RELEASE SOBRE OLINDA E SEUS PONTOS HISTÓRICOS I

Olinda é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Pertence à Região Metropolitana do Recife, a seis quilômetros da capital pernambucana.

Fundada em 1535, Olinda é a mais antiga das cidades brasileiras declaradas Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, e foi o segundo centro histórico do país a receber esse título, em 1982, depois de Ouro Preto. Apesar da perda de caráter de parte de seu casario histórico e da perda de vários exemplares da arquitetura setecentista com o ataque holandês, Olinda abriga dezenas de igrejas e conventos barrocos de inestimável valor histórico, e mantém seu traçado urbano colonial. É um lugar de grande importância na história do Brasil.

Olinda foi a cidade mais rica do Brasil Colônia entre o século 16 e as primeiras décadas do século 17, segundo escritores da época como Pero de Magalhães Gândavo, mesmo sendo referida como uma "pequena Lisboa", dada sua opulência apenas comparável ao da corte portuguesa. Foi desenvolvido em torno do antigo Castelo Duarte Coelho, primeiro forte brasileiro. Foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625 durante as invasões holandesas: Matias de Albuquerque foi nomeado governador geral, administrando a colônia a partir de Olinda.

A aldeia manteve-se próspera até a invasão holandesa da Capitania de Pernambuco, quando os holandeses, após retirar os materiais nobres das edificações para construir suas casas na capital Nova Holanda (Recife), incendiaram Olinda. Com o fim da Insurreição Pernambucana, Olinda voltou a ser sede da capitania, mas sem a influência do passado, o que gerou conflitos como a Guerra dos mascates. Em meados do século XIX, a cidade deixou de ser a capital pernambucana. Em 2006, Olinda foi eleita a primeira Capital Brasileira da Cultura, após disputar as cidades de Salvador e João Pessoa.

HISTÓRIA:

Por volta do ano 1000, os índios Tapuia que habitavam a região foram expulsos para o interior do continente com a chegada dos povos Tupi da Amazônia. No século 16, quando os primeiros europeus chegaram à região, ela foi ocupada pela tribo Tupi dos Caetés. Situada no atual estado de Pernambuco, é uma das mais antigas cidades brasileiras, tendo sido fundada (ainda como vila) em 1535 pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, o português Duarte Coelho. Duarte fez de tudo para o desenvolvimento da terra: fundou o primeiro engenho de açúcar, desenvolveu a agricultura e estabeleceu o cadastro.

A vila foi elevada à categoria de vila em 12 de março de 1537. Duarte Coelho mandou construir um prédio para o funcionamento da Câmara do Senado de Olinda, que foi doado em 1676 ao primeiro bispo de Olinda, Dom Estevam Brioso de Oliveira, que o converteu em palácio episcopal, ainda hoje bem preservado. Olinda foi sede da capitania de Pernambuco, mas foi incendiada pelos holandeses devido à sua localização. Segundo o conceito holandês de fortificação, Olinda tinha um perfil difícil de defender. Com isso, a sede foi transferida para Recife.

Em 1630, Olinda foi tomada pelos holandeses, que a incendiaram no ano seguinte; em 1654, os portugueses retomaram o poder e expulsaram os holandeses. Olinda voltou a ser a capital de Pernambuco, embora os governadores residissem em Recife. Por volta de 1800, com a fundação do Seminário Diocesano e, em 1828, do Curso de Direito, tornou-se uma vila de estudantes.

Em alguns aspectos, Olinda rivalizava com a metrópole portuguesa. Suas antigas casas tinham dobradiças de bronze, enquanto as igrejas, especialmente a Catedral, tinham dobradiças de prata e chaves fundidas em ouro nas portas principais.

Foi no Senado da Câmara de Olinda que, em 10 de novembro de 1710, o sargento-mor Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito pela independência nacional.

