Temos Fome

Janaína estava na cozinha da casa varrendo. Todos os outros cômodos, uma sala, um quarto e um banheiro, esse com a necessidade de ser lavado, encontravam-se já arrumados.

Quando ia guardando a vassoura, entraram seus dois filhos: João de 3 anos e José de 8, além de sua filha Maria de 11 anos.

Eles queriam comida, o café da manhã, meio pacote de fubá com o qual fez meio cuscuz, não os tinha deixados satisfeitos.

Numa Tv antiga, viram o tempo passar e chegar a hora do almoço, sem mesmo saberem o que tinham para comer.

Janaína vendo os rostinhos tristes dos seus filhos, pegou o celular e gravou o armário e a geladeira. No armário, tinha apenas o meio pacote de fubá que sobrara do café.

Na geladeira, apenas uma panela com algumas salsichas cozidas.

Depois de gravar, Janaína chamou Maria.

- Tome conta dos seus irmãos mais novos. Vou no mercado.

- Tudo bem mamãe. A senhora vai trazer comida? - Maria aparentava uma leve expectativa

- Sim. João, José... venham aqui.

João, José se aproximaram. Janaína então os abraçou junto com Maria, saindo em seguida.

No portão de sua casa, Janaína conferiu o vídeo no celular, como estava tudo correto, partiu para o mercado.

Faltavam alguns passos para chegar ao estabelecimento comercial, mas já podia ver que o movimento encontrava-se fraco.

Quando se aproximou do balcão, quem a recebeu foi a dona. Janaína não pensou duas vezes e mostrou o vídeo que fez na casa com seus filhos.

- Temos fome. Pode nos dar um pouco de alimento ou algum serviço para comprá-los?

- Não vou ajudar. Saia daqui.

Não encontrando alternativas, Janaína ia se retirando. Até que apareceu o Sr. Miguel.

- O que estar acontecendo?

- Eu e meus filhos estamos passando fome. Vim pedi alimentos ou um serviço onde possa pagar por eles. Mas sua esposa disse que não ajudaria. Que saísse. - uma esperança iluminava o rosto de Janaína

- Esqueça o que ela disse. Aguarde um pouco.

O Sr. Miguel retirou-se e retornou com uma sacola. Essa tinha um número considerável de alimentos.

- Tome. Leve para você e seus filhos. - um leve sorriso encobria a face do Sr. Miguel

- Muito obrigado Sr. Miguel. - aquela sacola aliviaria a fome que a família de Janaína passava por um bom tempo

- Precisamos de uma diarista para dois dias na semana. Estaria disposta?

- Claro que sim. Quando começo? - aquela proposta mudaria por completo a situação de Janaína

- Amanhã mesmo. Agora vá alimentar seus filhos.

Com a sacola em mãos e com a possibilidade de ter como sustentar, mesmo que com o mínimo os seus, Janaína foi para casa.

- Mamãe! Mamãe! - gritava Maria ao vê Janaína abri a porta.

- Meus filhos, Deus nos abençoou. Tenho com o que pagar nossos alimentos.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 04/02/2023
Reeditado em 04/02/2023
Código do texto: T7711626
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.