Casamento de Letícia;

Será que ela casou-se mesmo

Paôla e Regina vão a Loja comprar suas Roupas para o casamento de Letícia; lá ela estava

[Letícia] que bom encontrar vocês aqui! E o caso de Nora em meninas, será verdade? Pior é que eu não sei o que será de mim; meu pai decidiu que eu tenho que me casar com Gabriel só por que é filho do senhor Figueroi

[Regina] mas por que vai se casar com um rapaz que não gosta? Não faça isso Letícia! Ainda é tempo de desistir; vai arruinar sua vida, e a dele! [Letícia] não tem jeito Regina, eu não posso ir contra a vontade do meu pai por que meu pai e o pai de Gabriel querem aumentar seus negócios, e através deste casamento eles se ajuntam em uma sociedade lucrativa. [Paôla] e Gabriel sabe que você não gosta dele , e vai se casar somente por esse motivo? [Letícia] sabe, mas ele é tão canalha quanto meu pai! Também é um mercenário, que não faz questão de ser infeliz o que importa é ser cada vez mais rico.

Meu pai me obriga casar, mas não me obrigará a viver com ele;

[Paola] e o que você pretende fazer?

[Letícia] ainda não sei, mas que vou dar um jeito eu vou.

[Regina] desiste desse casamento enquanto é tempo, não case com o rapaz que você não gosta a final, quem vai sofrer é você!

[Letícia] não Regina não é tão simples assim meu pai não aceitaria me casar com outro; ele faria da minha vida um inferno; eu me caso, e depois de casada ele não terá mais poder sobre mim, eu dou meu jeito.

[Paola] pense bem minha amiga.

[Letícia] eu já pensei! E vocês verão o que eu sou capaz de fazer; alguns dias se passaram, e o casamento estava prestes a acontecer . Para o meu pai o senhor Antonio Medeiros, aquele seria o dia mais feliz de sua vida, esse casamento meu com Gabriel, era uma grande tacada! E por isso decidiu dar folga para a piãosada toda; ninguém ficaria na fazenda no dia do casamento de Letícia a linda, e obediente filha do senhor Medeiros.

Aquela folga para os empregados da fazenda, foi um prato cheio para eu e Filipe colocar em prática o nosso plano;

[Felipe] já que me havia dito que faria qualquer loucura por esse nosso amor proibido, e agora o que pretende, vai mesmo se casar com o bonitão? Eu de minha parte faria qualquer coisa para atrapalhar os planos do velho Medeiros. Em relação a esse casamento.

[Regina] Eu já desconfiava que felipe seria o candidato eleito pela bela Letícia, para ela era ele a sua alma gemia. Já Para seu pai, Gabriel era a galinha dos ovos de ouro

Alguma coisa teria que ser feito; o que eu não sabia, era que já estava

Tudo combinado entre Letícia e Felipe, que era filho de um respeitado sitiante da região, ele também tinha cacife para candidatar-se a genro; mas não era o escolhido do poderoso Antonio Medeiros; sabendo que era o dia do seu casamento, Letícia não se comportou como uma ovelha indo para o abate, pelo contrario queria impressionar o pai; Letícia se levantou pela manhã como que estivesse se conformado um semblante alegre e logo ouviu o pai dizer – hoje é um dia de alegria, - é verdade meu pai o senhor tinha razão, eu cheguei a conclusão que me casar com Gabriel é o melhor para mim; - o filha isso me deixa mais feliz ainda, para provar isso, vou dar folga para todos os empregados para que possam participar da minha felicidade; Letícia chamou o Zé pretinho, e disse arreia o malhado põe ele na charrete e me leva ao salão par arrumar meu cabelo quero ficar bem bonita para o homem que eu amo; lá foi o Zé, preparou a charrete e ao chegar na cidade, Letícia mandou que ele fosse procurar por Regina e trouxesse até ela; assim fez quando Regina chegou, Letícia pediu vai e diz ao Felipe que a fazenda estará deserta nem um peão estará por perto : Regina perguntou : - o que você vai fazer Letícia? – sem perguntas, e sem e sem falar para ninguém - assim fez Regina como a amiga pediu.

