CONSELHO É BOM E DE GRAÇA

 

 

 

Embora eu já tenha ouvido inúmeras pessoas dizendo, que se conselho desse bom resultado ,não seria doado por ninguém e sim vendido.

Mas dizia meu avô que precaução, caldo de galinha e conselho, não faz mal a ninguém. Eu aprendi com ele e na escola da vida que jamais devemos perder a oportunidade de aconselhar alguém. Conselho é um gesto nobre e tem o poder fazer com que aquele que o recebeu, reflita sobre as atitudes insalubres e prejudiciais que praticamos ao longo da vinda. Seja em questão de saúde ou até mesmo ilícitas, contra si ou a terceiros. Mesmo que não mude comportamentos, ele será lembrado e permanece presente na consciência de quem o recebeu.

Há poucos dias tive a grata satisfação de receber o agradecimento de um homem, já maduro com seus mais de quarenta anos. Ao discutirmos a respeito de um conterrâneo falecido por câncer de pulmão, provocado por cigarro, ele me agradeceu dizendo:

- Devo ao senhor muita gratidão, só Deus sabe como me fez bem!

- Gratidão a mim por quê?

- Eu tinha 12 anos, na época era permitido a venda de cigarros às crianças ; comprei um cigarro, quando o acendi, o senhor me disse-, olha menino não fume, isso faz um mal tremendo, eu nunca fumei e hoje dou graças a Deus de não ter aprendido-, cigarro mata!

- Eu saí de sua loja joguei o cigarro fora e nunca mais fumei, louvo Deus até hoje pelo bem que o senhor me fez.

--Confesso que me emocionei, com essa conversa que tivemos. Sempre aconselhei os jovens a não fumar, pelo menos um ouviu e me agradeceu. Sinto-me gratificado por isso. Não me custou nada e valeu a pena por fazer o bem sem olhar a quem. Fiquei feliz e senti uma pontinha de orgulho pelo fato.

 

 Ilustração (Imagem do Google)

 

Geraldinho do Engenho
Enviado por Geraldinho do Engenho em 05/04/2023
Reeditado em 19/04/2024
Código do texto: T7756646
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.