A máquina de fazer dinheiro

Meu sobrinho Felipe Auriel Sodré de Medeiros Silva, o Lipinho, chegou aos seis anos de idade acreditando que a máquina de lavar roupas da sua mãe era capaz de fazer dinheiro.

Com quatro anos ele aprendeu a colocar roupas pra lavar, só pra pegar o dinheiro que encontrava dentro da máquina na hora de estender a roupa, e gastava tudo em chocolates e chicletes.

Um dia, a máquina parou de "fazer dinheiro", o avô dele disse que era defeito da máquina e com o tempo Lipinho esqueceu o assunto.

Eu estava lá quando o avô de Lipinho falou que a máquina devia estar com defeito, e falou piscando pra mim. Fiquei curioso, me contaram a história e fiquei sabendo que era tudo uma sacanagem do avô.

Como começou: quando Lipinho tinha quatro anos, Luís Antonio Sodré de Medeiros, o avô, começou a ir no cesto da roupa suja, colocava uma ou duas notas de 2, 5 ou 10 reais no bolso de uma das roupas do Lipinho. Quando alguém colocava as roupas na máquina, o avô ficava de olho no tempo e, assim que a máquina terminasse de centrifugar, dizia que iria estender a roupa pra secar, chamava o Lipinho pra ajudar, e invariavelmente o menino achava o dinheiro no fundo do tanque.

- Olha, vô, tem dinheiro aqui.

- É mesmo? Essa máquina é mágica, é capaz de fazer dinheiro.

- É mesmo, vô? Que legal...

- Pode ficar com o dinheiro. Quando a gente for no mercadinho você compra chocolate, pirulito, o que você quiser.

Por que Lipinho, aos 4, 5, 6 anos de idade questionaria uma maravilha dessas? Para ele só podia ser verdade.

Um dia o avô esqueceu uma nota de 100 reais no bolso da sua camisa e Lipinho achou. O vovô teve muito trabalho pra convencer o menino a devolve-la.

Outro dia a família estava assistindo jornal na televisão e saiu a notícia da prisão dos doleiros que praticavam "lavagem de dinheiro". Lipinho ficou preocupado porque, na sua inocência, compreendeu que lavar dinheiro é crime e achou que podia ser preso também, porque o dinheiro que ele encontrava na máquina era lavado. Questionou o avô, perguntando se iriam ser presos, mas o esperto Luís Antonio explicou que se tratava de outro tipo de dinheiro lavado. A mãe do menino não entendeu a conversa, ia perguntar, mas alguém a chamou na cozinha e o fato passou batido.

Quando a mãe descobriu a fraude, mandou seu pai parar de mentir para o menino. O avô prometeu, mas tiveram que chegar num acordo de nunca contar a história toda pro Lipinho, afinal a fantasia e a confiança nos mais velhos fazem parte da saúde mental da criança. É como a história do Papai Noel, a criança tem que crescer acreditando e descobrir a verdade por si mesma o mais tarde possível.

Foi aí que o vovô gozador inventou a história da máquina com defeito.

Cada uma... !

Marco Antonio Mondini
Enviado por Marco Antonio Mondini em 21/12/2023
Reeditado em 21/12/2023
Código do texto: T7958540
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.