Aproximando a hora do casório Felipe partiu para a fazenda Medeiros; Zé pretinho era tão obediente, ele gostava tanto de Letícia que fazia tudo que ela pedia sem discutir; Letícia disse - Zé deixa o malhado na cocheira, sem que meu pai perceba. Amanhã você saberá por que eu estou te pedindo para fazer isto, á outra coisa deixa uma sela com arreamento completo Felipe em casa aguardando o momento certo, arreou o seu cavalo alazão e foi; chegando lá pegou o malhado de Letícia arreou o malhado, montou em seu cavalo alazão, e partiu para o ponto combinado; puxando o malhado que o acompanhou marchando atrás do seu alazão; como a cidade é pequena, o local escolhido onde a igreja seria construída foi em um alto que era o local mais bonito, ali ela seria um destaque, enquanto aguardavam a chegada da noiva na Igreja, Letícia pediu para parar o carro ali, que queria sair um pouco para tomar um ar era o que todos pensavam, coitada deve estar fadigada dentro de tanta roupa! Pois naqueles dias fazia muito calor Assim que Letícia saiu do lado de fora La da igreja, ninguém via pois eles pararam antes da subida; o chofer disse – eu ouvi um assobio e ela foi em direção, mas como ela pediu para tomar um ar, eu pensei que quisesse afrouxar as roupas, só que ela não voltou, eu vim avisar; esse foi o tempo bastante para os dois montar e partir..

Ninguém suspeitava que ela estava combinada com Felipe;

[Regina] Paola eu estou desconfiada que Letícia fugiu com Filipe.

[Paola] porque você tem essa desconfiança?

[Regina] eles já foram namorados, e o namoro só acabou por interferência do pai dela, mas eles nunca deixaram de se amar;

[Paola] não! Isso é coisa do passado. Letícia não faria isto.

[Regina] eu não acho que seja coisa do passado como você diz, por que antes do casamento, pela manhã ela me pediu para dar um recado a ele, e o que ela mandou dizer me faz pensar.

[Paola] se é assim, você tem razão; e o melhor é ficar de bico calado, por que pode sobrar para você.

[Regina procurou o Zé pretinho e perguntou: - Zé, você está sabendo de alguma coisa, sobre o sumiço de sua patroa?

[Zé] eu não sei de nada e se soubesse eu não ia dizer.

[Regina] o Zé, você sabe da minha preocupação, ela era minha melhor amiga.

[Zé] eu só sei que ela pediu pra eu deixar o cavalo dela preso na cocheira, e eu deixei! Quando voltei o cavalo estava com marcas de arreio e muito soado.

[Regina] isso ainda não explica tudo mas ajudou sai dali fui ao sitio da família de Felipe, encontrei a irmã dele a Nilza e perguntei o Felipe está em casa?

[Nilza] não Felipe sumiu desde o casamento de Letícia, eu estou preocupada de ele estar envolvido no sumiço dela;

[Regina] eu também Nilza, e ele é um sujeito muito esperto deve ter fugido pela Ladeira que é o caminho mais seguro; - e por isso não fugiu com sua amada pela estrada; deve ter sido Felipe mesmo ele conhece todos os caminhos, e sabia que era pela estrada onde iriam procurá-los primeiro e foi mesmo o que todos pensaram; será que Letícia fugiu para não ficar casada com Gabriel?

[o pai] Se foi isso, alguém a ajudou;

E foram ajudados mesmo Geraldo e Camilo os ajudou Geraldo os levou de carro para pontal do sol, cidade onde Natali Nasceu; Camilo tirou o arreio do cavalo de Letícia, soltou-o no pasto, montou no alazão de Felipe, e voltou pelo mesmo caminho ninguém viu pois estavam todos empenhados em encontrar a noiva em algum lugar pela cidade. Chegando em pontal, Letícia Telefonou para Natali e contou toda história.. Natali disse – agora só tem um jeito, vocês vão para casa do meu avô, digam que são meus amigos, que eu vou conversar com meu marido e nós vamos resolver a situação de vocês.