Os primeiros cursos de Direito no Brasil, instituídos pelo Decreto Imperial de 11 de agosto de 1827, foram solenemente inaugurados no Mosteiro de São Bento, em 15 de maio de 1828. Antes da transferência para Recife, os cursos de Direito eram realizados no prédio onde se encontrava atualmente está. se você encontrar a prefeitura. Em 1837, com a transferência do governo provincial para Recife, Olinda deixou de ser a capital de Pernambuco.

Em 1860, o astrônomo francês Emmanuel Liais descobriu, no Observatório do Alto da Sé, o primeiro cometa relatado a partir de observações na América Latina e o único descoberto no Brasil, que recebeu o nome de cometa Olinda.

O Centro Histórico de Olinda, também denominado Cidade Alta, abrange a área histórica do município brasileiro de Olinda, no estado de Pernambuco.

Quase um terço da área total do município está listado. A preservação deste patrimônio histórico teve início na década de 1930, quando os principais monumentos foram protegidos por lápide. A partir daí, várias ações foram realizadas com o objetivo de preservar todo o patrimônio histórico, cultural e arquitetônico que ainda existe no município. O local foi declarado Monumento Nacional pelo Congresso Nacional em 1980 e, em 1982, foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO.

Olinda foi a cidade mais rica do Brasil Colonial entre o século XVI e o início do século XVII segundo escritores da época como Pero de Magalhães Gandavo, sendo mesmo referida como uma "pequena Lisboa", dada a sua opulência apenas comparável à da Corte portuguesa. . Foi sede do Brasil colonial entre 1624 e 1625 por ocasião da primeira das invasões holandesas: Matias de Albuquerque foi nomeado governador-geral, administrando a colônia a partir de Olinda. A aldeia manteve-se próspera até a invasão holandesa da Capitania de Pernambuco, quando os holandeses, após retirar os materiais nobres das edificações para construir suas casas na capital Nova Holanda (Recife), incendiaram Olinda. Com o fim da Insurreição Pernambucana, Olinda voltou a ser a sede da capitania, mas sem a influência do passado, o que gerou conflitos como a Guerra dos Mascates. Em meados do século XIX, a cidade deixou de ser a capital pernambucana.

Apesar da perda de caráter de parte de seu casario histórico e da perda de vários exemplares da arquitetura setecentista com o ataque holandês, Olinda abriga dezenas de igrejas e conventos barrocos de inestimável valor histórico, e mantém seu traçado urbano colonial. É um lugar de grande importância na história do Brasil.

Fundada em 1535 por Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, em local elevado que favorecia a defesa da população e o controle da região, Olinda tornou-se capital de Pernambuco e principal centro econômico da Colônia do Brasil no século XVI. , enriquecido com a cana-de-açúcar. Em 1612, a vila centralizou a produção de todos os engenhos de açúcar de Pernambuco, e tal riqueza motivou a invasão dos holandeses em 1630. Um ano depois, por ser considerada mal localizada pelos invasores, a vila foi abandonada e queimada, e a capital foi transferida para Recife, antigo porto de Olinda.

Após a expulsão dos holandeses em 1654, Olinda começou a ser reconstruída. Quase nada restou das edificações originais, destacando-se a Igreja de São João entre as que escaparam do incêndio. No entanto, desenvolveu-se uma rivalidade intensa com Recife pela supremacia política. Os fazendeiros e a Igreja queriam que a capital voltasse à sua antiga sede, mas os mercadores preferiam Recife como capital porque tinha um porto. Vencendo as primeiras, Olinda voltou à condição de capital. Em 1676, a Diocese de Pernambuco foi ali erguida e a vila foi elevada ao status de cidade, passando os próximos cem anos envolvidos na reconstrução e tornando-se um importante centro cultural.

A Catedral da Sé de Olinda, a maior igreja do século 16 no Brasil.

Igreja do Carmo de Olinda, primeiro templo da Ordem dos Carmelitas nas Américas.

