O homem que morreu duas vezes

João vinha da roça depois de um dia exausto na lavoura, junto com os amigos pensando em tirar a poeira e descansar depois da sua janta.

O dia transcorreu quente como sempre naquelas terras com o sol castigando o corpo, raios vivos no frondoso Salgueiro.

No caminho João sentiu-se e mal desmaiou naquele mal súbito, fora socorrido para a cidade, o médico prontamente disse, foi coração, tentamos reanimá-lo, mas não conseguimos.

Ele fora enterrado no cemitério da cidade, todos extasiados sem acreditar no acontecido.

Deixara esposa, dois filhos e um irmão longe de casa.

O descanso que veio depois do trabalho árduo foi o definitivo.

Passaram-se dois anos, o irmão veio para retirar o corpo junto com a família, os restos mortais que ficaram seriam colocados em um ossuário.

Muita foi a surpresa para todos quando aberto o caixão parte do corpo que era de João estava em outra posição.

Absortos chamaram o novo médico já que o Doutor Manuel que atestara a sua morte havia sido transferido, ele disse que poderia se tratar de uma doença que deixa os músculos rígidos e que a pessoa sem sentidos parece morta e que poderia haver a possibilidade de ter acontecido isto, por sua vez José lembrou-se de um episódio na infância do irmão no qual ficou desacordado por pouco tempo.

Depois da retirada do corpo, a família claro mais aflita, começou a debater o fato de que, se houvessem atinado ou soubessem da informação do médico, o desfecho seria outro. Parece como se a tristeza aumentara depois de dois anos, outro velório.

Sabemos hoje que João sofrera de Catalepsia Patológica que é “uma doença rara em que os membros se tornam rígidos”, mas não há contrações, embora os músculos se apresentem mais ou menos rijos (duros). A pessoa fica o tempo todo consciente e quem passa por ela pode ficar horas nesta situação. A catalepsia patológica ocorre em determinadas doenças nervosas”

Ao ser sepultado João estava em estado cataléptico, fechado e sem ar veio a óbito, ou seja, foi enterrado vivo, morreu depois, morreu duas vezes para a família.

Hoje o sol do árido não castiga mais o corpo do falecido João, o salgueiro se inclina depois da sua morte, todos se resignam a sua perda e a falta de conhecimento.

Luis Eduardo Garcia Aguiar
Enviado por Luis Eduardo Garcia Aguiar em 04/01/2023
Reeditado em 04/01/2023
Código do texto: T7686760
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.