3 BIFES

Amigos desde o tempo da faculdade, João (o empreiteiro), Francisco (fiscal da prefeitura) e Joaquim (engenheiro responsável pela obra) estavam desde cedo envolvidos na discussão sobre os problemas estruturais e só se deram conta de que passava das 14h quando o mestre da obra perguntou se eles não iriam almoçar.

Por indicação do mesmo, foram para o Restaurante da Vila que, a bem da verdade era uma bodega acanhada na esquina da avenida movimentada com a bucólica rua sem calçamento.

Recebidos na porta por dona Suzana, proprietária, que muito preocupada em servir bem aos ilustres clientes, apressou-se em esclarecer que devido ao adiantado da hora havia pouca variedade, mas como os engenheiros afirmaram que qualquer coisa serviria, prestimosamente ela colocou sobre a mesa o trivial feijão, arroz, farofa de ovos, salada verde e bife de caçarola.

João rapidamente preparou o seu prato e se serviu do maior dos três bifes e, antes mesmo que começasse a comer, os outros dois reclamaram que não era de bom tom a pessoa reservar para si a maior parte.

João com a maior calma do mundo perguntou a Francisco qual dos bifes ele escolheria: - o menor, claro.

E você Joaquim? - sem dúvida o menor.

Ora! Então vocês não têm do que reclamar, porque de qualquer forma o maior ficaria para mim...