A propósito do dia 19 de abril,aniversário de Getúlio Vargas,lembrei-me de uma frase latina"sic transit gloria mundi" e tive a certeza que o destino dos ditadores e fura-bolos deste mundo,é esse mesmo,o "oblivion".o fatal esquecimento.Gegê,pai dos pobres,o todo-poderoso ditador que se eternizou no poder,que eu saiba,sequer foi lembrado por nenhum meio de comunicação,apesar dos beneficios que trouxe aos trabalhadores.
Mas,lembrei-me eu,e vou contar uma piada da era getulista.Todas as piadas sobre o Velho,naquela época,realçavam a sua simpatia,seu carisma(inconteste)e sua esperteza.E até o tiro mal disparado pelo lorpa Gregorio Fortunato,que pôs fim á Era vargas,as piadas do povo se voltavam mais contra a oposição á Getulio,e,não,para ridiculariza-lo.Esta é entre Gegê e seu desafeto,o Brigadeiro Eduardo Gomes:
Triste com o resultado da apuração,que,praticamente o tirava do páreo,o Brigadeiro vai rezar numa igreja e pedir a proteção dos santos.Pediu á N.Sra. e ela lhe respondeu:-O sr.despreza as mulheres;não tem vergonha de me pedir ajuda?Então êle tentou S.Benedito:-Sai fora,você é racista,acha que vou te ajudar?
Desesperado,volta-se para S.Sebastião:-Meu filho,eu gostaria de te socorrer,mas,estou preso e crivado de setas...
-Não seja por isso,meu santo,disse o Brigadeiro,esperançoso;chama o ajudante de ordens,desamarra o santo,tira-lhe as setas...
...e,aí,o santo sai correndo e gritando:-Viva Getúlio!Viva Getúlio!

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 27/04/2008
Reeditado em 25/08/2020
Código do texto: T964300
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.