Dr.Eusébio já clinicava em Maracás há mais de quarenta anos.Chegou recém-formado,tímido,ar caipira,mas,no decorrer do tempo,com lhaneza e competencia,ganhou muitos pacientes,entre esses,a conta "estrelada' do Cel.Quinzinho;ningúem na familia do coronel frequentava outro médico.Dr.Eusébio trouxe ao mundo os cinco filhos do casal,tratava da rinite de D.Candinha e de uma infecção crônica no ouvido direito do Quinzinho,que j~´a durava perto de vinte anos.O doutor casou-se,teve um filho,acostumou-se á cidade que o acolheu e nunca mais saiu.Seu filho cresceu,foi estudar na Capital,junto com o filho mais velho do coronel,e,quando quis estudar medicina-foi a glória!-O pai babava-se de gosto e já tinha até mandado vir de Campo Formoso uma bela esmeralda,para seu Jofre,o ourives,fazer o anel de formatura.Voltando o rapaz todo lampeiro,já doutor de anel e diploma,clinicou com o pai uns seis meses,até que este lhe disse:-Pedrinho,meu filho,eu e sua mãe sempre tivemos o desejo de ter uma rocinha,coisa pequena,para acabar nossos dias em paz,no meio das galinhas e cabras,plantando nossos legumes,tomando banho de rio e pitando meu cigarrinho,na rede,ao pôr do sol.A clínica,bem procurada,fica contigo;vai garantir o teu pão e o de teus filhos,como garantiu o meu.Sei que és um bom médico,vais criar renome,mas,te peço;dê uma atenção toda especial ao Coronel;Visite-o sempre,tome-lhe a pressão e acompanhe com cuidado aquela supuração que êle tem no ouvido,é crônica,não tem cura,mas,vai aplicando mézinhas e evitando a dor,que correrá tudo bem,se Deus quiser.Venho daqui há seis meses ver como estás;se precisares,manda o Juvencio com um bilhete.Beijou o filho e se foi.Seis meses depois,quando voltou,encontrou a clínica cheia,o filho atarefado,não puderam conversar até o almoço;conversa vai,conversa vem,o filho lhe disse,o peito estufado de orgulho:-Pai,não vás acreditar!Olha que curei o ouvido do Cel.Eusébio;o homem 'tá que ninguém aguenta,feliz como pinto no lixo,aonde vai conta a estória e é Deus no céu e eu na terra.
-Então o curaste;o coronel 'tá feliz,mas,eu não estou e logo,logo tu também não ficarás.
-Como assim,papai!?Não te entendo.O coronel tinha uma infecção causada por uma pulga que lhe entrou no ouvido e apostemou,dei-lhe penicilina,ficou curado.
-Meu filho,essa pulga,pagou teus estudos nos Maristas,pagou tua faculdade,anel e diploma,pagou esta casa e meu sítio,bobo.E,agora,como vai ser???

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 06/05/2008
Código do texto: T977735
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.