Grega acorrentada

A confusão era enorme, a imprensa invadiu o cinema para cobrir aquele drama exótico. A mulher se havia acorrentado a uma pilastra e gritava loucamente o nome do amado. Mas da chave do cadeado ninguém sabia. Helena não engolira a desfeita, mas engolira a chave do cadeado...

- Ela comeu, ela comeu..., gritava o populacho.

Verdade ou não, isso não a impedia de gritar:

- Não vou sair daqui sem Páris. Não vou sair daqui sem Páris. Não vou...Não vou...

Abandonada por ele no escurinho do cinema, Helena reagiu e se acorrentou às colunas internas da construção, tal qual Sansão às colunas do Templo. Páris, porém, não voltou. Os jornais o procuraram para que desse sua versão, mas não o encontraram.

- Fugiu pra Minas, fugiu pra Minas, berrava alguém na multidão. E era verdade: ele se homiziou em Belo Horizonte, em casa da mesma tia que o escondera quando distribuía panfletos de Mao Tse Tung, em plena ditadura militar. Só voltou, porém, quando tudo serenou.

Menelau, por seu lado, nunca perdoou a traição, nem a do irmão nem, muito menos, de Helena. Vingou-se queimando a camisa de malha vermelha da California University com que Páris o traíra. Alguns direitistas precipitados vibraram: pensaram que ele estava queimando uma bandeira da União Soviética. Aplaudiram. Os esquerdistas fizeram o mesmo: festejaram como se fosse um protesto contra o imperialismo ianque. Cada um é outro, pensando bem.

A polícia foi chamada desde o segundo dia para convencer Helena a sair voluntariamente,. Ela bateu o pé, chorou, deu várias entrevistas, permaneceu alguns meses ainda à espera do amado, assim como Penélope esperou por Ulisses.

Um dia, a polícia disse basta, arranjou a ordem judicial e levou Helena à força para um hospital público. As emissoras de tevê filmaram toda a operação. Se fosse hoje, estaria tudo no celular, enchendo as caixas de mensagem dos contatos.

Na sequência, vieram as multas ao novo proprietário do imóvel por perturbação da ordem pública. Era uma igreja evangélica que, meses depois, reformaria o prédio e construiria um templo monumental. No espaço restante, fez lojas e alugou para Blackbuster, McDonalds e Mesbla.

Reza a lenda que Helena amaldiçoou o lugar. As lojas - e até a igreja - quebraram em alguns anos - vê se pode. Ninguém prosperou por ali. Todos pagaram pelo triângulo Páris, Helena e Menelau. Faltou o Cavalo de Tróia.

Para entender melhor, leia o primeiro texto:

https://www.recantodasletras.com.br/contosinsolitos/8041768