** O PRESENTE PRECIOSO **

Certo dia, ao passar em frente a uma joalheria, pôde desfrutar de uma bela visão, meus olhos se petrificaram ao contemplar uma jóia jamais vista nas redondezas da cidade onde eu morava.

Por ser simples na cor, embora cheia de encanto, todos que por ali passavam olhavam e a contemplava. A beleza foi tamanha que não conseguir resistir e ao dono da joalheria então me dirigir.

Conversando com o dono da loja, não me contive e perguntei: Senhor isso é uma jóia, simples ou apenas quem pode ter é rei?

Intrigado com a minha pergunta o bom moço então falou:

Filho, esta é uma jóia rara, estimada e de grande valor, nem todos que á contemplam poderão um dia possuir. É por isto que há muitos anos ela nunca saiu daqui.

O menino então foi para casa com aquela doce lembrança, imaginando como ficaria feliz, o coração da constância.

Logo na manhã seguinte a joalheria o garoto voltou. Percebeu que na frente da loja já não havia mais aquele movimento constante e encantado, pois aquela jóia rara não fazia mais parte do mesmo cenário.

Sem saber o que fazer o garoto se aproximou. Com a voz mansinha e assustada, ao seu João perguntou:

O que aconteceu com o senhor e com toda aquela felicidade? Onde estar aquele homem que parecia ser feliz de verdade? Ao levantar a cabeça e com a voz melancólica o seu João respondeu:

Garoto! Acho que você estar enganado aquele homem não era eu. Se realmente eu fosse feliz agora estaria rodeado dos meus amigos de infância que se perderam no passado. Depois que roubaram a minha jóia os amigos desapareceram... E aqueles que ainda passam por aqui parecem que nunca me conheceram.

Ainda desconfiado o seu João perguntou: O que você ainda faz por aqui se não tenho mais nada de valor?

Porque não me deixa em paz e segue o seu caminho? Deixa-me morrer sossegado, aqui no meu cantinho, vai procurar outro rico para ver se consegue roubar, pois aqui nessa casa nada de valor, mais irá encontrar.

Pois nem alimento, eu tenho mais para comer... E todos os dias da minha vida o que eu desejo é morrer.

O garoto entristecido resolveu se ausentar, mais antes perguntou ao homem o que poderia fazer para ajudar, para que ele não desistisse da vida e nem ficasse a sofrer, vivendo isolado apenas desejando morrer?

Logo em seguida o seu João respondeu. Some da minha frente e esqueça que me conheceu. Se realmente quiser me ajudar, vai atrás de quem me roubou, acabando com a minha vida e me tirando até o amor.

Tudo o que eu mais queria, era ter a minha jóia de volta, pois só assim os amigos não me virariam as costas. O garoto retornou a sua casa, muito mais entristecido, não sabia o que fazer para ajudar o seu amigo. Todas as noites, aquele garoto retornava a casa do seu João, deixava sempre uma rosa e uma farta refeição, Junto a ela um bilhete no qual se achava escrito:

Der mais valor à vida e alimente o espírito, estamos aqui de passagem e não precisamos sofrer por coisas materiais que não nos ajudam a crescer. Tudo o que eu tenho são sonhos, que pretendo um dia torná-los esqueceu reais, ter alguém do meu lado para poder compartilhar...

Passaram-se muitos anos e aquele garoto cresceu, porém do amigo João ele jamais se esqueceu. Mesmo que esse alguém esteja sempre ocupado juntando tesouro na terra, sem se deixar ama.

Um dia João sentiu a falta daquele garoto tristonho e andando pela cidade pode rever seus vizinhos. Alguns jogados nas calçadas, enrolados em papeis de jornais, outros deitados nas praças em noites de temporais.Mas adiante, ele encontrou com a doce constância, alegre e sorridente, perguntou o que tinha acontecido que a deixou tão contente? Ela então respondeu:

Estou feliz de fato e isso não posso negar depois de 30 anos, meu tesouro vai voltar. Foram 22 anos sofridos, de saudades e lamentações, apesar de ter posses, dinheiro e uma boa casa, vivia momentos de solidões. Minhas noites eram longas, tristes e sem emoção, faltava à presença do meu filho amado e estava vazio o meu coração.

