LONGEVIDADE DA DONA OLMIRA

 

A vida de Dona Olmira, minha mãe, é uma narrativa que ecoa como um tributo à tenacidade, ao amor e à resiliência. Ela desdobrou suas oito décadas de vida, uma celebração que começou com um aniversário especial para marcar sua oitava década, mas que a vida, com sua complexidade imprevisível, estendeu por mais treze anos. A festa, planejada como uma despedida antecipada, tornou-se uma celebração da longevidade e das surpresas do destino.

Dona Olmira, que, além de ser a mãe de sete filhos, era a matriarca de nossa família, viveu muito além do que poderíamos ter previsto. Sua jornada se estendeu até os 93 anos, e a última parte dessa jornada foi percorrida com a fragilidade da saúde e a perda da memória. Nesse período, nossa família optou por preservá-la da dor de saber que havia perdido dois de seus filhos, poupando-a do luto que, em seu estado, seria insuportável.

Dona Olmira foi como uma vela acesa, sua chama diminuindo gradualmente, e finalmente apagando-se, ao lado de minha irmã, Nara, e sob os cuidados médicos que todos merecem em seus últimos dias. Ela se foi, mas sua luz continuou a brilhar em nossos corações e em suas lições de vida.

Ela era conhecida como "Dona Olmira" e sempre foi a administradora do lar. Em tempos passados, era o papel das mães cuidar de seus filhos, e ela desempenhou esse papel com excelência. Apesar das dificuldades financeiras que enfrentamos, ela sempre garantia que tivéssemos roupas para nos manter aquecidos e comida na mesa para saciar nossa fome, mesmo com seus recursos limitados e sua educação básica.

Dona Olmira enfrentou obstáculos inimagináveis para garantir o bem-estar de seus filhos, muitas vezes mostrando uma ousadia surpreendente diante dos desafios. Sua escolaridade limitada não a impediu de entender a importância da família, da amizade entre irmãos e da valorização dos laços familiares.

Ela desejou que seus filhos fossem amigos, e isso se tornou uma realidade graças ao comprometimento de todos nós. Até hoje, somos irmãos e amigos leais, algo que trouxe grande satisfação tanto para nós quanto para Dona Olmira.

Neri Satter – Outubro de 2023 – CONTOS DO SCARAMOUCHE

 

Scaramouche
Enviado por Scaramouche em 13/10/2023
Código do texto: T7907823
Classificação de conteúdo: seguro