No século 18, com o declínio da economia açucareira, e diante da constante competição do Recife, cada vez mais próspero, a cidade mudou seu perfil, tornando-se um refúgio de aristocratas, religiosos, estudantes e pessoas em busca de suas praias para fins medicinais. banhos. Em 1827 Recife voltou a ser a capital. Ao longo do século XIX, é visível a estagnação da cidade, que mantém as mesmas dimensões do século anterior. Seu renascimento só ocorreu no século 20, quando seu potencial turístico começou a ser explorado.

A cidade tem um traçado irregular, influência medieval, adaptando-se organicamente às curvas do terreno. Os monumentos históricos destacam-se pela abundante vegetação tropical que sobrevive no tecido urbano. São numerosas as igrejas, muitas delas com rica ornamentação barroca no interior, e suas casas atestam a transformação dos hábitos da construção civil ao longo dos séculos, mas a integração harmoniosa com a paisagem foi preservada e ainda existem trechos expressivos com a antiga urbanização colonial do século XVIII, com as suas casas tradicionais portuguesas, com varandas de pedra ou madeira, fachadas contíguas e amplos quintais, adaptadas ao clima tropical do local.

Segundo uma descrição da UNESCO, que o declarou Patrimônio da Humanidade, “as qualidades únicas do Centro Histórico decorrem do equilíbrio preservado entre os edifícios, públicos ou privados, e os jardins organizados desde a divisão original dos lotes. uma cidade de vistas surpreendentes: uma das numerosas igrejas ou conventos barrocos, ou uma das muitas capelas na escadaria, aparecerá cada vez que viramos uma esquina. Os requintes elaborados da decoração das principais estruturas arquitetônicas contrastam com a simplicidade encantadora das casas pintadas com cores vivas ou das fachadas cobertas de azulejos ".

Entre os edifícios hoje existentes, destacam-se a antiga capela do Colégio Jesuíta, hoje Igreja da Graça, a Sé Catedral de Olinda, a Basílica e Mosteiro de São Bento, o Convento de São Francisco, a Igreja de Nossa Senhora das Neves, o Igreja do Carmo de Olinda, Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e antigo palácio episcopal, hoje Museu de Arte Sacra de Pernambuco. Nos últimos anos, a administração municipal, o IPHAN e o Programa Monumental têm realizado diversas obras de conservação, restauração e revitalização de estruturas e espaços, com a preocupação com a acessibilidade e circulação, a organização dos artesãos e comerciantes locais e o aproveitamento de vistas panorâmicas que pode ser apreciado do alto das colinas do centro histórico.

Muito do interesse que Olinda desperta vem de suas manifestações da cultura popular, conhecida pela cerâmica e talha artesanal, pelo carnaval e outras festas típicas da região, onde se dançam frevo e maracatu.

A Catedral de São Salvador do Mundo ou Catedral da Sé de Olinda é uma igreja católica localizada em Olinda, no estado de Pernambuco, sede da Arquidiocese de Olinda e Recife.

É a maior igreja do século 16 do Brasil, e a mais antiga de Olinda, fundada em 1540. Em Pernambuco, era precedida apenas pela Igreja dos Santos Cosme e Damião de Igarassu, a mais antiga igreja brasileira segundo o IPHAN.

Nos seus arredores estava o demolido Castelo Duarte Coelho.

A Basílica e o Mosteiro de São Bento constituem um importante complexo arquitetônico barroco localizado em Olinda, no estado de Pernambuco. Está localizado no local onde foi construído o primeiro mosteiro beneditino do Brasil, entre 1597 e 1599.

O conjunto é listado nacionalmente e, junto com grande parte do centro histórico da cidade, é também Patrimônio Mundial da UNESCO.

O Convento de São Francisco faz parte de um conjunto arquitetônico católico de excepcional importância, que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. Está localizada na cidade brasileira de Olinda, em Pernambuco.

É o convento franciscano mais antigo do Brasil.

A sua construção iniciou-se em 1585, com projeto de Frei Francisco dos Santos, mas foi parcialmente destruída pelos holandeses em 1631 e reconstruída no século XVII. Em frente ao convento existe uma cruz trabalhada em pedra de grés retirada dos recifes.

