O Pé de Laranja sem Adubo

Uma bela manhã, Cléo, acordou, se levantou e foi ver o pé de laranja no quintal. Percebeu que ele estava todo florido.

Então foi no tanque, pegou o balde, encheu de água e regou-o com delicadeza para não afetar as raízes.

Após regar, entrou em casa, sua mãe, D. Edvania, tinha acabado de preparar o café, seria cuscuz com salsicha, um dos pratos preferidos de Cléo, sendo assim, ficou muito feliz.

Quando terminou o café, D. Edvania se dirigiu a Cléo.

- Quero que faça algo para mim. - D. Edvania olhava nos olhos de Cléo

- O que mãe? - Cléo esbolçou um sorriso discreto

- Compre meio quilo de ureia lá na casa agropecuária.

Cléo pegou o dinheiro e partiu para a casa agropecuária. Na porta viu um cliente sair apressado, mas sentiu que não era nada de mais.

No balcão, fez o pedido do meio quilo de ureia ao vendedor, que rapidamente despachou.

Em casa, Cléo entregou a encomenda a mãe. Que não contou para que era. Porém, a filha, curiosa, não aguentou a inquietação.

- Para que é a ureia mãe? - Cléo nunca tinha comprado ureia

- Venha comigo. - D. Edvania se dirigiu ao pé de laranja e Cléo a acompanhou - Vê como algumas flores estão caindo?

- Sim. Mas o que vamos fazer? - Cléo pensava que o pé de laranja só precisava de água

- A ureia que pedi para você comprar. Vai adubar e evitar que as flores caiam.

Cléo entendeu e com instruções de sua mãe, começou a adubar o pé de laranja.

Um mês depois, parecia que a planta tinha mais laranja do que folhas.

De maneira que D. Edvania decidiu tirar uma foto e fazer um quadro.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 27/02/2023
Código do texto: T7728608
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.