COLETÂNEA DE MICROCONTOS (causos) alguns amigos recantistas vão se achar por aqui

 

I - GATO PELUDO

 

Luna tinha um gato raro, do tipo sem pelo, mas, extremamente carinhoso de nome Moreira. O seu namorado Cézar, ao contrário do gato era peludo e quando ia à praia, parecia que ainda estava vestido. Ele morria de ciúmes do gato, por causa de todo o carinho que Luna lhe dedicava. Numa quarta-feira qualquer, ele fez um enorme sacrifício, por assim dizer bem dolorido, fez depilação total, veio lisinho tal qual bundinha de bebê, Luna quando foi apresentada à sua nova aparência, caiu na gargalhada e ele ficou numa tristeza que só. Luna vendo que a sua reação o tinha decepcionado, fez um monte de carinhos nele, elogiando a nova aparência e, dizendo que também adorava o seu 'peludão'. Cézar, tal e qual o gato Moreira, só faltou ronronar, diz a vizinha Ondina, que eles vivem se roçando nos amigos, nos móveis e dormem embaralhados uns nos outros.

 

 

II - RAPIDEZ 

 

Esther sempre foi muito generosa e espiritualizada, sua fé era inegável e colhia os frutos merecidos por tanta dedicação. Numa ida habitual ao hortifrutti, pensando na organização da nova quermesse da Igreja, completamente absorta no assunto, nem percebeu que saíra sem pagar as suas compras, mas, sua vizinha fofoqueira Lumah, sempre atenta às redes sociais e à vida dos outros, rapidamente publicou a gafe de Esther, descrevendo à sua moda ardida, a 'saída à francesa' da vizinha. Pelo menos foi o que contou Laurita, no playground do condomínio. Quando Esther foi pagar a sua conta no hortifrutti, percebeu alguns olhares que diziam sem palavras 'só agora caloteira?' Tadinha da Esther, as más línguas agem com irresponsável rapidez.

 

 

III - CACHORRADA

 

Antonio, mais conhecido como Souza, tinha um cachorro que vivia no cio e, já tinha feito o seu dono passar por alguns perrengues vexatórios. Terreza sua mais nova namorada, reclamava demais do animal, ele vivia se roçando nas suas pernas e nas de suas amigas, ela ficava muito constrangida, mas, Souza adorava o bicho e, no fundo, no fundo ficava se sentindo como o cão, potente, viçoso, febril...ele próprio andava querendo ser 'mais' em alguns momentos, então, se revigorava com o comportamento do amigo cão. O veterinário disse que resolveria isso facilmente. Quando levou o cachorro para ser castrado, Souza sentiu uma dó tão grande, era como se fosse com ele mesmo, sua namorada Terreza o encheu de carinho, até conseguir que ele cumprisse o seu papel e, ele percebeu que não havia nada de errado consigo, aproveitando a fugidinha no meio da tarde, fartamente rsss...Souza, segredou esta situação com seu amigo Albuquerque, que ouviu o amigo com toda atenção, mas, contou apenas para Valença, Jadel, Olavo, Moacir, Jacó, Silvanio e pro amigo Trovador, a sua versão ampliada e melhorada, claro, como amigo cuidadoso que era...pedindo segredo à todos.

 

 

IV - O ACORDO

 

Arnor e Zé Martins, amigos de uma vida, eram ótimos pescadores, se não fisgavam algum peixe em suas investidas, passavam pela colônia de pescadores da cidade vizinha e, abasteciam as suas caixas de isopor, pois precisavam manter a fama de bons pescadores. Rosa e Lia moradoras do mesmo bairro do que eles, estavam num Sábado de manhã, justamente na cidade vizinha, comprando umas rendas, que só encontravam numa loja de lá. Arnor e Zé Martins estavam abastecendo seus isopores, comprando os peixes 'pescados por eles' rsss...e não é que na volta elas pegaram os dois em flagrante, eles não sabiam o  que fazer. Rosa e Lia lascaram as línguas ferinas sobre eles, se aproveitando da situação para manter o segredo. O combinado que eles aceitaram, manteria os cuidados semanais no salão de beleza de ambas, tudo ficaria por conta deles por dois anos. Prontamente eles aceitaram, pois perder a fama de bons pescadores na cidade, para eles era impensável. Rosa e Lia se deram bem nessa rsss...

 

 

V - CANCELAMENTOS

 

Iolanda e seu espírito livre, seu verbo sem travas e sua acidez sem paciência, era vista como intragável por quem não conhecia o seu coração imenso, o seu jeitinho 'flor do dia' e principalmente a sua dedicação aos amigos. Certas pessoas sem noção, que adoravam um mimimi, um fogo no parquinho, resolveram irritá-la nas redes sociais, o tiro imbecil saiu por uma culatra larga rsss...pois mentiras têm pernas curtas e que, narizes finos e compridos demais, desequilibram o corpo. O castigo merecido foi uma sequência absurda de cancelamentos. A perda de seguidores, abalou as mentes vazias, além dos recadinhos do tipo 'não gosta, não segue'...'não tem o que fazer'...'tchau baby'...'perdeu feio'...a internet é muito rápida e, Iolanda, segue linda, passeando com seu cãozinho Ralph, relatando tudo em crônicas diárias, observando tudo ao seu redor com a poesia no olhar. Dizem as boas línguas, que ela ficou ainda mais bonita, depois do ocorrido. À boca pequena, andam falando por aí, que os intrigueiros andam cancelando alguns dos seus próprios seguidores, só pra ver se as suas cútis, conseguem o mesmo resultado...há eles tem muito o que aprender ainda.

 

 

 

Cristina Gaspar
Enviado por Cristina Gaspar em 11/05/2023
Reeditado em 11/05/2023
Código do texto: T7785614
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.