ENTRE O CERTO E O ERRADO

Nossa história começa quando Lauro estava desarrumando suas coisas de colégio. Foi aí que ele encontrou uma agenda de bolso parcialmente corroída por traças e com as páginas já amareladas pelo tempo. Ele a folheou com nostalgia e acabou encontrando o endereço de sua melhor amiga de todo o segundo grau. Alexa, este era o seu nome, ela era esquisitona, tímida, feia e desajeitada. Todos na turma faziam pouco caso dela, além disso, Alexa era gorda e mancava de uma das pernas. O nariz de Alexa era outro carma em sua vida, ele era enorme e adunco, por isso os colegas a apelidaram de nariz de bruxa. Lauro era o único que não gostava desse tipo de brincadeira e de uma forma toda especial eles tornaram amigos, principalmente quando Alexa se ofereceu para desvirginarem-se mutuamente.
Era um dia ensolarado de domingo e Lauro estava sem fazer nada e de repente vem uma ideia de visitar sua antiga amiga. Depois de muito pensar ele resolve ir ao encontro de sua adolescência em um reencontro prazeroso. Ao chegar ao endereço de Alexa, Lauro tem uma tremenda surpresa. A pequena casa de Alexa transformara-se num belíssimo casarão com um jardim florido e espaçoso. Lauro toca a campainha e logo aparece uma empregada para verificar quem era.
- Você deseja falar com quem? Interroga a empregada meio desconfiada.
- Alexa da Conceição Fedalha Bravanato. Exclama ele com firmeza e naturalidade.
- Um momento, eu vou chamá-la. Entre e espere no jardim, por favor.
- Ah, diga que é José Lauro Lobo.
Minutos depois Alexa chega e bate levemente nas costas de Lauro, que se volta e tem a sua segunda surpresa do dia ao constatar que Alexa tinha virado uma tremenda gata.
- Alexa é você mesma? Grita ele boquiaberto e tonto.
- Sim e você só pode ser o Laurinho, o meu “Lobinho”?
- Exato e você ainda se lembra de mim?
- Claro, como eu poderia esquecer o meu único e grande amigo tão querido...
- E você mudou muito, cadê aquela Alexa gorda e de nariz enorme.
- No ano seguinte do término do terceiro ano, minha vida mudou radicalmente. O meu pai ganhou na loteria e eu logo tratei de me cuidar. Primeiro fiquei três meses num spa, onde emagreci 30 quilos. O passo seguinte foi corrigir aquela minha perna que mancava lembra e aproveitando o ensejo fiz uma cirurgia plástica no rosto. Botei no lixo aquelas banhas, aquele nariz chato e enorme, lembra? Hoje me cuido fazendo dietas milagrosas aliadas a quatro horas de academia diária.
- E a tua irmã Noele?
- Casou e já tem dois filhos e você o que faz na vida, além de continuar lindo e gostoso!
- Bem, após o segundo grau eu comecei a procurar emprego como estava dificílimo fiz um curso de mecânica e montei uma oficina com a venda da casa dos meus pais que já morreram há 3 anos.
- Eu sinto muito... Lauro. Que tal sairmos hoje para comemorar o nosso reencontro. Pergunta Alexa sorrindo.
- Claro, eu vou te dar o meu novo endereço e você me pega a que horas?
Depois que Lauro dá o endereço a Alexa, ele vai embora pensativo. Alexa por sua vez fica bastante satisfeita. Visto que a mesma desde o tempo de colégio era apaixonada por Lauro e nunca tivera coragem de falar de sua paixão platônica e avassaladora. Agora tudo havia mudado, além de ser rica, estava bonita e dessa vez Lauro não teria como escapar.
Lauro não sabia por que aceitara o convite de Alexa, pois o mesmo gostava de outra moça chamada Giany, que era cega desde os seus 15 anos, vítima de um acidente doméstico. Os pais de Giany adoravam Lauro e esperavam ansiosos para vê-los casados. Eles o achavam trabalhador, esforçado e sentiam que o amor por sua filha era puro e sincero.
Giany era morena, olhos azuis, tipo mignon e possuía um corpo escultural e apesar de sua deficiência não se deixava abater por nada. Ela estava inscrita na longa fila para receber um transplante de córnea e sonhava com o dia que voltaria a enxerga e retomar seus estudos. Quando chega em casa Lauro encontra Giany com um bonito sorriso nos lábios.
- Onde você estava querido? Estou te esperando há horas pra te dar uma ótima notícia: tia Violeta prometeu que me dará o seu vestido de noiva pro casamento.
- Que ótimo querida! Só que você sabe que agora não temos condições de pensar em casamento Giany. Antes os negócios estavam indo bem, mas agora com a oficina nova que inaugurou no final da rua tudo ficou diferente. Estou pensando seriamente em arrumar um emprego de carteira assinada ou então aceitar o convite de Tio Pedrinho e ir embora daqui.
