FOI NUMA ROÇA (Antigamente)

Antigamente, durante um trabalho numa roça do sertão, o filho adolescente observando o seu pai, que mascava continuamente um pedacinho de fumo de rolo do pedaço que ele trazia no bolso da calça, sentiu vontade de também mascar fumo. E, portanto, arquitetou um plano ousado, e fingindo ter sido picado por um escorpião, pediu ao pai um pedaço de fumo, isto é, uma masca para mascar rápido, e imediatamente colocar sobre o ferimento causado pelo ferrão do aracnídeo.

Naquela época, pois, no interior sertanejo acreditava-se que o sumo do fumo mascado servia como anestésico e para a cura de ferroada de escorpião, neutralizando o veneno perigoso daquele bicho peçonhento.

Para desânimo e frustração do filho, que estava mentindo, o pai, aflito e preocupado, tirou imediatamente de sua própria boca a suculenta masca de fumo já mastigada há horas, e com ela na mão, insistentemente perguntava ao filho onde era o local do ferimento, para, então, ele pôr o “remédio” sobre o local afetado pela ferroada.

Picos-PI

Reedição

Edimar Luz
Enviado por Edimar Luz em 20/01/2023
Reeditado em 21/01/2023
Código do texto: T7700206
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.