A VENDA DO SÍTIO QUE NÃO ACONTECEU.

A VENDA DO SÍTIO QUE NÃO ACONTECEU.

Um senhor era dono de um sítio nas imediações do Cosme Velho, RJ - onde hoje encontramos a Igreja de São Judas Tadeu e do acesso às paineiras corcovado.

O local, no final do século XVIII, era o bairro. Procurado para moradia de celebridades do mundo das artes, da ciência e da literatura. Clima ameno, ar puro e sossego, assim defino o 'Cosme Velho' do início de 1900. Ambiente adequado a união do homem com a natureza. O ilustre morador 'Machado de Assis', ali escreveu os livros que tanto encantam os brasileiros. Minha narrativa hoje tem a ver com outro expoente da arte literária, cujo dom era transformar letra em poesia, 'Olavo Bilac'.

O senhor dono do sítio, encontrou com Bilac na rua e lhe disse: poeta quero vender o meu sítio, mudar de ambiente, viver outros ares e como você conhece tão bem a propriedade, poderia redigir um anúncio de venda para o jornal. Bilac pegou papel e lápis, então escreveu: vende-se encantadora propriedade onde no extenso arvoredo cantam os pássaros ao amanhecer. É cortada por marejantes e cristalinas águas de um belo ribeirão. A casa nela existente é banhada pelo sol nascente e oferece as sombras tranquilas das tardes na varanda.

Passado um tempo eles voltaram a se encontrar numa loja do comércio local, o poeta curioso perguntou: E aí, vendeu o sítio? — Ele disse: nem pensei mais nisso." Depois que li o anúncio, é que vi a maravilha que tinha."

Assim é a nossa vida, não deixe para valorizá-la depois que alguém fizer um anúncio dizendo da beleza dela. Sintamos a beleza da vida por estarmos nela.

E assim teremos sempre a escolha por viver, com dificuldades, sem dificuldades, apesar das dificuldades, mas viver. Porque quem nos deu a vida é o senhor da vida, Deus e nos deu para vivê-la abundantemente.

Espírito Escritor
Enviado por Espírito Escritor em 03/10/2023
Código do texto: T7900404
Classificação de conteúdo: seguro