Um Banco e Um Cigarro

Fazia anos que não a via. Estava lá sentando naquele mesmo banco de praça de todas as noites que passaram juntos. Por que havia ligado mesmo para ela? Saudades, malditas saudades. Agora estava ali, feito o tolo que sempre fora, esperando alguém que provavelmente nunca viria. Por que ela quereria vê-lo? Ninguém gostaria de rever uma pessoa que lhe causou tantas dores e confusões. Mesmo assim ele esperava; já fazia meia hora que estava ali.

A praça estava praticamente vazia, provavelmente por conta do horário. “No mesmo horário de antigamente.”; ele disse. “Certo.”; ela respondeu, sem ânimo. Ele ignorou o ar de desânimo da voz dela, na verdade talvez nem tenha percebido, novamente iludido por sonhos, incertezas.

Aproximadamente a dez metros de distância de onde estava sentado havia outro banco com dois jovens enamorados, talvez jovens demais para estarem fora de casa tão tarde. Ele sentiu certa pontada de inveja ao vê-los ali abraçados, sorridentes, realmente apaixonados. “Talvez até se amem de verdade.”; pensou consigo. Nunca sentiu como se realmente amasse alguém, não por dúvidas sobre seus sentimentos, mas sempre acreditou que todo amor verdadeiro e puro é sempre bem correspondido. Sabia que esse seu modo de ver o amor era meio infantil devido a certa “inocência”, uma fé inabalável em algo que ele já possuía motivos suficientes para desacreditar, mas não importava.

Ver aquele casal lhe trouxe saudades de coisas que nunca aconteceram , coisas que deveriam acontecer da forma que ele acreditava que era para acontecer. “Eles se amam de verdade.”; concluiu por fim. Algumas pessoas têm sorte de encontrar o amor assim, com facilidade e bem cedo. Infelizmente ele não era um desses sortudos.

Perdido em devaneios, toda sua atenção se via voltada naquele momento para o casal quando seus pensamentos foram cortados por uma maresia familiar que invadia seus pulmões e se tornava cada vez mais forte. Instintivamente sorriu e quando ia procurar a fonte do terrível odor que lhe causava tanta felicidade sentiu uma mão suave que lhe afagava a cabeça. Era ela, ainda com seus cabelos cor de cobre, um tanto desgrenhados, era magra, uma quase esbelta, nem alta nem baixa. Em sua outra mão ela segurava um cigarro, em seu rosto pairava um eterno sorriso meigo e singelo.

- Não parou com isso?; como de costume as primeiras palavras dele para ela eram de crítica e como na maioria das vezes, sobre o fumo. O qual ela sempre rebatia de duas formas: um simples olhar reprovador ou chamá-lo pelo nome ao invés de apelidos. Ele odiava seu nome. Ela amava.

Os dois ficaram silenciados por alguns instantes, ela sentou ao lado dele no banco e notou que ele observava o casal sentado ali perto. Acompanhou-o enquanto ficavam calados, depois de certo tempo disse: - Não está muito tarde para crianças ficarem nas ruas?; ele sorriu ao ouvir aquilo. Talvez por ter pensado o mesmo alguns minutos atrás, talvez por que teve a sensação de ser mais velho do que realmente era.

- Quando tínhamos a idade deles saíamos de casa de madrugada sem que ninguém soubesse – disse ele, voltando-se para ela – e sabe muito bem que fazíamos coisas piores do que o que eles provavelmente fazem; ela sorriu, não seu eterno afável sorriso, mas um sorriso caloroso e muito mais sincero.

- Verdade, mas nós tínhamos mais consciência que muito adolescente da nossa época; deu uma tragada no cigarro e voltou a olhar os jovens. Dessa vez ele que a acompanhou.

O casal se beijava quase o tempo todo, ambos sentiam-se livres nos braços da madrugada, a mágica dessa dama do tempo os enfeitiçou de tal modo que para eles não havia mais ninguém ali, pouco notaram a presença de um outro casal. Quando não se beijavam estavam sussurrando palavras no ouvido um do outro. Quando não estavam trocando línguas nem verbos calorosos correspondiam seu amor no silêncio de um longo abraço.

Ela deu uma última tragada no cigarro e apagou-o, soltou a fumaça com um ar de extremo tédio. – Que nojo, são muito melosos...; resmungou, depois virou-se para ele cruzando as pernas sobre o banco, apoiando o cotovelo direito na perna e o rosto no punho com ares de tédio maior ainda. Ele pareceu não reparar no comentário, só notando que ela havia falado algo enquanto mudava de posição. Quando pensava em perguntar o que havia dito, ela o interrompeu sem intenção: - Então, por que me chamou aqui? Saudades? - mais uma vez o sorriso dela havia mudado, dessa vez com ares de malícia e olhares curiosos.

