PASTOR JOÃO E O CALDO DE CANA "BATIZADO"

JOEL MARINHO 

Pastor João era um daqueles homens que causava inveja em qualquer ser humano. Em sua longa jornada de vida beirando aos sessenta e cinco anos nenhuma mácula em seu passado e presente que desbonasse-o por qualquer que fosse o motivo.

Homem sério e pontual tanto em palavras quanto em ação, pai de quatro filhos e avô de três netos já tinha quarenta e três anos de casado e sua senhora só tinha elogios. Era sem dúvida um exemplo de ser humano.

Nunca bebera nem para experimentar. Em sua vida toda jamais teve qualquer tipo de vício. Em seus negócios em nenhuma hipótese ele cometera um deslize sequer no sentido de enganar ou ludibriar alguém, era de fato muito correto.

Na vida de pregador era muito feliz com sua oratória e todos os que por acaso assistissem uma pregação sua por mais que não fosse religioso sairia de alma leve da igreja, assim ele foi conquistando seus fiéis pela calma que passava e da forma como atendia a todas as pessoas as quais o procurassem, calmamente ele aconselhava um a um seja qual fosse o problema, era gentleman.

Pois bem, mas como todo ser humano que é falho e comete erro até mesmo os mais corretos e com o pastor João não foi diferente.

Certo dia ele saiu para um serviço de pregação longe da cidade e ao chegar naquela localidade estava com muita fome, porém como ali era simples e com poucos recursos de alimentação só havia uma garapa (caldo de cana) muito consumido na região. Logo o ofereceram e ele não se fez de rogado, encheu um vasilhame, jogou farinha dentro e mandou ver. Aquele gosto meio azedo não o fez recuar afinal que mal tem tomar um caldo de cana, na é?

Acontece que aquele caldo estava digamos, pouco passado, ou seja, já passava pelo processo de fermentação.

Comeu aquilo tudo alegremente, sentou depois debaixo de uma enorme mangueira para jogar conversa fora, como diziam por ali.

Passado cerca de meia hora pastor João começou a sentir algo estranho a qual jamais experimentara, a cabeça meio tonta, tudo rodando e uma louca sensação de querer dançar, algo qie tambem nunca fizera. Calmo como era tentou se comportar, porém já começou a falar atrapalhado e rir muito.

Perguntou aos irmãos e irmãs se ali não tinha um som, logo trouxeram a caixa que tinha na igreja e colocaram uns hinos bem suaves, porém o pastor João começou a falar alto, na verdade já gritando: aumenta o volume dessa porra, cambada, quero ouvir música do "mundo".

Todo mundo ficou abismado com aquela alteração, mas como ele era o pastor logo os irmãos começaram a dançar também.

Pastor João agarrou uma "irmãzinha", dançava, cantava e gritava: hoje a festa é nossa e não se preocupem, é tudo em nome do Senhor.

Do meio para o fim quando o álcool já havia dominado aquele cérebro mais limpo que água cristalina até o presente momento, João subiu a mesa e aos gritos fez um show a parte como se fosse um striper profissional para o delírio da "irmanzada".

Em cima da mesa tirando a camisa e calça ele gritava: "bora se divertir, carai, quero todo mundo dançando nessa porra"!

Como sempre em todos os lugares com essa tal tecnologia há um "espírito de porco" com um celular na mão para filmar e depois espalhar nas redes sociais a besteira feita pelos outros ali tinha um desses irmãosque merece uma surra de gato morto até o gato miá. Até hoje não se sabe quem filmou, porém isso tomou uma proporção sem tamanho, inclusive foi destaque em todos os jornais e blogs, o porre do pastor João.

No dia seguinte ao acordar do porre e saber de toda aquela presepada o pobre João desapareceu no mundo, inclusive nunca mais voltou para casa.

Alguns dizem que ele virou mendigo e vive em alguma esquina dessas por aí de barba grande e com um capuz sempre para não ser reconhecido, os mais crentes de suas virtudes dizem que ele foi arrebado por Deus e que aquele acontecimento foi obra do demônio para acabar com a vida de um homem santo, por isso o próprio Deus o arrebatou, em último tem algumas pessoas que acreditam ter o pobre João se encantado e vive por aí aparecendo apenas para os escolhidos. O certo mesmo é que ele desapareceu dali.

E aqui deixo um recado: cuidado ao tomar caldo de cana se tiver fermentado ele pode te levar em uma "viagem" sem volta. Antes de tomar observe se ele não está "batizado" para não sofrer as consequências as quais sofreu o coitado do pastor João.