A MENSAGEM QUE  
  CHEGOU TARDE AO SEU DESTINO




    José era um soldado engajado nas Forças de Paz da ONU e servia num país distante que fora  devastado pela combinação funesta de ruptura institucional com desastre natural. Com coragem e espírito de solidariedade, ele cumpria suas missões militares até que um tiro disparado por um franco-atirador ceifou-lhe a vida. Ao recolherem seu corpo, os companheiros encontraram uma carta em um dos bolsos e que, presumivelmente, seria postada pelo soldado José em sua próxima folga...

  

" 
Oi, amor... 

   Ah, quanta saudade sinto de você!  Hoje eu tive um dia muito estressante. Participei de uma patrulha no subúrbio da cidade onde estou escalado e vi uma cena estarrecedora:  marmanjos pisoteando mulheres idosas e crianças no tumulto que se formou na hora da distribuição de alimentos doados. Éramos poucos e não pudemos fazer nada!  Atirei para o alto mas de nada adiantou... O que a fome provoca numa multidão!

   Mas não posso reclamar dessa realidade medonha que vivencio no dia-a-dia pois a escolha foi minha.  Para um soldado, nada mais gratificante que, engajado nas Forças de Paz da ONU, garantir a ordem em regiões devastadas e prover segurança aos seus habitantes.  Salvar vidas, arriscando a própria vida... Sabe, nossas armas são para auto-defesa, somente. Nunca as utilizamos para atacar...
   Amor, eu sinto muita falta dos nossos passeios vespertinos lá na praça principal da cidade quando, sentados naquele banco onde lhe beijei pela primeira vez, ouvíamos o gostoso som das badaladas dos sinos da matriz, convocando os fiéis para a próxima missa...  Lembro com saudade dos nossos happy-hours lá na sorveteria. Você sempre pedia sorvete de limão e, eu, de baunilha...  Peço que nunca deixe de aguar aquela plantinha que lhe dei no dia do seu aniversário. Quero que ela esteja toda florida quando eu retornar, viu?
   Puxa, não vejo a hora de retornar para sentir novamente o seu gostoso cheiro de mulher!  Toda noite durmo com sua foto sob o meu travesseiro... Foi a forma que encontrei de estar espiritualmente com você, mesmo estando distante fisicamente. Quero muito casar-me com você! 
Beijos com muito carinho, meu grande amor!


   Com saudade

   José 
"
   

   
Seguindo o código de solidariedade dos combatentes, seus companheiros não economizaram esforços para fazer a carta chegar ao seu destino.



                                                     .....o0o.....




    Texto inspirado nas cartas que soldados japoneses escreveram pouco antes da Batalha de Iwo Jima, na Segunda Grande Guerra Mundial, sem saber que estas jamais chegariam aos seus destinos.  Devido ao colapso dos serviços do correio militar japonês, decorrente da invasão norte-americana em curso, muitos malotes postais foram enterrados no solo da Ilha de Iwo Jima, para não cairem em mãos do inimigo. Esses malotes com as cartas perdidas foram descobertos recentemente durante escavações que geólogos faziam nessa ilha japonesa. Foi essa descoberta que inspirou o diretor Clint Eastwood a rodar o filme "As Cartas de Iwo Jima".

                                      


    Dedico este texto a todos os soldados, de todas as épocas e nações, que morreram em ação antes que suas derradeiras mensagens chegassem (ou nunca chegaram) aos seus destinatários;  familiares, amigos e namoradas...










Nils Zen
Enviado por Nils Zen em 21/08/2010
Reeditado em 23/08/2010
Código do texto: T2451370
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.