Você se sente obsoleto?

Aperto o interruptor e a lâmpada não acende.Simples assim.Subo numa cadeira,abro a grade protetora da luminária e pego a peça de vidro e metal nas mãos.Queimada!

Minutos depois estou à caminho da loja de ferragens.Levo a lâmpada para não comprar errado.

Ao entrar no pequeno comércio,vejo o filho do dono,que já passou dos quarenta,sentado num banquinho de madeira escura mexendo no seu smartphone.

Li numa revista que a invenção do smartphone e o domínio do fogo tiveram impactos semelhantes na humanidade .O encanto nos olhos do homem ao manipular o pequeno objeto comprova a teoria .

____Quero uma igual.__ mostro a lâmpada para ele,que demonstra relutância em desviar o olhar da tela colorida.

Ao bater os olhos na peça alongada e fina,ele dá uma risada de superioridade e fala.

___Você comprou essa lâmpada aqui?

___Sim.___ respondo,estranhando aquela empáfia.

___já faz um tempo que não vendemos dessas fluorescentes.

Faço um esforço para lembrar mais ou menos quando comprei a danada.O máximo que consigo resgatar da memória é que comprei do pai dele.

___Hoje se usa desse tipo.___ele puxa uma embalagem comprida e fina de dentro de uma prateleira perto de nós e me dá___É de led.

Ao examinar o produto,constato que é feito de um tipo de plástico,e mais leve do que a antiga.

___É mais econômica e tem maior intensidade luminosa.Só é preciso tirar antes o reator onde a fluorescente encaixa para colocar.___acrescenta ele,com os olhos ávidos pelo celular.

Compro a bendita lâmpada e deixo a antiga lá.Ao sair da loja,tenho a sensação de estar abandonando uma fiel companheira.O filhinho do papai está de novo hipnotizado pelo novo fogo dos deuses.

Ao chegar no escritório ligo para o seu José,um espécie de faz tudo,para ele vir tirar o reator e instalar a nova dona do pedaço.Por sorte,ele se encontra nas redondezas e poderá vir em poucos minutos.

Enquanto aguardo sua chegada,meus pensamentos disparam.Como é facil ficar obsoleto hoje em dia!Penso em algumas profissões que correm,digamos,risco de extinção:Trocadores de ônibus,fotógrafos,bóias frias

que trabalham em colheitas,funcionários de banco,operadores de telemarketing,motoristas ,frentistas,arquitetos,funcionários da indústria do cinema,agentes de viagem,professores...Todos ameaçados por máquinas e pela inteligência artificial.

E não são apenas pessoas que ficam obsoletas;que o digam relógios de pulso, pagers,aparelhos de fax,monitores de PC,aparelhos de som,de DVD,máquinas fotográficas,motos,carros, telefones fixos...A lista é infindável.

Até onde iremos chegar nesse processo?Será que algum dia alcançaremos um estágio em que não poderemos mais avançar e tudo ficará

estagnado?

Li também que há indicios de que os macacos estão evoluindo,e estariam prestes a entrar na idade da pedra deles.De alguma forma,isso me conforta.Se a humanidade afundar na imobilidade ou desaparecer numa pandemia ou guerra,passaremos o bastão para nossos primos símios .

A campainha toca.SeuJosé chega,esbaforido e suado.O homem de estatura baixa e de sessenta e poucos anos realiza o serviço em pouco tempo.

A nova lâmpada realmente é mais potente__ponto para o filhinho do papai.__Viva a modernidade!

Pago o serviço e me despeço de seu José,que sai tão esbaforido e suado como quando chegou.Ao vê-lo pegar o elevador,tento adivinhar se ele se sente obsoleto nesse mundão de Deus,ou simplesmente não pensa nisso e vai levando a vida,"day by day".Não consigo.

Por fim,penso na obsolência afetiva,quando deixamos de ser importantes para as pessoas das quais gostamos.

Logo depois abandono essa preocupação por um motivo simples:Diferente do que acontece nas questões tecnológicas,regidas por circunstâncias fora do nosso alcance;nos assuntos do coração,mesmo sendo esse um território movediço,sempre temos a opção de,por conta própria,nos atualizarmos emocionalmente.

arqueiro
Enviado por arqueiro em 24/04/2022
Código do texto: T7502061
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.