Natali falou com Roberto: - eu sei onde está Letícia já Telefonei para meu avô, e ele a acolheu

Só que ela não está só, ela fugiu com Felipe, e nós temos que fazer alguma coisa!

[Robert] Que Felipe Natali você está falando? – [Natali] você o conhece bem! É o filho daquele sitiante lá onde tem a cachoeira cristalina.

[Roberto] eu sei mas por que fizeram isso? Deixar o noivo na igreja e fugir com outro, isso é demais!

[Natali] Letícia estava sendo pressionada a casar-se com Gabriel, para satisfazer os interesses do pai, ela gosta mesmo é do Felipe .

[ Roberto] e você vai se meter nisso Natali?

[Natali] vou sim Roberto, ela fez muito bem, se Felipe não a amasse, ele não teria feito isso; ele sabe o risco que corre, mesmo assim, arriscou-se.

Ademais, Letícia é minha amiga não vou decepcioná-la.

[Roberto] se é assim eu vou com você; quando chegamos em pontal Natali perguntou como fizeram para vir até aqui?

[Letícia] nós sabíamos que certamente eles iam me procurar,

Enquanto isso, nós montamos nos cavalos que Filipe avia levado para perto da igreja, e subimos a ladeira em direção a fazenda do meu pai era onde jamais alguém esperava que eu fosse; chegando lá estavam dois amigos de Felipe, esses sabiam do plano: era Geraldo e Camilo; estavam esperando em um carro preto; entramos naquele carro, e Geraldo nos conduziu aqui para pontal do sol.

[Roberto] e vocês sabiam que aqui é a cidade

Que Natali nasceu?

[Letícia] eu sabia, e foi por isso que falei com ela pelo Telefone.

Eu pedi a ajuda dela, por que eu não sabia o que fazer Felipe queria ir para um hotel, mas eu achei arriscado;

[Natali] tem razão seria o primeiro lugar onde seu pai iria procurar depois de correr as casas de amigos seus e familiares; fiquem aqui até a poeira abaixar, depois o padre bento vai casar vocês, e poderão dar o rumo que quiserem as suas vidas.

Quinze dias depois

[Padre bento] senhor Antonio eu estou aqui em sua casa, por que eu sei que o senhor é um homem religioso, e não gostaria de ver sua filha em adultério. Quero avisar que ela e o rapaz a quem ama, me procurara para faze o casamento deles,

[o pai] não padre, o senhor não pode fazer isto! Ela vai se casar com o rapaz que eu escolhi, e não o que ela quer; eu sei o que é melhor para ela.

[padre bento] mas senhor Antonio, nem tudo que satisfaz os nossos interesses, é o que é bom para outras pessoas mesmo sendo nossos filhos. Nisso chega o ex-noivo

Gabriel] Eu soube que o padre bento estava aqui eu pensei que tivesse alguma noticia; quando o padre ia me responder, o senhor Antonio tentou impedir mas eu pedi que o padre continuasse; era isso senhor Antônio? Sua filha está com outro homem, e o senhor quer que ela volte para eu tomá-la como esposa? O senhor é Ridículo! Pode esquecer a sociedade, pode esquecer todas as vantagens que teria com esse casamento e adeus.

[Padre] então o que a sua filha me disse era verdade senhor Antonio! Eu que sempre o considerei como uma pessoa de moral e religioso

Eu ainda não os concedi a benção do matrimonio, em consideração a tudo que eu pensava a seu respeito; agora vou para pontal do sol cuidar de legalizar a união dos dois, e o senhor terá de aceitá-los pois quando saírem da frente do altar serão marido e mulher

jômuniz
Enviado por jômuniz em 15/06/2009
Reeditado em 26/11/2017
Código do texto: T1649896
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.