas.

Sei que minha dúvida não se encaixa perfeitamente no ditado mas vou "acochambrar"__termo usado por um professor de matemática que tive no GINÁSIO,quando ele queria dizer que tínhamos que adaptar alguma coisa numa daquelas equações complicadas.

O sorriso volta aos meus lábios.Já fiz minha escolha.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 17/10/2021
Código do texto: T7365881
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.