As 7 Crianças Neocatecumenais: O Engraxate

Era de manhã, e One que estava com a mãe enferma, preparava o café, um café especial, com pães integrais que comprou na padaria do bairro.

No fogão colocou a água na panela e o ligou. Depois foi no quarto onde pode vê que a mãe ainda dormia.

Retornando para a cozinha, a água da panela já fervia. Ao confirmar, andou até o armário pegou uma colher, o pó de café, preparando-o.

Com o café pronto, o colocou na garrafa, a fumaça subia suavemente antes de tampar. Fazia isso todos os dias, tanto porque gostava quanto porque amava a mãe.

Em um pouco espaço de tempo, One colocou três pães integrais numa mesinha e partiu para o quarto. Ao abrir a porta viu que a mãe já estava acordada.

Entrando foi contemplado com um largo sorriso.

- Mãe. Trouxe seu café da manhã.

- Obrigado, meu filho. - A mãe de One fazia um gesto para que ele se aproximasse

Com a aproximação de One, ela lhe deu um abraço e um beijo no rosto.

- Preciso ir engraxar sapatos. - One dizia com orgulho

- Tudo bem meu filho. Pena eu estar acamada.

One foi para o quarto onde dormia, pegou seu material de trabalho, depois saiu.

Fechando a porta da casa, já do lado de fora, fez o sinal da cruz. Esse ritual o deixava mais seguro, mais confiante.

Na calçada, encontrou seu primeiro cliente, um vizinho, membro do terço dos homens, ele ia encontrar o bispo e seu sapato social não estava apresentável, então contratou os serviços de One.

Terminado de engraxar, One guardou o dinheiro, despedindo-se do irmão cristão e também vizinho.

A rua até o ponto, uma rodoviária, estava mais movimentada do que de costume.

Mesmo percebendo, One seguiu focado para onde tramparia.

De longe, outra criança, Ilton, que ficava com a mãe vendendo lanche, acenou para One.

- O conselho tutelar perguntou por você.

- Algo novo? - One parecia entristecido

- Na verdade eles compreendem a situação, e afinal, minha mãe também cuida de você.

Quando Ilton terminou de falar, um cliente chegou, indo One atender a ele.

No final do dia, quando chegou em casa, One mostrou para a mãe que tinha comprado todos os remédios que ela precisava.

José Nilton R da S Palma
Enviado por José Nilton R da S Palma em 08/09/2023
Reeditado em 09/09/2023
Código do texto: T7881141
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.