Uma Vida, Uma História

Em uma cidade bastante distante, morava uma família humilde, como todas daquela região... Como quase todas daquele país!

Naquela família, o pai roceiro e a mãe costureira, faziam de tudo para dar o necessário aos três filhos, que desde pequenos, não tinham muita escolha na vida, e tinha consciência disso! Sabiam que o destino não havia dado muita sorte a eles, e que se eles quisessem sobreviver – porque viver já era impossível – eles que fizessem o ensino básico, arrumassem um cônjuge, filhos e um trabalho qualquer ali pelas redondezas.

Não havia muita escolha para a família Cunha! Fome, falta de saneamento, de recursos básicos, de educação e de capital, eram coisas cotidianas, que só na base da fé, eles conseguiam superar! Ás vezes, até amor chegava a faltar, mas isso, é um detalhe que é melhor não lembrar...

Já crescidos, Pablo, Patrícia e Pedro procuravam o que fazer na vida. Estudar? Não mais. Ensino médio já era muito mais que o bastante.

Pedro e Patrícia seguiram o rumo que já citei no começo, o rumo de todos! Pablo não! Esse era diferente... Queria crescer na vida, queria ser um homem rico, ter carros, imóveis, mulheres e muita mordomia. Não fazia a mínima idéia de como conseguiria isso, até porque, nunca havia ultrapassado da divisa com a cidade vizinha, mas já ouvira falar, que depois daquela placa, havia muita coisa para ver e ele queria com todas as suas forças, conhecer a cada pedacinho.

Um dia, andando no pseudocentro, Pablo achou umas folhinhas de anúncio caídas na guia, e ao ver dizia: “Curso preparatório para grandes vestibulares do país; Curso especial para o ITA”. Ele não sabia o que era ITA, e realmente nunca escutara nome parecido, mas resolveu ir atrás.

Chegou no curso, sem saber nem a matéria do primeiro dia. Sem saber onde era aquela escola, e o que as pessoas faziam lá. Conheceu pessoas que só viveram para aquela escola a vida toda. Conheceu pessoas de todos os cantos. Resolveu tentar.

Por conseqüência da escola, descobriu onde era, o que era, e aos poucos foi se descobrindo também... Quando falavam de dinheiro, de cidade grande e novamente de dinheiro, seus olhos brilhavam, era isso que ele queria! Estava no lugar certo, e no momento mais oportuno.

Foi isso que conseguiu! Na segunda tentativa, passou! Engenharia civil! Entrou no ônibus e desembarcou em uma nova cidade, que parecia um novo mundo. Abandonou família, abandonou amigos e todas as outras coisas, pela ambição. Não se sabe ao certo se foi uma boa ou uma má ambição, mas foi!

Ao se acostumar, no primeiro ano letivo, contava sua história e realmente as pessoas não acreditavam. Como alguém pode ter simplesmente surgido na maior e melhor universidade de exatas do Brasil, sem nenhuma perspectiva anterior?

Pablo conseguiu tudo o que queria! Causou inveja em todos, e era imensamente feliz por isso! Quando em sua cidade voltou, de carro 0km, trajando boas roupas e “falando bonito”, as pessoas de queixo caído ficavam.

Para a sua antiga cidade, fora apenas uma vez. Abandonou tudo de vez! Deixou família e tudo de lado... Queria viver a sua vida. Sozinho? Não... Em sua nova vida, conheceu pessoas muito satisfatórias, e não pensa em voltar nem por sua mãe. Ele não se arrepende disso, acha que está certo... Como todas as outras vezes.

Capitalismo, sonhos, ambição, ganância e poder se misturam num resultado que realmente é o que lhe importa!

Queria ser diferente? Conseguiu!

Assim é Pablo!

Mariana Mancini
Enviado por Mariana Mancini em 11/12/2007
Código do texto: T773687