Sementes de amor e esperança

O dia amanheceu com aquele cheiro a hortelã. Tio Janeca chamou o sobrinho Zeca que, ainda, dava voltas na enxerga de palha a que chamava de cama.

- Levanta-te, Zé preguiçoso, que o galo está quase a cantar!

Zequinha era um jovem amargurado, órfão de pai e mãe, no auge dos seus 15 anos, abandonou os estudos porque a inteligência não o havia contemplado e porque ficara entregue aos cuidados do Tio Janeca, seu único parente, eremita por opção, agora, acompanhado do desmiolado rapaz, invasor das suas horas de meditação e contemplação da natureza.

- Oh tio, eu hoje podia dormir mais um pouco, a Xinha está prenha e agora não dá leite, se não tenho de ordenhar a cabra para que é que preciso levantar-me tão cedo?

- Anda, senta-te aqui junto a mim e come estas sopas de café com leite!

- Sabes?

- A natureza também tem os seus horários e, tal como tu, também dorme, mas para isso Deus fez a noite. Se somos parte dela temos de respeitar as suas regras.

- Oh tio, mas eu sou parte da natureza?

- Claro que sim, tudo o que foi criado por Deus faz parte da natureza.

- Olha vem daí, vamos sentar-nos debaixo deste velho carvalho.

- Agora respira fundo e pensa nas estrelas, nas nuvens, no sol e nos ciclos da lua…

- Consegues perceber como cada um deles surge e desaparece conforme o horário que lhe foi destinado pelo Criador?

- O tio sabe cada coisa, nunca tinha pensado nisso, eu cá só me apetece dormir.

Nisto, Zacarias, o galo capão, cantarolou a cantiga que Deus lhe encomendou para acordar a humanidade e Zeca entendeu finalmente que àquela hora da madrugada a natureza despontava na sua plenitude e quem muito dormia nunca haveria de testemunhar tamanho milagre.

Ali, mesmo na sua frente, o carreiro das formigas atarefadas atropelava-se na correria desenfreada pela sobrevivência, ainda mal rompera a aurora e já estes seres minúsculos cumpriam o seu destino.

O Tio Janeca tirou do bolso das jardineiras umas pequenas sementes e ordenou a Zeca com a convicção de quem já viveu o suficiente para ensinar o que a vida lhe ensinou:

- Anda, quero que deites estas pequenas sementes à terra!

- São sementes de quê tio?

O velho eremita respondeu:

- São sementes de amor e esperança.

Fana
Enviado por Fana em 01/11/2009
Código do texto: T1899841
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.