O claustro e a sacristia são famosos pelo conjunto de painéis de azulejos portugueses, com diferentes cenários. Na igreja, sacristia e capela, sobressaem a rica talha do forro, com caixotões contendo pinturas do século XVIII. O mosteiro também possui uma biblioteca com um precioso acervo de obras raras, e nela foi instalada a primeira biblioteca pública de Pernambuco.

O conjunto foi incluído na lista de monumentos do Centro Histórico de Olinda, tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

O Convento de São Francisco faz parte de um conjunto arquitetônico católico de excepcional importância, que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. Está localizada na cidade brasileira de Olinda, em Pernambuco.

É o convento franciscano mais antigo do Brasil.

A sua construção iniciou-se em 1585, com projecto de Frei Francisco dos Santos, mas foi parcialmente destruída pelos holandeses em 1631 e reconstruída no século XVII. Em frente ao convento existe uma cruz trabalhada em pedra de grés retirada dos recifes.

O claustro e a sacristia são famosos pelo conjunto de painéis de azulejos portugueses, com diferentes cenários. Na igreja, sacristia e capela, sobressaem a rica talha do forro, com caixotões contendo pinturas do século XVIII. O mosteiro também possui uma biblioteca com um precioso acervo de obras raras, e nela foi instalada a primeira biblioteca pública de Pernambuco.

O conjunto foi incluído na lista de monumentos do Centro Histórico de Olinda, tombada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

A Igreja Nossa Senhora do Carmo do Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda, popularmente conhecida como Igreja do Carmo de Olinda, é um templo católico na cidade de Olinda, Pernambuco, Brasil.

É o templo mais antigo da Ordem dos Carmelitas nas Américas.

A construção da Igreja de Nossa Senhora do Carmo no Antigo Convento de Santo Antônio do Carmo de Olinda teve início por volta de 1580, quando a Ordem dos Carmelitas se instalou em Olinda, nas ermidas de Santo Antônio e São Gonçalo. Quando a cidade foi destruída pelos holandeses em 1631, a igreja e o convento sofreram graves danos. A partir de 1654, com a expulsão dos invasores, os frades voltaram ao convento em ruínas e iniciaram a reconstrução. Em 1704, começaram as obras internas e a cruz foi erguida à sua frente. A torre do lado sul foi concluída em 1726.

O templo foi encerrado em 1820 com a transferência do padre anterior para Recife, o que levou ao abandono do convento. Outro grande golpe veio em meados do século 19, quando as fachadas leste e norte do convento ruíram, abrindo espaço para vândalos e saqueadores. Foi em 1897 que Frei Mariano do Monte Carmelo Gordon realizou obras de restauro na capela-mor e enviou um camarim com as suas arcadas, pilastras e abóbada. que devolveu à igreja seu traçado original, que segundo José Luiz Mota Menezes mostra a influência maneirista da escola de Vignola, mesclada com elementos barrocos.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é uma igreja católica localizada na cidade de Olinda, Pernambuco, Brasil. É a primeira igreja do país a pertencer a uma irmandade de negros.

As referências à existência da Irmandade dos Negros em Olinda datam de meados do século XVI, sendo a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos bem documentada a partir de 1627.

Em sua volta, foram realizadas congadas, na tentativa de resgatar festas religiosas africanas.

O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) é um museu brasileiro localizado em um prédio histórico em Olinda, no estado de Pernambuco.

O prédio que hoje abriga o Museu de Arte Sacra foi erguido no século XVII, no Alto da Sé, morro sobre o qual Duarte Coelho fundou a cidade, em 1535. Inicialmente serviu de Câmara de Câmara do Senado de Olinda. Com a chegada do primeiro Bispo de Pernambuco, Dom Estevão Brioso de Figueiredo, em 1676, que também aí se instalou, passou também a ser Palácio Episcopal, função que se tornaria exclusiva a partir de 1690.

