Sonho desfeito
Mariana está de novo sozinha.Mais um relacionamento aparentemente promissor chegou ao fim.Depois de um longo tempo sem namorar, de ter passado por uma reflexão profunda sobre sua vida, abriu a guarda, pensou que estava pronta para outra vez experimentar um novo amor.Há muito já não saía à noite.Sua reclusão( opcional e necessária) levou-a a buscar um site de relacionamentos na internet, onde conheceu várias pessoas, algumas muito interessantes.Assim, Mariana foi preenchendo o vazio, quando não estava no trabalho.Desses contatos ,alguns se tornaram reais, saíram do mero ambiente virtual e passaram a fazer parte, de alguma maneira, de sua existência.Mas foi com Luís que Mariana sentiu algo mais forte.De repente, passou a acreditar que um amor tranquilo, sincero, estava chegando pra valer.Deu até pra fazer alguns planos: morar juntos, constituir uma família, compartilhar a rotina diária .E assim os dois começaram a se ver com mais frequência.As amarras de um e de outro foram se rompendo aos poucos.Parecia que ia dar certo.Mas, um ano e meio depois, Luís passou a se esquivar, a se amesquinhar na relação com Mariana.As desculpas de falta de tempo tornaram -se recorrentes.Como ele era separado e morava com os filhos, sempre os filhos eram prioridade.No início, deu para aceitar.Afinal, o pai era ele.Mariana ainda não era mãe.E como toda mulher amorosa, tentava se colocar no lugar dele e pacientemente esperava.E até admirava aquele homem que assumira os filhos, coisa não muito comum nos dias atuais.Imaginava que num dado momento engravidaria e ao seu lado teria um homem companheiro, que estenderia todo o seu desvelo paternal ao filho de ambos.Mas esse sonho foi se desfazendo na exata proporção em que as máscaras foram caindo, uma a uma.As mentiras(sempre elas!) foram deixando rastro.Na verdade, Luís era egoísta.Tinha uma dificuldade imensa de compartilhar qualquer coisa que fosse, desde um pensamento, um desejo, uma tristeza ou uma alegria.Nem a figura do pai ideal resistiu à verdade.Ele não se entendia bem com os filhos.Assumiu-os apenas para não "dar boa vida" para a ex, segundo suas próprias palavras, revelação feita num dia em que umas taças de vinho a mais o fizeram mais falante.Enquanto Mariana buscava constantemente entendê-lo, ele não queria ser entendido.O seu desejo (esse sim não acabara) era sexo, nada mais.E o pior que ,nesse ponto, também não havia sintonia.Mariana era romântica.Se entregava inteira, tentava satisfazê-lo de todas as maneiras e... não tinha retorno.Então, depois de todas as tentativas de salvar a relação, ela jogou a toalha.Não dava mais.A reação dele? Imagina!Laconicamente perguntou: Tem certeza que é isso que você quer? Veja que é você que está terminando.Meu Deus! Como é que pode? Tanto investimento, tanta tentativa de melhorar tudo e ele se esquiva de qualquer responsabilidade?Mariana se sentiu como tantas outras mulheres, desolada, como um ET.De fato pertencemos a planetas diferentes. Não é possível tanta frieza, pensou.
Luís se foi.Agora é recuperar novamente a crença que um novo amor é possível.Respirar fundo, arregaçar as mangas e ir à luta.Não à caça, pois é preciso estar bem, revitalizar o pensamento e acreditar que o amor é sempre uma via de mão dupla, a ser percorrida de mãos dadas e com o olhar na mesma direção.Se não for assim, pode ser qualquer outra coisa, mas não é amor.