O Batismo Memorável dos Irmãos "01", "02", "03" e "04"

Hoje pela manhã encontrei num hortifrutti aqui do bairro, um velho conhecido; o 'Bill', um sujeito 'boa praça' que durante muitos anos foi porteiro e zelador do prédio em que mora a minha Vó Tininha, aqui em Copacabana...

Conversa vai, conversa vem e ele me perguntou seu eu tinha notícias do "02", como era conhecido aquele que o havia substituído no seu antigo trabalho e que era um primo seu, mas antes que eu pudesse dizer alguma coisa, súbitamente ele caiu na gargalhada...

E como ele viu que eu simplesmente não estava entendo nada, ele me disse que estava rindo por ter lembrado de um caso que aconteceu esse seu primo; o pai do tal "02", que ainda era muito jovem quando se casou e foi morar lá no interior do Ceará e que quase morreu de susto quando a sua esposa engravidou e 'pariu quatro meninos', coisa que nunca se tinha ouvido falar que já tivesse acontecido por lá, tanto que o seu pai acabou até chamando o padre do lugar para lhes ensinar como é que eles iam poder lidar com aquela situação...

E o maior problema que eles levaram para o padre foi que aqueles quatro meninos tinham nascido ' a cara de um, focinho do outro', e por isso eles não iam sabiam dizer 'quem era quem' na hora do batizado, que naqueles tempos costumava ser realizado poucos dias depois do nascimento da criança, sendo que então o padre teria lhe dito, que para facilitar a indentificação dos meninos ele ia mandar o irmão do seu sacristão, que era tatuador, tatuar um pequenino número na parte debaixo do dedão do pé direito de cada um, que seria de um a quatro, dizendo que já ia deixar com eles uma folha de papel contendo ao lado de cada número o nome de cada um dos meninos que fosse escolhido pelo casal, o que facilitaria a identificação deles; e assim foi feito...

Só que simplesmente 'deu ruim' na hora em que eles estavam sendo batizados, porque com a igreja superlotada com tanta gente curiosa querendo ver os quadrigêmeos, estando o pai e a mãe orgulhosos, cada um com um menino em cada braço, quando o padre lhes perguntou o nome de cada um dos meninos eles simplesmente ficaram com 'cara de besta' sem saber o que responder... Foi então que mãe lhe disse: "Olha padre; assim tão arrumadinhos como eles estão agora, fica ainda mais difícil a gente saber 'quem é quem'..."

E o padre então cochichou no ouvido do pai dos meninos, já que estava mais próximo dele: "Vou mandar o sacristão tirar o sapatinho do pé direito deles, então é só vocês darem uma olhadinha no papelzinho..."

Então o pai, muito envergonhado respondeu: "Não vai adiantar nada, padre; a gente não sabe ler..."

E o padre não sabia se ria, ou se chorava...

Mas no final das contas acabou dando tudo certo, porque o padre olhou o tal 'papelzinho' e conseguiu batizar os meninos, que assim como os filhos do nosso'MITO' também eram chamados de "01", "02", "03" e "04", sendo que ao contrário dos seus pais, eles cresceram e estudaram o suficiente para não serem analfabetos como eles...