Futebol no Sertão

Mais uma história do velho Raimundo do Bento nas andanças e paragens pelas trilhas do sertão.

Desta vez, no futebol. Imagina o Raimundo do Bento jogando futebol. Não. Raimundo do Bento de bandeirinha. Não. Bom. Vou deixar de suspense. Juiz de futebol.

Na Garça, próximo à Contria, ia acontecer uma partida de futebol entre o Capinada Esporte Clube e o Ranca Toco Futebol Clube. E era o clássico da redondeza. De um lado os capinadores das roças da região e os lenhadores que desmatavam as densas matas, destocando o cerrado para os plantios da lavoura dos fazendeiros.

O assunto nas corrutelas era o jogo e a torcida foi chegando timidamente, e uns até diziam que era o jogo do ano. E alguns torcedores do Capinada Esporte Clube, inclusive a Bia com a bandeira do Capinada, que tinha duas enxadas cruzadas e recordavam que o time começou a jogar no passado, com a bola de Berinjela e já os torcedores do Ranca Tôco Futebol Clube, com a bandeira onde levava como símbolo, uns tocos e uma enxada arrancando-os e diziam que seus jogadores começaram chutando a Marmelada de Cachorro.

A Mundica na torcida organizada do Ranca Toco, com a bandeira gritava:

- “Ranca Toco, Ranca Toco

Ranca Toco é o mió

E se o Juiz robá, nóis mandêle pó cafundó!”

O Juiz que estava escalado era o Seu Adair, conhecido por Compadre Goleiro, foi goleiro do Guarani lá da cidade de Corinto. Caboclo severo e que não gostava de jogo violento. E se algum jogador se atrevesse a reclamar, ele o expulsava e partia pra pancada.

Bom. Tudo pronto, as duas equipes em campo e cadê o Juiz? Nada! Cadê o Compadre Goleiro? A Mundica, torcedora fanática e linguaruda, era uma das torcedoras do Ranca Toco e foi logo ao assunto:

- O Seu Adair o Cumpade golêro, tá ali no barranco. Aquele juiz rato. Ele não. Quem vai apitá o jogo?

Logo o Benedito que era o Capitão do Ranca Toco:

- Seu Adair é bão. Ocêis tomém chora dimais e qué fálita toda hora.

Pra não causar confusão, o Balbino que era o Capitão do Capinada:

- Óia gente. Vamo fazê ansim: quem vai apitá o jogo é o Remundo do Bento. Ele tomém é Juiz, uai! Óia ele lá no barranco sentado.

O Raimundo do Bento sempre apitava algumas partidas lá nas bandas de Aporá e no povoado de Marisa e até que saía bem.

Depois de concordarem foram até o Raimundo do Bento e o convidaram. Ele foi logo ressaltando:

- Óia. Eu posso anté apitá o jogo. Mais cum a presença da Puliça, mode que ôceis é muitio inguinorante e agressive. Eu num quero saí daqui no carro de boi cumo ambulança.

O Benedito logo foi ao assunto:

- Óia, Remundo, nóis já pidimo a presença da puliça e ela já tá a camim. Pode apitá sussegado. Nóis te dá sigurança.

E começa o jogo. A bola corre daqui e de lá e em certas jogadas, até saíam faíscas e o Raimundo do Bento olhava para a beira do campo e nada da polícia. O primeiro tempo quase no final e chega a polícia num Jipe todo empoeirado, e as fardas dos policiais nem se fala. Armados até aos dentes. Quando o Raimundo do Bento viu a polícia, a bola estava no meio do campo e ele grita bem alto:

- Pênalte! Pênalte! Vamo pô a bola na marca. Pênalte iscandaloso!

Marcou o pênalte para o Capinada Esporte Clube e o Binidito:

- Cumo foi pênalte Seu Juiz? Se a bola tá aqui no mêi do campo. Pênalte de denda da ária, uai!

Raimundo do Bento não hesitou e:

- Foi pênalte inhantes da Puliça chegá. E ôceis acha queu sô besta de arriscá dá pênalte procêis me agridi ou inté me matá! Tá livre!

Foi aquele alvoroço, a Bia pulava de alegria, a Mundica xingava até a mãe do Juiz, coitada da Maria do Bento, mas, a polícia ali presente, interveio e houve certa calmaria.

De repente chega o Cabo e cochicha no ouvido do Sargento e ele:

- Para o jogo um instante. Notícia de última hora. A nossa diligência vai atender a uma ocorrência lá em Beltrão e vai ter sair daqui. Comportem-se direitinho.

Raimundo do Bento correu até ao barranco e jogou o apito do colo do Seu Adair, o Compadre Goleiro e disse:

- Termina esse jogo aí preu, Cumpade. Sem Puliça? Isso se ôcê num quisé ir no meu velóro. Tô fora!

Com muita maestria o Seu Adair, o Compadre Goleiro:

- Tá veno? Dispois eu é que sô o Juiz ladrão e num sei apitá. Sobra preu esse turmento.

O Seu Adair terminou o jogo, mas, depois de cancelar o pênalti.

O Jogo ficou no 0 a 0, pois haveria outra partida no domingo próximo, pra definir quem seria o melhor: o Capinada ou o Ranca Toco.

Bom. Será que o Raimundo do Bento irá pelo menos assistir ao jogo ou vai ficar sabendo do resultado na currutela, pela fofoqueira e torcedora, Mundica?

Sei não. Acho o Seu Adair vai apitar este clássico do sertão. Com ou sem a polícia. O resultado eu já sei. 0 a 0. Pois, o Seu Adair é o pai da Maria aparecida que ele a chamava de Bia.

Você acha que ele é louco e vai deixar o Ranca Toco ganhar?

O futebol no sertão é assim. Mesmo com estas rusgas é maravilhoso!

Acho que vou tomar um cafezinho lá na palhoça do Raimundo do Bento. Quem sabe ele resolve e nem vai a este jogo. Se ele for... sei não.

O Compadre Goleiro, o Adair, era o meu pai e o Raimundo do Bento era meu avô.

Será que o genro irá contra a neta do Raimundo do Bento?

Dei uns conselhos a Bia, minha irmã. Mas, ela é uma torcedora fanática do Capinada.

Salve o Raimundo do Bento e suas andanças por este sertão abençoado!

Mestre Tinga das Gerais
Enviado por Mestre Tinga das Gerais em 28/09/2023
Reeditado em 29/09/2023
Código do texto: T7896173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.