No século XIX, o casarão passou por novas modificações, servindo de residência coletiva para quartéis religiosos, universitários e militares durante a Segunda Guerra Mundial, mas preserva duas torres originais e doze janelas com varandas de madeira no andar superior. Na sua fachada ainda se encontra o antigo brasão episcopal e uma placa da UNESCO que declara a cidade um Monumento à Humanidade.

O museu ocupa o local desde 1974, e em 1977 a FUNDARPE procedeu a novas obras de remodelação, reinstalando os azulejos portugueses na entrada do Museu.

Arquivo Municipal de Olinda

Localização: Rua de São Bento, 153 - Varadouro

Desde o Império, a Câmara de Olinda acumulava as funções do Poder Executivo e já possuía seu arquivo. Em 1975, foi criado o serviço de Arquivo Público Municipal, destinado à coleta e preservação de documentos em fase permanente. Em 1983 foi criado o Arquivo Público Antonino Guimarães na casa da antiga residência da família Coelho Leal, na Rua de São Bento 153.

O Patrimônio Documental de Olinda vai além da função local, para ser de interesse da comunidade científica e de organismos nacionais e internacionais. Seu acervo é basicamente de documentação acumulada e / ou produzida pelo Poder Executivo Municipal, com prazos que vão do final do século XVI ao final da década de 1970. A documentação está dividida em três grandes grupos: Textual, Cartográfica e Iconográfica. A coleção inclui obras raras do século XVII ao século XX.

Biblioteca Pública de Olinda

Localização: Av. Liberdade, s / n - Carmo.

Telefone: (81) 3305-1157

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Birdie / Pref. Olinda

Criada por Decreto Imperial em 07/12/1830, a Biblioteca Pública de Olinda foi inicialmente instalada no Convento de São Francisco, sendo a 1ª em Pernambuco e a 5ª no Brasil. Com a transferência da Faculdade de Direito de Olinda para Recife, o espaço ficou várias décadas sem funcionar, sendo restabelecido por meio da Lei nº 4329/1983. Em 1984, a casa da Avenida da Liberdade nº 100, no Carmo, foi desapropriada, tendo a sua restauração sido concluída em 1996. A casa onde se encontra a Biblioteca Pública de Olinda é um dos edifícios mais antigos da cidade. Foi retratado por Franz Post em uma pintura sobre Olinda, no século XVII.

tanque de água

Localização: Rua Bispo Coutinho, s / n - Alto da Sé.

Visitação: todos os dias das 14h às 17h.

Caixa D'Água e Elevador Panorâmico do Alto da Sé. Foto: Laila Santana / Pref. Olinda

Construída em 1934 com projeto do arquiteto Luís Nunes, a Caixa D'Água, no Alto da Sé, é um marco da arquitetura moderna brasileira. Neste projeto, pela primeira vez, foram utilizadas formas e modelagens arquitetônicas modernas, numa época em que o conceito de arquitetura estava sendo alterado.

O uso de palafitas, a forma pura da construção, o uso de uma fachada cega e uma fachada totalmente vazada com cobogós foram inspirados nos conceitos de Le Corbusier, e utilizados por Oscar Niemeyer nas edificações em Brasília. Na construção da Caixa D'Água, o combogó foi utilizado pela primeira vez no Brasil como elemento decorativo para ventilação e decoração.

O prédio passou por reformas recentemente, inaugurado em 24 de outubro de 2011. No prédio, de 20 metros de altura, foi instalado um elevador panorâmico e o local foi transformado em um mirante, que permite ao visitante uma visão de 360 graus para as duas irmãs cidades: Olinda e Recife. O espaço interior foi requalificado para exposições e outras atividades de apoio à visita turística.

Casa de João Fernandes Vieira

Localização: Rua de São Bento, s / n - Varadouro.

Na rua de São Bento, próximo ao complexo São Bento, fica o solar onde se acredita que o restaurador pernambucano João Fernandes Vieira, que se destacou na luta contra os holandeses, viveu e morreu.

