A FEIA…FICOU LINDA!

       A vida é um grande aprendizado,e eu, sempre procurei ouvir e entender o que minha saudosa Maria, queria dizer com: Belo por fora, horroroso por dentro!  E, foi em um fim de semana; um daqueles tantos, no qual tive a ventura de usufruir minha infância pobre, mas feliz, em que fui convidado por um de meus colegas de aula, a ir conhecer sua mãe e seus irmãos. E assim poderíamos bater uma bolinha no campinho do colégio Pelotense, que ficava em frente a sua casa; ali perto da Av. Bento Gonçalves.  Eu tinha meus 12 anos, e o meu meu amigo, 13 . Pedimos licença a Dona Maria, minha querida mãe, e ela, após fazer-me algumas recomendações, permitiu. 
   Tivemos aula pela manhã naquele sábado, e quando soltamos, fomos direto a casa do Dilson, porque sua mãe já nos esperava para o almoço. Eram exatamente cinco quadras de minha residência, mas eu nunca havia ído ou passado naquele local.
     Os irmãos do Dilson, estavam nos esperando no portão, pois a casa tinha uma entrada lateral, que passava  entre a cozinha e a sala, cujos quartos  que ficavam na frente só tinham acesso internamente. O inconveniente era o banheiro, por ficar nos fundos da construção. Mas a casa,bem construída, era um mixto de madeira e tijolos. Tirando o fato do cachorro do Nenê – irmão mais moço, do meu amigo- ter vindo me fazer  festa, e para fazer-lhe um afago, tive que me abaixar. O que aconteceu a seguir foi, para mim, um choque; um verdadeiro susto, pois ao ouvir uma voz melodiosa, dando-me boas vindas, levantei a cabeça e...deparei-me com uma das mulheres mais feias que já tinha visto em minha frente. Pois é!... o susto foi tal, que fiz de tudo para que não percebessem a minha estupefação.
    Cumprimentei-a e, disfarçando, pedi licença para ir ao banheiro. Procurei me recompor e evitei o máximo olhar em direção a ela, para que não percebesse meu estado. Mas uma coisa havia marcado e gravado, em minha estada lá : a voz, maviosa e carinhosa da mãe dos meus amigos.
    Ao chegar em casa, é claro, levei comigo a imagem daquela criatura, verdadeiro contraste entre a feição material e expressão e atitudes angelicais.  Contei a Dona Maria, que com sua grande sabedoria apenas me disse:
   - A mãe sempre te falou que: quem vê cara, não vê coração. Procura olhar com os olhos da alma filho, e verás a diferença.
    Nunca esqueci essa lição. E, sei que iraão gostar do que vou lhes dizer: Meninos ou meninas costumam se apaixonar, mesmo sem saber o verdadeiro significado do amor, entre os adultos. - naquela época nem em revista havia pornografia- por quem os trata com carinho e não dispensa uma palavra ,um afago, um pouco de atenção. Eu, não fui exceção e me apaixonei por Dona Matilde. A ponto de sonhar com ela, ouvir sua voz ,beijar seu rosto e sentir o afago de suas mãos em meus cabelos.
    Aos Domingos, ela, o marido e os filhos sempre me convidavam para ir almoçar e passar o dia com eles. Imaginem se eu não iria... Pois conforme Dona Maria me ensinou, em suas inúmeras lições,consegui saber e aprender que: ..."Quem ama o feio , bonito lhe parece!"
 PS    Este é um conto verídico , apenas mudei os nomes dos personagens para preservar suas memórias.
Gildo G Oliveira
Enviado por Gildo G Oliveira em 27/04/2010
Reeditado em 08/10/2017
Código do texto: T2223861
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.