Êê...CiRaNdÊ!

Falou em ciranda vem logo a lembrança; uma dança, uma roda, uma infância, uma brincadeira das boas! E você já girou ao sabor dessas deliciosas lembranças? Eu perdi as contas...

Quer saber? Não é só divertimento de crianças, uma dança de roda também, tem gente grande no meio. Onde tudo teria começado?

Lá do outro lado do oceano, em terras portuguesas...veio vindo, vindo até chegar no nosso litoral, lá p'ras bandas de Pernambuco e foi logo vestindo roupagem nova...recriada pelas mulheres dos pescadores da região, cantando e dançando a espera do retorno de seus maridos.

Muitas dessas cirandas, na maioria cancionadas suave e melodicamente mais lembravam os mantras populares, os movimentos marítimos das ondas quebrando à beira-mar, o vento, os coqueiros, as praias, canoas, pescadores e sereias. E às vezes, lembravam a vida nos engenhos de café, do século XIX. Quer vê um tema que vamos sempre ver nas cirandas? Amor, beijo, casamento, abraço, cheiros diversos...

Embarque nessa magia, imagine uma roda com todos de mãos dadas e, lá vai começar a roda, e roda que roda...vale para os dois lados, num passinho rimado intercalados com pulinhos. Nada muito regrado, vale de repente inventar de improviso, alguns passos e acontece o que se pretendia, muita mais alegria na roda!

As possibilidades são sempre infinitas, tudo vai depender da criatividade dos participantes...Lá vem mais um refrão, trazido pelo mestre ou a mestra da roda (condutores) fazendo tomar conta, uma grande animação repetidas vezes, quer na rua, quer em salões!

Há várias interpretações para a origem da palavra CIRANDA, segundo um religioso, o Padre Jaime Diniz, um dos pioneiros a estudarem o assunto, vem do vocábulo espanhol "zaranda", que significa instrumento de peneirar farinha e que seria uma evolução da palavra árabe "çarand".

É bom e eu gosto de lembrar que na ciranda não pode haver preconceito. Trata-se de uma grande confraternização de diferentes etnias, independe do sexo, cor, idade, condição social ou econômica. Quanto mais gente melhor, mais bonita fica a ciranda! Numa ciranda as pessoas são sempre bem-vindas, basta abrir mais um pouquinho e segurar na mão do vizinho. Tanto na hora de entrar como na hora de sair, a pessoa pode fazê-lo sem medo de errar.

A idéia principal da ciranda é brincar, se divertir pra valer!

...e quando uma ciranda pode acontecer? Qualquer dia, qualquer hora. Hoje, com mais frequência é apreciada nas cidades do interior.

Lá vale tudo, viu? Ciranda-se em batizados, casamentos, em festas, ou mesmo no coreto da praça.

Ah! Como seria bom se nossas crianças de hoje tivessem nas suas lembranças infantis, a nossa ciranda de ontem...

DF, 03/06/2009