Cair do Cavalo

"Cair do cavalo é uma expressão popular que significa se dar mal em alguma atividade, quando se tinha certeza de bons resultados.

A expressão cair do cavalo pode ser usada como sinônimo de frustrar-se, decepcionar-se."

Sim verdade, mas comigo aconteceu, não no sentido propriamente dito segundo o ditado popular.

Aconteceu o seguinte: era manhã de um belo dia de início de fevereiro do ano de 1958... eu na minha inocência brincava baixo da árvore na frente da casa quando percebi papai saindo no alpendre agitado e pedindo que fosse a frente correndo até a fazenda chamar vovó e que depois ele ia pegar o cavalo para ir buscar a parteira lá nos Maias. Assim pequei o atalho meio a vegetação verdejante quase cobrindo a trilha e ainda podia sentir a umidade do orvalho.

Encontrei vovó em seus afazeres lá no monjolo e relatei o que estava ocorrendo

Sem dizer nada tirou seu avental e disse vamos menino de e saiu às pressas e deixando me para traz.

Antes da curva da estrada encontrei papai que já no cavalo subindo para pegar o atalho vendo disse me:

- vem aqui ... e pegou me pelos braços e num lance só me jogou na garupa do cavalo e tocou a frente.

Porém ao subir o atalho meio ao capim ainda úmido de acabei escorregando mar caindo pela traseira do cavalo.

Sorte não ter me machucado, papai rapidamente me acudiu e seguiu apressado deixando na frente de casa onde vovó já estava a cuidar de mamãe que estava sentindo as dores do parto até que papai retornasse trazendo, na garupa, a parteira.

Vovó pediu para eu ficar brincando lá na árvore esperando papai. Não demoreou muito pude ouvir os tropessos da cavalo trazendo a tão esperada parteira e com a ajuda de vovó trouxe as vida minha irmã Bernardete.

Mas o fato é que "cair do cavalo" eu caí, mas por afobação do cavalo que foi pressionado a correr e acabou sem querer me derrubando.

Portanto:

"eu, realmente cai do cavalo"!

Príncipe Estelar

® Adauto Neves