CEMO (Centro de Educação Musical de Olinda)

Localização: Salgadinho - Complexo Viário Santa Tereza.

Telefone: (81) 3241.5065

O casarão do século 19 foi residência do Barão de Taca runa, Manoel Antônio dos Passos e Silva. Abandonado há vários anos, foi restaurado e atualmente abriga o Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO), uma escola municipal de música.

Coreto na Praça da Preguiça

Localização: Avenida Liberdade, s / n - Carmo.

O coreto de ferro fundido, de origem escocesa, fabricado pela Macfarlane Foundry em Glasgow, Escócia, adquirido por catálogo em 1914 pelo prefeito Arthur Hermann Lundgren, para a função de banheiro. Sua varanda de ferro é decorada com arabescos e encimada por uma espécie de coroa.

Farol de Olinda

Local: Amaro Branco.

Originalmente construído no Fortim Montenegro, o Farol de Olinda foi aceso pela primeira vez em 1872. Visível a 19 quilômetros de distância, o atual farol foi construído no Morro Sera Pião, e inaugurado em 7 de setembro de 1941. Por se destacar na paisagem desde Olinda, tornou-se um dos principais marcos da cidade.

Fortim de São Francisco (Fortim do Queijo)

Localização: Rua do Sol - Carmo.

As primeiras notícias do Forte ou Baluarte de São Francisco remontam ao século XVII. Devido ao seu pequeno tamanho, foi posteriormente denominado “Fortim do Queijo”. Até a década de 30 do século 18, o Fortim servia para proteger o litoral, quando estava abandonado. Passou por um processo de restauração entre 1973 e 1977, mantendo suas características atuais.

A construção assemelha-se a outras fortalezas coloniais, com arquitetura simples e rústica, de forma retangular e apresentando uma fortaleza ou forte não esquartejado. O acesso é feito através de uma rampa em pedra “head in black” com 10 m de comprimento. O Fortim de São Francisco possui ainda canhões sobre base de granito e duas guaritas, com beirado triplo, nas laterais da rampa de acesso.

Conjunto Maxambomb

Localização: Praça do Carmo, s / n - Carmo.

Em 1866, foi iniciada a utilização dos trens a vapor, conhecidos como maxambomba, ligando o bairro de Beberibe, via Encruzilhada, ao Carmo, em Olinda. Em 1871, foi construída uma oficina da Companhia de Trilhos Urbanos para manutenção de trens. Com a instalação de linhas de bonde elétrico, o complexo foi reformado, criando moradias e comércio.

Mercado Eufrásio Barbosa

Localização: Av. Joaquim Nabuco, s / n - Varadouro

Telefone: (81) 3429-3599

O prédio da antiga Fábrica de Doces Amorim Ltda. foi construída em 1894, no local onde existia a primeira Alfândega de Pernambuco, no Varadouro, que funcionou nos séculos XVII e XVIII. A fábrica funcionou até 1960 e foi desapropriada anos depois pela prefeitura. Possui planta retangular, em um único pavimento, em alvenaria de tijolos. A fachada principal apresenta vãos em arcos completos e frontão triangular. Embora o edifício original tenha recebido acréscimos, ele não foi desfigurado. Possui teatro e área para exposições e apresentações folclóricas.

Mercado da Ribeira

Local: Rua Bernardo Vieira de Melo, s / n - Ribeira

Construído no final do século XVII e início do século XVIII, o Mercado da Ribeira é uma construção característica do Brasil colonial, com a função de mercado abastecedor. Possui pavimento em mosaico e dois alpendres com pilastras. No Mercado da Ribeira existem várias galerias de artesanato, oficinas de entalhadores, gravuras e pinturas. Ele está localizado em frente às ruínas do Senado.

Observatório Astronômico

Localização: Rua Bispo Coutinho, s / n - Alto da Sé.

Visitação: terça a domingo, das 16h às 20h.

