O primeiro cruzeiro de Verônica e sua última aposta no turfe

Estava pago para outubro, mês das férias de Albuquerque, o tão sonhado cruzeiro pela Europa. Uma promessa dele desde o começo da relação, isso há 12 anos, quando ela chegou do nordeste em busca da fama como modelo.

O conheceu em um domingo quando resolveu visitar o Jockey Club, um lugar de gente bonita e rica, todavia sem fazer nenhuma aposta. Não sabia como funcionava, só esbanjava charme.

- Essa égua Esperanza ainda vai me falir, disse um senhor de meia idade ao seu lado. - Não sei o que vi nela... Talvez o nome. É a terceira vez que aposto nela esse ano, mas não passe do quarto lugar... E a conversa prosperou ao ponto de marcarem encontro no mesmo lugar para a quinzena seguinte. Ele lhe ensinaria como apostar.

Verônica, sem nada para fazer durante o dia, resolveu ir aos treinos e conheceu o animal. Ganhou confiança e a simpatia do treinador que lhe confidenciou: - Esperanza ainda vai ganhar um GP, Verônica. Acredite.

Mas a Operação Lava Jato prendeu Albuquerque. Ele bem que desconfiava, pois deixou nas mãos da amante uma boa quantia em dólares. Meses depois ela tomou conhecimento através de um advogado que o pequeno mas aconchegante apartamento onde residia, futuramente seu, teria que ser desocupado. Nunca fora de Albuquerque. Pertencia a um sobrinho. Verônica não gostou do que ficou sabendo.

E no GP da Independência, Verônica apostou 1/5 daqueles dólares na dupla Esperanza (em 1°) e Vitória (em 2°) - modalidade Exata. E acertou. A escolha em Vitória foi intuição. E o cruzeiro aconteceu sem Albuquerque. Uma experiência que não gostou. Muito enjoo, gente arrogante e ninguém com quem conversar.

Em terra firme, na Itália, conheceu o guia turístico Josué, brasileiro, nordestino. Foi empatia no primeiro olhar. Foram quatro dias juntos e cada um contou sua história. Verônica revelou como conseguiu seus primeiros Cruzeiros (usava esse termo) - e o cruzeiro do enjoo. O sonho de Josué? Comprar dois barcos pesqueiros e alugar para turistas. Um empreendimento lucrativo. Na quinta noite Verônica abriu o jogo.

- Stop com turfe. Stop cruzeiro$. Stop model. Stop Brasil. Vamos comprar quatro barcos pesqueiros. Dois terão os nomes de ‘Esperança e Vitória’. Aos outros dois você dará os nomes.