Seu Jorge e os passarinhos.

Seu Jorge e os passarinhos...

Seu Jorge, tinha já quase 80 anos, continuava a trabalhar como artesão na sua velha selaria (oficina onde se fabrica e/ou se conserta sela de montaria).

O danado do velhinho era muito habilidoso além de outros predicados....que passo a contar aqui.

Eu gostava muito de ir até lá, para ouvir seus causos, normalmente exagerados, sempre contados com toda seriedade dos verdadeiros mentirosos.

Outro dia, numa dessas visitas, vi largado num canto uma velha espingarda, daquelas de boca larga, tipo usada pelos Bandeirantes.

Era uma marca estrangeira , e de se carregar pela boca.

Segundo o próprio seu Jorge, era um velho Trabuco de cano longo, herança de seu avô.

- Seu Jorge, o sr. me vende essa raridade?

- Não dá, tenho muita lembrança dela, foi minha amiga por anos...inclusive...

Pronto essa era a senha que eu mais gostava de ouvir, quando ele dizia a palavra “inclusive”, iria começar mais um causo...

-Faz tempo, eu aqui no meu canto trabalhando e o Jair, aquele mentiroso, veio com uma história que com um só tiro matou dois passarinhos...que a arma dele e ele eram os melhores daqui.

Então eu perguntei, se ele ouvira aquilo sem retrucar...

-Esse é o problema, você me conhece, não sei ficar sem resposta pra aquele mentiroso, e retruquei que eu e meu velho trabuco havíamos matado cinco com um tiro só...

Claro que aquilo virou um desafio...e agora tinha que apostar que repetiria a façanha.

Questionei de como ficou a demanda.

-Pois é, ficou feio, se eu não repetisse a dose, ficaria de mentiroso e ainda por cima perderia mais uma pra aquele fanfarrão do Jair.

Foi daí que me veio a idéia de resolver a parada com uma dose de esperteza...

Tem um pé de caqui no fundo da minha horta, o danado estava carregadinho, os passarinhos vindo todos para comer os caquis, então tive uma idéia.

Ia dar um jeito de colar os passarinhos nos galhos, assim ficava mais fácil de com um só tiro , matar um punhado deles, afinal o trabuco recebe uma boa dose de chumbos...e vários chumbos...vários passarinhos.!!

De noitinha, fui até o caquizeiro e lambuzei os galhos de “visgo” (tipo de leite viscoso que dá em um arbusto) , não deu outra, de manhã tinha pra mais de cem passarinhos colados nos galhos, era sabiá, coleirinha, canários, sanhaço, até pomba tinha lá.

Corri na oficina, peguei o Trabuco velho de guerra e o carreguei com uma carga extra de uns trinta chumbinhos.

Mandei chamar a turma, porque precisava de testemunhas da comprovação do fato...

Armei o velho Trabuco e comecei a rodar com ele afim de que o tiro espalhasse melhor os chumbos...

Perguntei aflito, quantos passarinhos afinal morreram...

-Pois é, quando estava ali pronto para o tiro, notei que os passarinhos presentindo que seria o fim, começaram a piar...uns olhando os outros...e de repente, começaram ao mesmo tempo bater suas asinhas e para nosso espanto, o movimento foi tão intenso que voaram levando a árvore com eles no vôo.

Vendo aquilo, nem pude atirar...conclamei que foi milagre e assim não deveria nunca mais matar os coitadinhos...deste jeito,não perdi a aposta.

Lune Verg
Enviado por Lune Verg em 24/01/2008
Código do texto: T831743