Onde nasce o rio

Onde nasce o rio

Embarquei junto com outras pessoas em um grande jeep azul

com destino a nascente de um rio; o caminho era longo pela estrada, de repente avistamos um conjunto de montanhas, adentramos por uma estrada de terra em direção a elas.

Com calor intenso chegamos a um pequeno riacho que corria logo abaixo de sua nascente, lugar maravilhoso, seu fundo todo de pedras, raso e límpido, entramos e se assentamos nele em meio a grandes arvores que apenas deixavam passar por elas esparsos raios de sol, e ali ficamos por bom tempo.

Continuamos depois o passeio por vários pontos turísticos do local.

Hora da volta o grande jipe já nos esperava, a estrada de retorno margeava aquele pequeno riacho e a paisagem foi se modificando, ja surgiam algumas casas na beira do rio e e ele (rio) vai se avolumando.

Começo então a ouvir uma voz “Socorro, preciso de ajuda”, pergunto as outras pessoas se também estavam ouvindo aquela voz, apenas abanavam a cabeça sinalizando NAO.

Porque só eu estou ouvindo? me perguntava.

E o pedido de socorro ficava mais alto a medida que surgiam mais casas.

Saimos do caminho de terra e pegamos a estrada de asfalto em direção a cidade, agora além de casas apareciam , grandes chácaras, fábricas, condomínios, e o pedido de socorro continuava chegando em meus ouvidos.

Chegamos a cidade que era cortada por um grande rio, ao chegar perto dele o pedido de Socorro continuava, e de repente a mesma voz me dizia:

Ei, sou eu, não esta me reconhecendo,

fiquei espantado e perguntei eu quem?

e a voz respondeu:

- o rio que você conheceu la no alto da montanha.

Então disse, como você esta diferente, cheio de garrafas plásticas, pneus, e com cheiro estranho, ruim.

São esgotos, pesticidas, restos de tintas, animais mortos, que descartam em mim,

dizem que em SP no rio Tiete eles descartavam ate pessoas mortas consideradas indesejáveis, e que em Pirapora o descarte de sabões e detergente naquele rio, chegam a formar um volume enorme de nuvens de espumas que invadem a cidade levando também um odor horrível, disse ele.

Então perguntei :

mas para onde vai essa agua com toda essa sujeira?

Ele me respondeu:

Para sua casa, para sua torneira.

Nossa para minha casa?

Sim disse, e complementou:

Essa agua sofre um processo químico de tratamento com produtos tão fortes, que tiram todas as impurezas, e matam todos micros-bichinhos ate chegar a torneira de sua casa, assim diz o pessoal da Cia de Agua.

E continuo o rio a dizer: não existe ainda nenhum produto que substitua minha agua, sem agua não existiriam , plantas, animais e seres humanos; o socorro que peço, não e pra mim e sim para vocês, e completou:

- se eu ficar doente, vocês adoecem comigo, se eu morrer, vocês morrem comigo.

Mas por enquanto continuem tomando essa agua fétida, acida ,cara, ate que todos entendam meu grito de “Socorro”,

É tomar para não morrer ou morrer por tomar, a escolha é de cada um.

Ainda dá tempo de mudar ……. LMarcondes

LMarcondes
Enviado por LMarcondes em 06/03/2024
Reeditado em 13/03/2024
Código do texto: T8013991
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.