Uma Escolha

Uma escolha

Descendo as escadas depressa Anita ia pensando na decisão que deveria tomar naquela manhã .Havia pensando a noite toda,mal dormira e acordara antes do despertador .Na rua caminhava de cabeça firme,olhos fixos ao longe,olhou o relógio,tinha ainda cinco minutos .Atravessou a Avenida e entre pessoas apressadas como ela,seguiu até o outro lado da rua.

Dentro do escritório ,Mauro examinava alguns e-mails,segurando o queixo com uma mão rolava a tela do micro com a outra.O celular tocou ,o rapaz virou-se e atendeu ainda olhando os e-mails,conversava preguiçoso,do outro lado uma voz feminina respondia.

Era sexta-feira,a última do mês,geralmente o serviço era pouco,muitos já haviam realizado seus afazeres com antecedência,mas Mauro precisava verificar uma papelada e a correspondência virtual,o serviço havia acumulado devido a uma viagem que ele relutara em fazer ,mas seu chefe o convocara.Terminou no celular e levantou-se, foi pegar um papel que saia do fax.

No corredor do edifício o elevador abriu,dele saiu uma moça alta,magra ,com um terninho azul marinho,carregava consigo uma pasta de mão.Dirigiu-se a sala de Mauro.Batendo delicadamente na porta entrou.

_Bom dia!Consegui chegar a tempo ,trouxe as planilhas,iremos verificá-las agora?

Anita falava determinada,acomodando-se ao lado do rapaz.

_Sim.Apenas deixe-me ler este último e-mail.Respondeu ele ,oferecendo-lhe um café.

Os dois jovens eram colegas de escritório já há uns dois anos ,gostavam um do outro e muitas vezes saiam juntos no final do expediente.Anita era solteira ,de vez enquanto arrumava um namorado ,mas nada sério.Mauro era casado,tinha uma menininha,mas sempre que podia acompanhava Anita em suas saídas.Os dois eram colegas,amigos e amantes.

_Olhe estes números!Acho que deveríamos checar mais uma vez...Falava Anita compenetrada.Enquanto discutia o assunto com ele,lá em algum lugar de sua mente dizia a si mesmo que precisava tomar uma decisão.

Eram quase uma hora da tarde quando os dois terminaram o trabalho.Resolveram almoçar num restaurantezinho que ficava perto do escritório,ali conversavam calmamente e naquela hora havia sempre uma mesa discreta.

Anita pediu uma água e ele um vinho,não voltaria ao escritório, havia prometido a esposa que a levaria a um shopping,sábado era o aniversário dela. Ele e a esposa se relacionavam bem,não a amava,mas era carinhoso e adorava muito sua filha Isabela.

_Você não está com fome?Mal tocou na comida?Dizia ele .Anita remexia o garfo no prato.Olhava pelo ambiente, parou seus olhos em direção a um casal que entrava,a moça estava grávida._Lembra-se daquele noite ,na festa do Raul?Acho que naquela noite....tenho certeza,pelas minhas contas...Mauro...estou grávida.

Ele estava olhando-a mas quase não a escutava,pois estava pensando que os sogros

deveriam chegar no fim de semana e ele ainda não havia preparado a churrasqueira,nem comprado o vinho que prometera.Ao ouvir a palavra ,olhou sério e perguntou:_Você quer?

_Não sei...estou tão perplexa tanto quanto você.

Anita nunca pensara em casar.Mauro era apenas um bom sexo.Se davam bem no trabalho,não havia paixão ali.Ela sempre soubera que a família dele viria em primeiro lugar e também não se importava em ficar nos feriados e finais de semana só, pois sempre tinha algum amigo que a procurava para uma saída.

Mas às vezes olhava as outras mulheres com seus filhos,ou suas colegas de escritório ,muitas vezes se pegara observando as conversas delas sobre colégios,brincadeiras,remédios...Não se considerava uma possível mãe solteira,e sempre tomara o cuidado de não engravidar.Criança e trabalho não combinava com ela.

_Vou ficar preso este finde,mas na terça vamos conversar melhor sobre isto,ok?Você quer que eu ligue para alguém?

Ela arrumou o cabelo e disse que terça conversariam,precisava voltar ao escritório.

Eram oito horas da noite,Anita folheava um revista na sala,pensava na decisão,seria a melhor?Poderia correr este risco?E se mais tarde quisesse outro filho?Eram tantas as perguntas..algumas com respostas,outras nem tanto...olhou o relógio,nunca ligava para ele ,era um trato entre eles....levantou-se foi pegar algo na cozinha,enquanto comia,olhava pela janela da cozinha,lá do outro lado no edifício em frente, numa sala de um apartamento,uma moça rodopiava com um bebe.A criança sorria,enquanto a moça acarinhava o rosto dela.Anita ficou ali observando a cena,olhou ao redor do apartamento,caminhou até o quarto.Sentando-se na cama,abriu uma gaveta de um pequeno armário e dela tirou uma foto,uma menininha loirinha sorria dela.Deitou-se segurando a foto sobre o peito.

O escritório estava movimentado,início de mês,idas e vindas de funcionários e clientes.Mauro lia umas planilhas,de vez enquanto olhava por cima dos papéis em direção ao elevador...eram dez horas e ela não havia chegado.Ligara para o apartamento ,para o celular,nenhuma notícia._Mauro você já enviou aquele doc?Uma voz grossa e retumbante entrara na sala despertando-o,era seu chefe de setor.O homem estava nervoso e apertado num terno cinza ,gesticulando e dando sinais de ansiedade.O rapaz levantou-se e foi a uma salinha onde ficavam os arquivos,ali puxava várias pastas,estava tenso,olhava para o relógio de pulso e ao voltar a sala percebera uma chamada no celular.Fechou a porta e ligou.Alguém do outro lado deu um endereço.Ele pegou a carteira,a chave do carro e saiu em direção ao elevador.

A porta abriu e dela surgiu uma mulher gorda ,ao fundo uma sala e num sofá deitada, estava Anita,pálida.Mauro correu até a ela ,acomodou-a nos braços e a levou até o carro.Havia mancha de sangue em sua blusa.Estava suando.Ele disse que a levaria a um hospital.No caminho ela pronunciou baixinho_Não tirei...não tive coragem...Sei que estou sozinha nisto agora,mas não tive coragem.

Mauro estacionou o carro ,virou e a agarrou beijando-a intensamente._Não vou te abandonar,não deixarei esta criança sozinha.Darei um jeito.Beijaram-se e ali ficaram alguns minutos.O carro começou a se movimentar,em direção a marginal,ultrapassando outros carros,velozmente sobre a pista,deslizando sobre o asfalto acompanhado pelo céu azul daquela terça-feira.

Violetta

Violetta
Enviado por Violetta em 19/07/2009
Código do texto: T1707167
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.