NO REINO DO FAZ DE CONTA QUE EU NÃO SABIA !

 

 

   Era uma vez uma bela e enorme floresta onde moravam animais de todos os tipos e raças, alguns inteligentes, espertos e letrados mas a maioria era submissa, pobre e portadores de uma ignorância de dar pena (inclusive as aves).

   Até que eles brigavam muito pouco entre si e como naquele tempo todos os animais falavam, se bem que uns muito mais que outros, a maioria era mais de falar e fofocar do que de agir, reagir e agredir.

  O mais esperto desses animais, sem dúvida nenhuma, era o macaco. Bicho muito malandro e matreiro que de tão esperto e amparado por vários conchavos e acordos realizados no escuro da noite, conseguiu ser eleito o presidente daquela floresta. Como eu disse , o macaco-presidente era inteligente e muito bom orador, embora mesmo sendo hábil em falar e prometer (sem cumprir), na maioria das vezes em que abria a boca saía uma quantidade inimaginável de bobagens, mentiras, exageros e tolices.

   Era algo imperdoável para um presidente (que se orgulhava de ser semi-analfabeto) mas seus súditos, uns acostumados a balançar a cabeça, outros por estarem com o rabo preso e outros ainda (como as hienas, as cobras e os urubus) por se aproveitarem de todas as oportunidades para roubar bananas douradas (principal tesouro e moeda de troca naquela floresta-país), o apoiavam integralmente. Quer dizer, puro jogo de interesses.

   Muitos, inúmeros, incríveis escândalos aconteceram naquele mandato e os que mais roubaram e as maiores maracutaias foram armadas e executadas pelos grandes amigos do macaco-presidente (aliás, os melhores amigos do macaco-presidente eram as hienas, as cobras e os urubus) mas os outros animais, acostumados e enfiar o rabo entre as pernas (é bem verdade que alguns tinham o rabo preso), fingiam que estava tudo bem , até aplaudiam as tolices e as burrices que o macaco repetia e o que era mais interessante, isso só contribuía para aumentar sua popularidade.

   Mas o macaco-presidente ambicionava muito mais, quer dizer, não queria largar o trono e a mamata e assim, passava a maior parte do tempo buscando uma maneira de enganar e iludir ainda mais os outros animais. Ele só pensava na reeleição e é claro, queria ser reeleito quantas vezes fossem necessárias para nunca mais largar aquela boquinha (que aliás, era uma boca enorme).

   De tanto pensar (sim, o macaco–presidente também pensava, só que em proveito próprio), criou uma coisa ridícula chamada “bolsa de família”, onde distribuía esmolas para os bichos mais burros (com exceção do burro propriamente dito, que só era utilizado para carregar o presidente nas costas). Tinha bicho que já não gostava muito de trabalhar e ainda ganhando esmolas de graça, aí é que não pegavam mesmo no batente.

   E com isso a popularidade do macaco-presidente-enganador só aumentava. Na floresta tinham alguns animais que eram contra as atitudes do macaco mas eram tão poucos, tão insignificantes e tão pequenos que o barulho de protesto que eles faziam não era ouvido nem levado a sério.

   Também pudera, essa turma de oposição eram apenas as minhocas daquela floresta. Se incomodavam muito, vinha uma águia da confiança do presidente e com aquele bico de navalha bem afiada bicava e engolia as minhocas de uma vez só.

   Para se ter uma idéia das macaquices do presidente-enganador, ele afastou a coruja (que era a mais sábia e inteligente entre todos os animais) do posto de Educador Mor da floresta, só porque ela queria dar ensino , assistência e educação a todos os bichos. Quer dizer, estava preocupada com o progresso e a sincera igualdade das raças.

   O macaco-presidente-invejoso-enganador não concordou, pois achava que seria um risco enorme (para ele e sua quadrilha, claro) se todos os bichos de repente ficassem inteligentes e passassem a enxergar melhor.

   A girafa, coitada, teve que se esconder e vive escondida até hoje porque o presidente e seus asseclas achavam que ela era um perigo (para eles, claro) pois, por ter o pescoço comprido enxergava além do que deveria e poderia ver e saber.

   Até o leão, por já estar velho e com poucas garras e dentes foi tão perseguido que acabou sendo exilado. Ninguém sabe se ele vai voltar para a floresta.

   O macaco queria continuar reinando absoluto e intocável mas um dia, seus asseclas e companheiros mais próximos e que já estavam tão habituados a roubar bananas douradas sem qualquer impunidade, foram apanhados com a boca na botija. Foi um escândalo.

   Os outros animais surpreendentemente se revoltaram, as minhocas gritaram (embora poucos dessem atenção ao que elas reclamavam) e não teve outro jeito senão marcar uma grande assembléia onde seriam apurados todos os fatos, as denúncias e conforme a conclusão, os culpados seriam punidos com todo rigor.

   Após alguns dias de intenso debate, ficou evidenciado que as hienas, as cobras e os urubus eram os grandes culpados. O que é mais interessante , para não dizer frustrante e decepcionante é que tanto hienas quanto cobras e urubus fizeram questão (até choraram e juraram) de afirmar que o presidente-macaco- não sabia de nada e que ele era tão inocente quanto um recém-nascido .

   Ao perguntarem ao presidente o que achava do acontecido, candidamente (para não dizer cínica e espertamente) ele repetiu (jurou e chorou) que nunca soube de nada, que tinha sido traído , que era inocente e que as investigações deveriam continuar, doessem a quem doessem.

   Bem, o tempo passou, o assunto esfriou (em pouco tempo foi convenientemente enterrado e esquecido) e como as eleições estavam próximas, o presidente-macaco-enganador tomou todas as providências para continuar no posto ou numa outra hipótese, também péssima para os outros animais, vai tentar eleger uma hiena, uma cobra ou um urubu da sua confiança.

   O escândalo não deu em nada, as hienas, as cobras e os urubus prosseguiram roubando e os outros animais, bem esses (principalmente as minhocas), continuaram sem voz, pobres , enganados e burros (com exceção do burro, propriamente dito, que continua burro mas tem o privilégio de carregar o presidente nas costas) .....

 

 

                   *************************

 

(Como é uma história, ainda tem muita coisa para contar mas..... fica para outra vez....)




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 02/03/2008
Reeditado em 08/01/2013
Código do texto: T883951
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.