AMOR DA ESTRELA VERNA

AMOR DE ESTRELA

Dentre todas as estrelas ela era a mais rebelde.

Toda madrugada La pelas duas horas a estrelinha Verna descia o pequeno monte que fica de frente do kadoche para namorar o coqueiro da porteira. A primeira vez que o viu foi quando teimava com sua mãe em ser cadente, mas ela sempre falava;

---Mas filha você não tem idade para ser uma cadente, pois as estrelas só se tornam cadentes

quando já estão mais velhas e todos os seus dentes luminosos caem e elas descem a terra para oferecer aos homens a sorte de nunca caírem no erro.

Mas nada a fazia mudar de idéia então sua mãe pediu ao rei de todas as estrelas para autorizar por ao menos uma vez sua filha visitar os filhos dos homens para que ela soubesse quem eram eles talvez assim tiraria aqueles pensamento de tão jovem virar cadente.

E o rei bateu seu cedro nas nuvens e disse;

---Que a jovem Verna chegue perto da terra mas se apaixonar por quem quer que seja na terra sua volta jamais entre nos acontecerá ficara presa ao amado queira ele ou não vagará entre as nuvens e os montes que assim foi feito.

Numa madrugada em que descia ate a terra ela passou perto do coqueiro que quando a viu deu-lhe um assobio dizendo;

---voce é a linda a mais linda de todas as lindas estrelas que por aqui já caiu.

E quando Verna o viu seu coração se alumiou como era belo alto e aquele sotaque cantado e foi amor a primeira vista então lhe disse;

--Eu sou a estrela Verna filha do norte e você quem é?

----Ora eu sou o coqueiro da porteira branca vivo por aqui para dar sombra ao boiadeiro cansado que toca a boiada e monta em seu cavalo, venho da Bahia minha terra natal, a muito te vejo nos céus oh bela estrela desça mais um pouco e venha me fazer companhia nesta fria madrugada.

E ela toda apaixonada desceu e tocou nos ramos do coqueiro que a jamais a soltou e por isso quando é dia os bois ali ficam pastando junto a porteira pois brilha ali uma luz mágica e a noite o vaqueiro encosta na porteira com sua viola e canta uma moda para estrela e seu coqueiro do norte.