Será ciranda?

Nota: Desculpe a "ignorancia aqui do macaco", mas procurei o que significa "Ciranda" e como não encontrei resposta, acabei colocando alguns textos tipo "vai e volta" que para mim não deixa de ser alguma coisa que roda....uma ciranda....
Se alguém achar uma categoria mais apropriada ( que não seja humor , que é óbvio) me avise.

TUDO SE TRANSFORMA

* A amada se transforma em mãe dos seus filhos.
* O amado se transforma em mulherengo e sem caráter.
* O amor se transforma em amizade (ou em ódio).
* A amizade se transforma em caso sério, compromisso.
* O caso sério se transforma em relacionamento de cobrança.
* O relacionamento de cobrança se transforma em inimizade, ressentimento.
* O amigo com dinheiro para emprestar se transforma em pão-duro ou em otário.
* A mocinha linda se transforma em atriz.
* A mocinha feiosa se transforma em solteirona.
* Filhos de atores e de políticos se transformam em atores e em políticos.
* Compositor se transforma em cantor.
* Biólogos, sociólogos e ambientalistas se transforma em doutores em ecologia.
* Pessoas que se tornaram famosas sem ter opinião alguma se transformam em líderes de opinião.
* Críticos de arte (literatura, música e cinema) se transformam em donos da verdade.
* Pastores protestantes se transformam em portadores das idéias e intenções de Deus e de Jesus.
* Ex-jogador de futebol se transforma em técnico.
* Engenheiro que nunca estudou literatura se transforma em escritor.

__________________________________________________________
MUITO PIOR

* Pior do que uma excursão de ônibus cheia de suburbanos é uma excursão cheia de mineiros, argentinos e suburbanos.
* Pior do que agüentar menino prodígio é ter que agüentar os pais do menino prodígio.
* Pior do que sair com uma moça só por cortesia e sentir que ela está toda interessada na gente é sair todo interessado na moça e sentir que ela está ali só por cortesia...
* Pior do que visitar com a namorada o sobrinho dela à tarde é, depois da visita, ter que ficar a noite toda ouvindo ela contar as gracinhas do sobrinho.
* Pior do que deixar o ar condicionado desligado e passar o maior calor é ligar o ar e ter que agüentá-la espirrando a noite inteira.
* Pior do que tirar uma moça para dançar e levar um não é ela aceitar e não ter a menor noção do que seja dança e ritmo.
* Pior do que ver cobertura do carnaval pela TV – quem não tem o que perguntar entrevistando quem não tem o que responder – é estar lá no meio do salão, pulando feito bobo, no maior calor.
* Pior do que ser mordido por mosquito, é morder o próprio mosquito.
* Pior do que encontrar uma mosca na comida é constatar que havia uma mosca na comida.
* Pior do que chegar na estação do metrô e não ver o menor sinal de trem é chegar na estação e ver o trem acabando de fechar as portas para partir.
* Pior do que a menina bonitinha que você está olhando insistentemente no metrô não te dar a menor confiança é a gordona sem graça que está sentada ao lado dela achar que a paquera é com ela e virar a cara.
* Pior do que sentar em frente ao computador para escrever e as idéias não virem é, após terminar de escrever várias páginas, bater numa tecla errada e o texto ir “para o espaço”.
* Pior do que ler um livro de humor e parar no meio por não achar a menor graça é ser perguntado pelo autor do livro sem graça: “Gostou?”
* Pior do que ter que chegar às 9 horas na repartição por causa do ponto eletrônico é, depois de uma cor-reria danada, chegar minutos atrasado (imperdoáveis pela administração) e passar a manhã toda len-do jornal, porque não há serviço.
________________________________________________________
SITUAÇÕES DESAGRADÁVEIS
(relembrando Leon Eliachar)

* Ter empregada – não ter empregada.
* Namorada com muito tempo para você – namorada sem muito tempo para você.
* Se envolver com mulher casada – se envolver com mulher solteira.
* Calçar sapato novo para ir à festa – calçar sapato velho para ir à festa.
* Esperar o elevador para subir – subir de escada.
* Ar condicionado que gela – ar condicionado que não arma o compressor.
* Ter várias opções de programa para o fim de semana – não ter o que fazer no fim de semana.
* Restaurante lotado – restaurante vazio.
* Mulher que demora para se vestir – mulher que demora para se despir.
* Correr para assinar o ponto – não correr e perder o ponto.
* Agüentar calado o seu descontentamento no trabalho – dizer umas verdades para o chefão e ser mandado embora.
* Disputar com outros a companhia dela – não entrar na disputa e ficar de olho cumprido.
* Ter uma namorada muito derrubada que ninguém quer – ter uma namorada deslumbrante que todo mundo dá em cima.
* Usar camisinha – não usar camisinha.
* Ser obrigado a responder a um cumprimento de quem você quer evitar – não ter o cumprimento respondido.
* Bater no carro da frente – ser trombado pelo carro de trás.
* Ligar a TV e dar com uma dupla caipira – desligar a TV e ouvir a mesma dupla caipira na TV do vizinho.
* Flanelinha avisar que vai tomar conta do seu car-ro, quando você está estacionando – flanelinha falar que tomou conta do seu carro, quando você está indo embora.
* Achar que tudo na vida é pré-determinado – achar que tudo na vida é obra do acaso.
* Dormir cedo – acordar cedo.
* Dar uma “bicicleta” na mulher para sair com uma gatinha – não dar a “bicicleta” e não sair com a gatinha.
_______________________________________________


textos do livro "Detalhes" de  Luiz Otávio