Respondeu apenas com um “Talvez...” vago e sem sal, porém retribuiu os olhares quase com a mesma malícia das palavras delas. Era mentira. Não as palavras, mas a malícia dos olhares, ele a tinha chamado ali por que queria colocar um ponto final no antigo e confuso relacionamento que tinham. Queria aproveitar que estavam distantes por conta de trabalho e estudos de ambos. A malícia manipuladora dos olhares era necessária por que não queria deixar passar a princípio que estava ansioso, que tinha medos, receios. No final de seus pensamentos resolveu falar de vez, sem rodeios, sem encenações. Virou seu olhar para ela, um olhar frio, calculista e tremendamente profundo. A princípio não disse nada, parecia esperar algo.

Vendo aquele olhar ela tomou consciência da seriedade da situação. Seu eterno sorriso pela primeira vez em anos se deseternizou, ficou tão séria como ele, mas com a leve diferença de uma pontada de medo adicional. Respirou fundo para dar início a uma conversa que sabia que seria dolorosa e nesse mínimo instante de um fôlego ela lembrou de todas as esperanças que teve ao receber o convite de um encontro “No nosso antigo banco de praça.”. Esperanças essas de que ele finalmente pediria perdão por tudo que fez a ela, de que eles poderiam finalmente dar uma continuidade àquela relação estagnada e de que ele por fim diria que a ama... Pegou todas as esperanças e as jogou fora.

- O que houve? - ela perguntou, sem alterações na voz. Tentou esconder ao máximo todos os seus sentimentos, mas sabia que era inútil, sabia que ele estava lendo sua expressão facial e gestos com muita precisão.

- Acontece que eu estou amando...; ele respondeu diretamente, inexpressivo, como havia decidido que deveria ser. Nem parecia mais o mesmo do início do encontro, talvez não mais o fosse. Ela sorriu para ele, tinha todos os motivos do mundo para chorar, gritar e bater nele. “Nem ao menos um maldito perdão?!”; pensava ela em meio a tanto ódio e apesar dos pensamentos e desejos lacrimosos, ela sorria. Seu orgulho nunca fora seu ponto forte, mas era tudo com que poderia contar nesse momento.

Por um instante ele se sentiu atordoado, achou aquele sorriso sincero demais, mas depois se lembrou de como ela conseguia retirar forças do pouco orgulho que tinha para esconder as mais dolorosas lágrimas. Pensou em retribuir o sorriso por pura provocação, talvez até lhe acariciar as belas bochechas que ele tanto adorava, mas afugentou tais pensamentos e se voltou para seu objetivo principal, cortar definitivamente seus laços com ela.

- Resumindo, não sei se poderemos mais nos ver, sei que nossa amizade seria dolorosa para ambos. - ele continuou, ainda secamente e ela engolia todas as palavras mantendo seu sorriso orgulhoso, respondendo ao que ele dizia com um simples “Sei...” e um leve gesto afirmativo com a cabeça. Ele percebeu o modo como ela estava reagindo a suas palavras, tomou fôlego, colocou a mão no bolso e tirou um cigarro velho, amassado e um pouco manchado. Ao ver aquele cigarro ela percebeu que era realmente o fim e seu sorriso se desmanchou junto com seu orgulho. – Lembra-se dele? Foi o cigarro que eu te pedi pra puxar assunto quando nos conhecemos...; fez uma pausa e olhou para ela que parecia muito abalada.

- Lembro. Você disse que era pra fumar depois, mas na verdade você ainda não fumava naquela época. - ela olhava penetrante para o cigarro e viu quando ele o colocou em sua mão dizendo: “Fique com ele, finja que eu nunca o pedi.”. Por fim ele se levantou, colocou as mãos nos bolsos da calça para protegê-las do frio, deu alguns passos em direção à rua, parou no terceiro e olhou para trás. Ela ainda olhava intensamente para o cigarro velho e amassado. Pensou em dizer mais alguma coisa para ela, algo realmente sincero como: “Nunca te esqueci, nem esquecerei.”; “Você foi mais importante para mim do que imagina.” ou “No fundo você é a única que amo, mas tenho medo de admitir...”. Não disse nada, estava cansado de dizer sinceras mentiras. Tornou a seguir seu caminho e não olhou para trás.

Quando ela finalmente saiu da hipnose imposta pelo cigarro, reparou que ele já estava sumindo em meio a uma rua escura. Só conseguia ver sua silhueta cabisbaixa. Ficou ainda alguns segundos ali sentada, depois finalmente se levantou para ir embora. Parou no meio-fio da praça quando se deu conta de que ainda segurava o cigarro na mão. Pegou o isqueiro e o acendeu. O clique do isqueiro inesperadamente despertou o casal de enamorados de seu transe, eles ficaram a observá-la enquanto ela tragava, o ato parecia naquele instante mais importante que qualquer coisa no mundo para os três. O cigarro não tinha gosto bom, nem ruim; apenas não tinha gosto. Nem a fumaça do cigarro tinha cheiro. Não haviam mais palavras a serem ditas, não havia mais nada para ser feito. Ela simplesmente jogou o cigarro fora e foi embora realmente esquecendo que um dia alguém tinha lhe pedido aquele cigarro. Minutos depois o casal de enamorados resolveu ir embora também, se acharam sozinhos demais para ficarem na rua até aquela hora da madrugada.