Os amigos que de mim se aproximavam não me amavam de verdade, só viam as minhas riquezas e por mim de fato nem tinham amizade. Se um dia você tiver um amigo, vai conseguir me entender, que não há tesouro maior que ter alguém para amar e ter Bem querer

Naquele momento, o João ficou parado, perdido no tempo e sem conseguir se mover, logo em seguida, lembrou-se daquele pequeno garoto que estava sempre por perto para não deixá-lo sofrer.

Abraçou a doce constância e sentiu uma forte emoção. As mãos ficaram tremulas e disparou seu coração. Ela ao sentir as mesmas coisas, logo se pôs a chorar.

De sua face descia lágrimas de felicidades por estar voltando a amar.

Os dois então se unirão e juntos passarão a viver, esperando pelo filho amado para juntos compartilhar, da mesma felicidade que eles estavam a desfruta. Em uma noite calma, enquanto estavam ao olhar o luar, a Constância lhes perguntou:

Meu querido João, Porque você nunca soube amar? Porque vivia sozinho em meio uma multidão, se tinha uma jóia tão rara a preencher o seu coração?

João ficou em silêncio e sem saber o que dizer, pois apesar de ter realmente aquela jóia, não sabia o que era viver..Vivia para alegrar os amigos que estavam sempre por perto, mas quando a sua jóia foi roubada, nenhum deles pisaram mais sobre o seu teto.Ela olhou para o João, com os olhos cheios de lagrimas e então respondeu:

Querido, meu filho sempre teve riquezas, pessoa que o cortejava, mais nunca se sentiu importante como de fato queria. Ele amava a vida, os amimais e a terra, porem, a falta de algo mais, ele sentia, Partiu para ajudar um amigo, a outra vez se reencontrar, mesmo sabendo que seria difícil de poder o seu desejo realizar.

Más com a graça de Deus, e mesmo estando distante eu o sentia sempre presente e podia ver o seu semblante.Neste momento, o silencio é quebrado com o barulho da porta se abrindo. Com um sorriso estampado na face entra um belo jovem, com um embrulho na mão e em passos lentos se dirige ao seu João.

E oferta com cuidado sem deixá-lo cair da mão, se abraçam em meio às lágrimas, por estarem cheios de amor e carinho um pelo outro sentir.O João sem entender o que estava acontecendo, pergunta ao jovem rapaz o que ele estáva lhe oferecendo?.

Com a voz firme e trovejante, aquele garoto, agora jovem e maduro responde: Nunca fui um delinqüente, como um dia você insinuou;

Nunca vi algo tão lindo como a jóia que você sempre guardou. Nunca aceitei o fato de você estar a sofrer. Por nunca haver tido um amigo e sempre estar a buscar, encontrei na sua tristeza a oportunidade de me aproximar, apesar de você não me aceitar por eu ser uma criança, Não poderia te deixar sofrendo e nem tão pouco perder a esperança Por isto partir para longe em busca da sua jóia da forma que você me pediu, e não podia retornar depois de tanto tempo com os braços vazios. Aceite o meu presente ele é dado de coração, Para mim, o mais precioso dos presentes que eu encontrei foi poder retornar a minha terra e ver vocês em união.

Nunca se esqueçam que os maiores tesouros que uma pessoa pode possuir; não deve ser guardado nesta terra, onde as pessoas de maus hábitos de repente podem aparecer levar ou então destruir. Lembre-se que os verdadeiros amigos não se perdem com a distância ou com o tempo. O amor que ele traz no peito para conosco ser compartilhado é eterno e supera todos os sofrimentos. E esta foi a nossa maior prova de amor e presente mais precioso. Cultive tesouros no céu onde aquele que cuida estará sempre te dando toda a atenção e ter ensinando a amar para que possa com outros vir um dia a compartilhar as mesmas alegrias de seu coração... Descobrindo que o mais precioso dos presentes é saber amar, se deixar amar e ajudar a um irmão, estando sempre carregado de paz no coração.