SURSIS

SURSIS

Bibiano Lima, conhecido como Bilica estava já com seus quase setenta anos de idade; há 48 anos estava casado com Dona Genesia.

Ambos nasceram e sempre viveram em um desses distritos de cidade pequena, distante uns 18 Km da cidade; na verdade era mais um amontoado de casas em torno de uma igreja católica.

Missa nesse local, só de vez em quando, até porque o pároco da cidade vinha por ali uma vez por mês, se tanto.

Seu Bilica, como bom cristão tomava conta da igreja, era por assim dizer o sacristão.

Família muito religiosa, todas as tardes ele abria a tal igreja, e ali com Dona Genesia e mais um punhado de carolas se punham a rezar o terço.

A vida deste pobre homem, fora de trabalho duro na enxada por toda a vida, até a aposentadoria aos 65 anos, por conta do tal FUNRURAL.

Depois de aposentado, mantinha com extremo zêlo, uma horta com muitas hortaliças e legumes, que as sobras eram divididas com os vizinhos e amigos.

Onde ele estava, junto estava Dona Genesia, mulher de gênio forte, sempre muito cordata e brava, juntos educaram 8 filhos, todos morando distante.

Seu Bilica nunca bebera, até porque Dona Genesia sempre abominou qualquer vício, e o trazia em cabresto curto.

Ela só concordou com aquele cigarrinho de palha, que mesmo assim ele só podia fumar do lado de fora da casa, porque Dona Genesia achava o cigarro muito fedorento.

Homem de hábitos simples, se dava bem com todos.

Um belo dia mudou-se para uma casa vizinha , um camarada vindo de uma grande cidade, seu nome é Nestor, na verdade, Nestor nasceu e foi criado em fazendas, somente deixando a vida no campo para ir trabalhar em uma fabrica na cidade grande.

Por ali passou muitos anos como montador industrial e agora aposentado resolveu voltar para o campo, sonho que acalentou por mais de trinta anos.

Nestor voltou vila diferente, agora se sentindo mais importante que inspetor de aluno de colégio publico, ficara arrogante, falando alto, metido a gozador e se achando o máximo, até porque tivera experiências diferentes daqueles que dali não arredaram pé.

Era ver o Bilica e ele já mexia com o pobre homem...

-Já vai pra reza ...Seu Bilica???

-Dona Genesia diz que vai comprar uma coleirinha nova pro cê...

Seu Bilica já estava por assim dizer com o saco cheio com o Nestor, sua vida já não estava mais agradável como fora todos esses anos.

Para piorar as coisas, o tal Nestor, comprou uns porquinhos e resolveu cria-los soltos...

Nesse ponto aconteceu a gota d’água, pois não é que os danadinhos invadiram a horta do Bilica e reviraram tudo....

Bilica furioso foi ao vizinho reclamar os prejuízos, e ainda saiu gozado.

-Também o Sr. não cercou a sua horta bem cercada...ahahahah

Não suportando tamanho descaramento, o sangue subiu a cabeça e não houve outra saída.

Bilica recorreu a um porrete que estava próximo e com toda força partiu a cabeça do Nestor.

Foi um corre-corre danado na vila, levaram o Nestou desmaiado para o hospital entre a vida e a morte.

Por muito pouco o Nestou não passa desta pra melhor...e vinte dias depois, já parcialmente recuperado foi a delegacia e abriu processo contra o pobre Bilica.

Tempos depois, aconteceu a audiência do processo no Fórum da cidade, de um lado Bilica, como réu e o Nestor como vitima.

O Juiz em face aos fatos, mesmo considerando todas as atenuantes de bons antecedentes do Bilica não pode deixar de aplicar a lei.

Três anos de prisão, foi a sentença, fora os custos de hospital pra consertar o Nestor.

Como a justiça também tem alternativas, o juiz no seu pronunciamento do veredicto propôs que o Bilica homem de passado ilibado e além disso réu primário, poderia cumprir sua pena em regime de “SURSIS”...

-Seu Juiz, o Sr. me concede uma palavrinha? Falou Bilica.

-Claro, o que o senhor quer saber? Respondeu o Juiz.

-Afinal de contas o que é esse tal de SURSIS?

--SURSIS é uma pena alternativa, ao invés do senhor cumprir a pena na cadeia, vai ficar em liberdade, com algumas restrições, ou seja:

Não pode sair por ai sem informar para onde vai e quanto tempo vai ficar fora, não poderá freqüentar festas publicas, nem bares, boates, não poderá beber ou se envolver em confusão...se acontecer qualquer dessas coisas o senhor perde o beneficio, entendeu?

Com um sorrisinho maroto Bilica retrucou ao juiz.

-Seu Juiz, estou casado com a Genesia há quarenta e oito anos, ela já não me deixa fazer nada disso nesse tempo todo...ou seja eu já vivia de “SURSIS” e não sabia o nome.

Essa pena pra mim,.... é “groselha”...ahahahah

Lune Verg
Enviado por Lune Verg em 14/02/2008
Código do texto: T858597