Grupos com mais de dez pessoas devem agendar visitas pelo telefone (81) 3183.5528.

Foi construído na década de 1880, no Alto da Sé, local propício para observações astronômicas. Durante várias décadas, serviu para observações e estudos de astronomia e, entre 1922 e 1960, funcionou como observatório meteorológico. Sua construção está relacionada às descobertas do astrônomo francês Emanuel Liais: a passagem de Vênus no disco solar e o cometa de Olinda, em 1860. Em estilo neoclássico, foi construída em alvenaria e tem formato cilíndrico. Restaurado na década de 2000, recebeu uma cúpula que permite a instalação de telescópios.

Palácio dos Governadores

Localização: Rua de São Bento, 123 - Varadouro.

Foto: Birdie / Pref. Olinda

O antigo Paço dos Governadores Gerais do Brasil foi construído no século 17, após a Restauração de Pernambuco, de onde o país foi governado três vezes. Em 1824, ele recebeu a Assembleia Constituinte e Legislativa da Confederação do Equador. Foi modificado e ampliado no final do século XIX, recebendo um aspecto neoclássico em sua fachada. Possui piso em ipê, escada original em cedro e piso frio. Atualmente é a sede do Município de Olinda.

Ruínas do Senado

Localização: Rua Bernardo Vieira de Melo, s / n - Ribeira.

De construção anterior a 1693, o edifício caiu em ruínas e ruiu com a transferência da Câmara Municipal de Olinda para instalações no Varadouro, no final do século XIX. No Prédio do Senado da Câmara Municipal de Olinda, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito a favor da República no Brasil, em 1710. Resta um pedaço da parede externa da fachada do antigo Prédio do Senado, mostrando o grosso espessura da parede onde está fixada uma placa relatando o primeiro grito da República no Brasil.

Moradia mourisca na Rua do Amparo

Localização: Rua do Amparo, 28.

Antiga residência do início do século XVII, manteve suas características originais intactas. Possui sacada de madeira com muxarabis de influência árabe, apoiada em cachorros de pedra e portas de madeira com verga e batente reto de pedra.

A construção é uma das obras mais típicas do século 18 existentes em Pernambuco. Sobreviveu à onda de descaracterização, provocada pela chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. A arquitetura do prédio possui vários elementos característicos da influência árabe.

Durante as obras de restauro, foram encontrados tijolos de 24 kg, de dimensões originais. Toda a originalidade da obra foi preservada. No rés-do-chão existem duas portas de verga e batentes rectos, ambas em pedra. No piso superior, portais semelhantes aos do piso térreo. O balcão é em muxarabi, apoiado em cachorros de pedra.

Moradia Mourisca na Praça de São Pedro

Localização: Praça Conselheiro João Alfredo, 7.

Com belos balcões de losango e treliça de madeira, além do muxarabi, esta casa mourisca é um raro exemplar da arquitetura árabe no Brasil. Em 1859, recebe o imperador D. Pedro II e a imperatriz Tereza Cristina, em viagem ao Nordeste.

MAC (Museu de Arte Contemporânea)

Localização: Rua 13 de Maio, s / n.

Telefone: (81) 3184.3153

Foto: Birdie / Pref. Olinda

O edifício data de 1765 e foi construído para servir de Aljube ou Cadeia Eclesiástica dos castigos da Inquisição. Em frente, foi construída a Capela de São Pedro Advíncula. O complexo do Aljube e Capela foi restaurado e tombado em 1966 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Nele se instalou o Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC), que reúne um acervo de mais de 4.000 obras das mais variadas técnicas, épocas e estilos, do academicismo francês à contemporaneidade, e reúne obras de grandes nomes como Portinari, Cícero Dias, Eliseu Visconti, Djanira, Telles Junior, Wellington Virgulino, Di Cavalcanti, João Câmara, Guinard, Adolph Gottielib, Burle Max, Francisco Brennand, entre outros.

Visitação: terça a domingo, das 9h às 17h.

