EMBRIAGUEZ COM MARTINI

Roberta cursava o 2º Grau em uma escola da capital do seu Estado. Certo dia uma parte de sua turma marcou para fazerem um passeio no campo. Foram a uma fazenda do pai de se amigo Daniel.

Dentre as meninas da escola, Roberta chamava a atenção por sua beleza. Era morena, de cabelos lisos, olhos claros e corpo bastante torneado. Muito bem feita. De pernas grossas e com um lindo bumbum. Com todos esses apetrechos, ela era a garota mais cobiçada da escola.

Do passeio na fazenda participaram nove colegas, cinco meninas e quatro rapazes. Renilson já bebia há muito tempo, porém naquele dia se excedeu nas doses de Martini. Sua bebida preferida, como a da maioria dos rapazes, era cerveja. Mas, já há alguns dias Renilson vinha querendo se aproximar mais de Roberta, pois estava a fim de namorá-la. Por esse motivo ele deixou de beber com seus amigos, preferindo se enturmar com as meninas e para isso só bebeu Martini.

Com sua embriaguez Renilson precisou ser socorrido. O pai de Daniel era médico e se encontrava na fazenda, logo tratou de examiná-lo. Em sua consulta, o Dr. Reginaldo, brincou e disse que os seus sintomas estavam perecidos com a narcose por nitrogênio. A turma não entendeu nada, mas como Renilson já havia sido medicado e encaminhado para um repouso, todos estavam tranquilos.

Dias depois, Renilson e Roberta se encontraram na escola e no bate papo, Roberta comentou as palavras do médico - “seus sintomas estão perecidos com a narcose por nitrogênio”. Renilson lembrou que já ouvira esse termo antes, de seu pai que era marinheiro. Disse também que em sua casa havia uma coleção de equipamentos náuticos. Roberta ficou curiosa e pediu para conhecê-la.

Para grande felicidade de Renilson, no outro dia Roberta foi à sua casa conhecer a coleção de seu pai. Enquanto estavam olhando cada um dos equipamentos, Renilson comentou a expressão usada pelo médico no dia de sua embriaguez.

Seu pai explicou que a narcose por nitrogênio ocorre à medida que respiramos ar comprimido em profundidade. Quanto maior a profundidade, respiramos maiores pressões dos gases componentes, e enquanto o nitrogênio é um gás inerte, inofensivo ao nosso organismo, ao nível do mar passa a ter propriedade narcótica com o aumento da sua pressão parcial. Falou também que seus sintomas, realmente parecem com a da embriaguez alcoólica, por isso a narcose com nitrogênio é conhecida como embriaguez das profundezas.

Após esta aula de conhecimentos náuticos, o pai e a mãe de Renilson saíram para fazer compras, deixando os dois amigos admirando as peças da coleção.

O que mais chamou a atenção de Roberta, foi uma armadura de borracha e ferro muito bonita. Renilson aproveitou para demonstrar seus conhecimentos a respeito e falou que aquilo era um escafandro, um equipamento usado por mergulhadores para trabalhos no fundo da água. Explicou também que aquela estrutura comunicava-se com a superfície através de um duto que assegurava a livre respiração e permitia resistir à pressão da água.

Enquanto escutava as explicações de Renilson, Roberta não resistiu à tentação e, segurando seu rosto com as duas mãos, o beijou na boca. A partir daí daquele instante eles ficaram namorando e de vez em quando, voltavam àquele quarto para apreciar a interessante coleção.

Roberta nunca mais esqueceu o que era um escafandro e Renilson preferia pensar na maravilhosa conseqüência de sua embriaguez com Martini.

Ismael Gaião da Costa

Recife, 10 de março de 2009