Seu Jorge e o Curió

Ano passado, até para alegrar um pouco meu ambiente de trabalho, ou melhor, meu home office...resolvi comprar um passarinho ,desses que cantam muito.

Não gosto dos bichinhos presos, mas os canários do reino só vivem em gaiolas, se os livrar, invariavelmente morrem.

Muito bem, já me justifiquei contigo, que não sou um carrasco prendedor de , animaizinhos indefesos, podes deixar pra lá aquela denuncia ao Ibama.

Mas , voltando a vaca fria, ou melhor, ao passarinho...fui em uma dessas lojas,que os vendem e comprei o que, segundo o vendedor, cantava mais.

Mal cheguei em casa , alojei aquela bela ave amarelinha em uma grande gaiola, de madeira,...e ele começou a cantar.

Seu canto era sempre melodioso, e ia desde a madrugada até o apagar das luzes da área de serviço, era uma alegria só.

Demos a ele o nome de Cauby!

Ele não se importou com o nome, e nem adotou qualquer trejeito mais boiolistico, aliás não ficou nem um pouco abalado, continuou o mesmo...trinando até que o bico avermelhasse.

Porém, de uns dias pra cá, o Cauby se calou, ...emudeceu de vez, nem um pio.

Preocupado com essa mudança repentina de atitude, liguei ao meu guru em assuntos alados...Seu Jorge.

Ele ouviu atento os meus argumentos, e pediu que durante o feriado do carnaval, fizesse a ele uma visita, iria estudar o caso e me daria uma solução.

Fiquei muito contente, pois em se tratando de assuntos avícolas, Seu Jorge é imbatível, conserta asa quebrada, ensina cantos aos pássaros, castra galos e até treina alguns pra briga...e outras coisas, que para nós mortais são improváveis.

Cheguei na oficina do seu Jorge, e ele entre as costuras de arreios e outras tralhas de couro, mandou-me acomodar, que iríamos conversando enquanto ele trabalhava.

Relembrei a ele o caso do Cauby, ele ouviu com atenção e me disse que iria dar um jeito, que isso seria fácil.

Fiquei muito contente, e prometi que se curado, até trocaria seu nome para Sinatra ou Bennet, jamais Rayol, ou Timoteo.

Enquanto costurava, Seu Jorge resolveu me contar de uma aventura que tivera com um Curió, que também se negava a cantar...

O Curió tivera um problema de troca de identidade, e ao invés de cantar, começou a brigar, brigar demais com todos os passarinhos,através da grade da gaiola.

Aquilo incomodava tanto que Seu Jorge, resolveu soltar o bichinho, quem sabe solto ele vai embora encontra uma fêmea e amansa essa brabeza toda....

O Curió foi solto, mas ao contrario de todas as previsões, ficou por ali, dentro ou nos arredores da pequena oficina do Seu Jorge.

O bichinho ficou muito manso com seu dono, vindo até comer na sua mão, mas quando apareciam outros passarinhos no pedaço, ele virava uma fera e os atacava ferozmente...cantar que é bom..nada.

Assim foram se seguindo os dias, vinha gente de muito longe só pra ver o tal Curió...Seu Jorge, um pouco exagerado, diz que veio gente até do estrangeiro.

Um belo dia, com as quirerinhas de milho no chão, se aproximaram umas rolinhas, alguns Tico-Ticos, e até uns canários da terra.

O Curió ficou uma fera e se atirou contra eles ferozmente, foi uma grande batalha, pena pra todo lado, até que todos se foram, e ficou somente o Curió, machucado, ofegante, mas de alma lavada.

Da briga porém ficaram marcas, além de alguns arranhões, o Curió ficou com uma perna quebrada...mas o que é uma perna quebrada que Seu Jorge não dê jeito?

Com toda sua habilidade, Seu Jorge pegou o bichinho, limpou seus ferimentos e na falta de outra solução, fez duas “talinhas” com paus de fósforo na perninha do Curió.

Isso feito, o bichinho logo já voou para o seu puleirinho favorito.

Não passou mais de meia hora, eis que me aparece uma rolinha no território sacrosanto do nosso herói...Curió.

Mesmo ferido, e com as talinhas de paus de fósforos na perna, ele voou em direção ao intruso, e como fazia sempre antes de se atirar por sobre os adversários, ele riscava o chão com os pés....mas desta vez, ao fazer tal movimento os fósforos se acenderam e incendiaram o coitado do Curió!!!

Olhei bem pra seu Jorge, já me levantando fui logo dizendo...

-Obrigado seu Jorge, mas o Cauby vai continuar mudo!!!!

Lune Verg
Enviado por Lune Verg em 11/02/2008
Código do texto: T855275