Ingressos: R $ 2,50 (aluno) e R $ 5 (normal).

Aluno de escola municipal ou estadual com visita não remunerada.

Escola particular regular paga R $ 2 por pessoa.

Idosos com mais de 65 anos não pagam.

MASPE (Museu de Arte Sacra de Pernambuco)

Localização: Rua Bispo Coutinho, 726 - Alto da Sé.

Telefone: (81) 3184.3154

Inaugurado em 1977, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) está instalado no antigo Palácio Episcopal de Olinda, construído sobre as primeiras instalações da primeira Câmara e Prisão. No século XIX, o casarão passou por novas modificações, servindo como resistência coletiva de quartéis religiosos, universitários e militares durante a Segunda Guerra Mundial.

Em sua fachada, é possível ver o antigo brasão episcopal e uma placa da Unesco que declara Olinda, Monumento Histórico da Humanidade. O acervo fixo do MASPE começou a ser construído a partir de cem peças doadas pela Arquidiocese de Olinda e Recife. Hoje, é composto por imagens eruditas antigas, policromadas e douradas, do século XVI, bem como pinturas e arte sacra popular e objetos de culto em igrejas.

Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 16h / sábado e domingo, das 10h às 14h.

Museu Mamulengo

Localização: Rua de São Bento, 344.

Telefone: (81) 3493. 2753

Fundado a 14/12/1994, o Museu Mamulengo reúne um acervo de mais de 1200 peças da autoria dos mestres mamulengo eirós, representativas de figuras populares do quotidiano rural ou urbano, com alguns bonecos do século XVIII. É o primeiro museu dedicado a fantoches populares da América Latina.

Visitação: terça a sexta-feira, das 10h às 17h.

Ingressos: R $ 1,00 (aluno) e R $ 2,00 (normal).

Museu Regional de Olinda

Localização: Rua do Amparo, 128 - Amparo

A antiga residência do Bispo de Olinda foi construída no século XVIII e mantém as características originais. O Museu Regional de Olinda foi fundado em 1935, em comemoração aos 400 anos da chegada de Duarte Coelho a Pernambuco, pelo então diretor da Biblioteca e Museu do Estado José Maria Albuquerque Melo.

Seu acervo inclui peças como móveis, imagens, painéis, peças de grande valor histórico, como o escudo do Senado da Câmara de Olinda e peças de arte sacra, incluindo um altar que pertencia à antiga Catedral de Olinda, antes a sua renovação em 1711. Ao todo, são 217 peças expostas ao longo dos corredores do edifício onde funciona.

Visitação: terça a sexta-feira, das 9h às 17h. / Sábado e Domingo, das 13h às 17h.

Ingresso: R $ 1 / Atendimento especial para escolas regulares

Moduladas com pedra e alvenaria, as Bicas foram construídas com o propósito de suprir a falta de água na Vila de Olinda.

Bico de São Pedro

Localização: Rua Henrique Dias, Varadouro.

Construída no século XVI, a Bica de São Pedro é a que tem maior caudal de água. Segundo uma lenda popular, suas águas vinham de uma encosta que ficava sob o altar-mor da Igreja Matriz de São Pedro Mártir. Conhecida inicialmente como Fontainha, suas águas ainda atendem a população de Olinda.

Bico de rosário

Local: Largo do Rosário, Bon sucesso.

Mencionada no foral de Olinda em 1537, a Bica do Rosário é talvez o único vestígio do Val de Fontes, ribeiro existente no século XVI. Primavera fecunda, com o seu belo frontispício adornado por paredes com jarras de pedra, a Bica tem na base o brasão secular da cidade. Importante peça colonial, possui uma escadaria totalmente pavimentada com pedras.

Bica Quatro Cantos

Local: Rua dos Quatro Cantos, Amparo.

Segundo registros históricos, a Bica dos Quatro Cantos foi construída em 1602. Também chamada de Fonte da Tabatinga, foi destruída e posteriormente recuperada.

Por: Roberto Barros