Toninho dando uma de Joãozinho...

Dividido entre a bola, a condução do caminhão de areia do pai, e os livros - nesta rigorosa ordem - o Toninho andou levando uns paus na vida escolar, mas foi ficando cada vez mais certo e esperto na ministração do bullying, junto às sucessivas turmas que vinham a cada novo ano letivo compondo sua quase estacionária classe.

E nesse universo das caçoadas, conhecidas mais apropriadamente como Capadócia, graças à doutrina implantada por Romulus Augustus, convertido de Imperator Romanorum a Pachá da Capadócia, Toninho especializou-se na vasta ramagem da criação de apelidos, apodos, vulgos, aliases, alcunhas, epítetos, antonomásias et coetera…

Numa bela manhã, durante a aula de Biologia, em que um novo Professor estreava, ele que por acaso seria logo também nomeado Diretor do Colégio Estadual Monsenhor Arthur de Oliveira, o inefável Toninho Leite Valério não esperou o alvo líquido derramar: cutucou o colega Marco Aurélio, que se sentava no banco da frente e lhe segredou:

- Marco, cê sabia que o apelido do Geraldo Gonçalo é Torresmo...? Se quiser conhecer a sua reação, dê nele uma chamada...

ele fica doidinho...

E Marco pra não perder a desapiadada piada e marcar sua posição no esprit de corps da turma, não pensou duas vezes: soltou um Ô Torresmo! Olha prá, cá ô Torresmo...!

A turma toda, inclusive o GG, pegos de surpresa, ficou ainda mais aturdida quando o novo lente, impecável no trajar, virou-se do quadro verde para a turma e indagou de forma inquisitorialmente grave:

- Quem gritou Torresmo aí?

Todos os olhares se voltaram para o Marco Aurélio...que já tremia feito vara verde...e de cuja cor se destoavam tão somente os seus olhos azuis...

E o Professor Diretor fulminou:

- Olhem, o Torresmo sou eu, não vou pretender que não o sou. E esse apodo teve origem nesta mesma sala, há coisa de duas décadas, mas agora acabou, pronto, e ninguém fala mais em Torresmo...não é mesmo...ou estou falando a esmo...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 11/02/2022
Código do texto: T7449844
Classificação de conteúdo: seguro