COITADO DO PÉ DE MARACUTAIA

Mais uma tarde chega, e junto a ela na pracinha do bairro São José, os quatro inseparáveis amigos aposentados.

João, Carlão, Perácio e Roberval.

O encontro naquele lugar já era tradição daqueles "Jovens" senhores. Pois era melhor sair para espairecer "Divêis im Sempre" do que acumular doenças, como sempre dissera Roberval.

O encontro era dividido entre disputas acirradas de truco, damas, vinte e um, e lançamento de dardos que nem pontas quase tinham mais.

Como não poderia deixar de ser em todo grupo de amigos, sempre tem o bonzão em tudo, o mais namorador o mais inteligente e por último, aquele que junta tudo isso só que ao contrário. (Não é bom em nada rsssssss)

Dentre esses ilustres encontros, vários assuntos eram discutidos. Futebol, política, economia, assuntos da cidade entre outros. E por serem homens, lógico que "Aquele" assunto não poderia deixar de ser incluso na pauta.

Dentre as disputas, João (O bonzão) já na décima vitória consecutiva no vinte e um, deixou escapar que estava ganhando assim, por causa da última noite de amores com sua nobre senhora. Segundo ele, o processo amoroso iniciou-se às 22:00 horas e terminou somente às 6:00 horas do outro dia. E isso acontecia por pelo menos 5 dias da semana, pois sábado e domingo os netos dormiam na casa dele atrapalhando a continuidade do “pega pra capá”. Os amigos disfarçadamente entrelaçam olhares, acreditando parcialmente naquele vigor digno de um touro Nelore. E não querendo ficarem por baixo, também começam a lançar suas conquistas amorosas semanais, mas menos que o bonzão é lógico. Então Carlão (O namorador) diz que seus enlaces amorosos acontecem rigorosamente três vezes por semana, pois sua senhora não tem o devido pique para acompanha-lo por mais que isso. João olha para cima ao mesmo tempo que balança a cabeça para ambos os lados, como ridicularizando seu amigo pelo desempenho em comparação ao dele. Então vem Perácio, (o mais centrado desde o tempo de escola) dizendo que dois comparecimentos semanais eram o suficiente para se manter o equilíbrio mental e também as obrigações contratuais do casamento. João e Carlão como se tivessem combinado, balançam a cabeça para ambos os lados ao mesmo tempo que forçam os lábios segurando uma gargalhada que ficou presa na garganta.

Tudo fica quieto, e o quarto integrante daquela conversa de cunho sexual não se pronuncia. Os demais incomodados pelo silêncio de Roberval, ( o ruinzão em tudo ) se sentem na obrigação de cutucar o amigo para que exponha sua experiência. Então Carlão quebra o gelo e a Roberval exige detalhes de sua performance.

Roberval meio sem jeito e com aparente vergonha sobre o assunto, diz que "pica o cartão" apenas uma vez por semana.

E neste momento a gargalhada que estava presa nas gargantas dos outros três amigos, rompe os lábios até antes unidos. Todos lacrimejam os olhos de tanto rir ao mesmo tempo que arremetem a Roberval palavras de fraqueza e também de comparação a um item muito utilizado em serviços de pintura.

Vendo que tudo já estava lascado mesmo, Roberval termina seu triste depoimento dizendo que só conseguia este feito, porque fazia um chá de folhas de maracutaia, e que para sua sorte ali na praça existia um formoso e vistoso pé desta árvore que para ele era milagrosa. Todos riem dele por mais um tempo, e decidem irem embora porque já era quase noite.

E mais um dia se inicia, mas diferente dos demais, um tumulto na praça acontece. Roberval curioso se aproxima e presencia uma cena das piores possíveis para a sua então condição. O pé de maracutaia não tinha uma folha se quer. Somente os finos galhos, e alguns até quebrados. Um total vandalismo com nosso patrimônio, disse alguém inconformado. As investigações utilizaram imagens de algumas câmeras residenciais, onde foram observadas três aparições de indivíduos atacando a árvore em horários distintos daquela madrugada. Todos se cobriam com cobertores, o que dificultou a identificação dos meliantes da natureza.

Inexplicavelmente a rotina dos amigos foi afetada, pois a partir do dia do ocorrido, somente Roberval passou a comparecer na praça.