- E nós Lauro como ficamos... eu te amo e o nosso casamento, nossos planos, nossa vida juntos?
- Em nenhum momento eu estou te excluindo da minha vida Giany, apenas falo de mudança de cidade e não de amor. Eu te amo e se eu for mando te buscar dentro de poucos meses. Confia em mim e saiba que só a morte me separaria de você.
Giany se joga nos braços de Lauro e ele a beija com paixão tranqüilizando-a. Nisso ele lembra que precisa levar Giany para casa o quanto antes e voltar de imediato pra poder sair com Alexa. Inventando uma dor de cabeça ele consegue convencer Giany a ir embora, mesmo ela argumentando que viera para passar a noite com ele. Lauro volta correndo, toma um longo banho, perfuma-se, escova os dentes, penteia o cabelo e bota sua melhor roupa. E desce pra esperar Alexa no galpão da oficina. Não demora muito e Alexa chega com um moderníssimo e luxuoso carro esporte deixando de queixo caído.
- Essa máquina é sua? Indaga-o sem esconder o espanto e o encantamento.
- É porquê? Inquire ela dissimulando uma ingenuidade há muito perdida.
- Simplesmente porque esse foi o tipo de carro que eu sempre quis.
- Então venha aqui e veja como essa máquina corre... fala ela oferecendo-lhe as chaves.
- Eu posso mesmo dirigir...?
- Lógico.. e não esqueça que quem está com você aqui é a sua velha amiga Alexa.
Alexa faz o possível e o impossível pra deixar Lauro completamente deslumbrado com o que o dinheiro pode proporcionar as pessoas que o tem. No final do jantar no mais luxuoso e caro restaurante da cidade, ela leva Lauro pra dar uma volta pela orla marítima. O objetivo era criar um clima romântico e por fim poder declarar-se. O plano de Alexa dar certo, Lauro se diz também apaixonado e mente ao dizer que não existe ninguém em sua vida. Oito meses se passam e o namoro de Alexa e Lauro já havia virado noivado e em quatro meses sairia o casamento assim exigia o pai da noiva. Alexa espertamente oferecera-se para resolver todos os problemas financeiros de Lauro, inclusive arranjou-lhe um emprego na empresa do pai. Ao mesmo tempo ampliou a oficina e transformou-o num micro empresário. Sem saída e vendo que não daria mais pra continuar com o jogo duplo, Lauro chama Giany e lhe confessa a verdade.
- Então esse tempo todo você estava me enganando e eu pensava existir algo de verdadeiro entre nós.
- Eu te amo Giany... só que a gente ia ficar junto e viver de quê?
- Se é atrás de dinheiro que você está, então vá e se case com ela e esqueça de mim pra sempre.
- Escuta Giany eu posso me divorciar e ficar com você dentro de um certo prazo, é só o tempo de eu conseguir alguns bens no meu nome e ficar estabilizado financeiramente.
- Eu não sei se tenho mais pena de você ou dessa coitada que você está enganando...
- Tenha pena de você mesma e de seus pais... que não passam de uns pobres miseráveis que jamais vão sair dessa vidinha de João e Maria, arroz e feijão, café com pão.
Aquelas palavras tocam fundo Giany e aí ela tem certeza de que Lauro é um aproveitador, um crápula, um mau caráter e só pensa em si. Ela pede que ele a deixe em casa e Lauro sente que perdeu o respeito e admiração de Giany. Antes de levá-la ele tenta beijá-la pela última vez e ela o empurra fazendo ir ao chão. Com o rosto coberto de lágrimas ela vai na direção da porta tateando nas paredes. Ao chegar em casa Giany não se controla e cai em prantos na frente de seus pais que sabendo do ocorrido ficam enraivecidos.
Lauro estava preparando-se para ir passar o dia na casa de Alexa, quando alguém bate na porta com força. Ao abri-la lê depara com o rosto do pai de Giany que entra de supetão e pede explicações sobre o motivo das lágrimas da filha.
- Eu não fiz nada intencional... apenas eu deixei de amá-la. Afirma Lauro com firmeza e determinação.
- De uma hora para outra, assim num passe de mágica?
- Sabe de uma coisa eu não sou obrigado a ficar respondendo as suas perguntas... por gentileza retire-se de minha casa.
- Me responda o motivo seu cínico, instiga o pai de Giany.
- Já que o senhor faz questão, eu não posso e não quero me casar com uma cega que me daria muito trabalho. Não estou a fim de sacrificar a minha juventude cuidando de uma pessoa como a sua filha, não quero ser bengala de ninguém.
O velho perde a cabeça e parte pra cima de Lauro e lhe dá uns belos safanões que o deixam com a boca sangrando e desacordado.
Alexa espera Lauro o dia inteiro e ele não aparece, nem liga deixando-a preocupado e ansiosa. Por fim não agüentando mais ela vai até a casa do noivo e o encontra dormindo. Alexa nota os arranhões na boca de Lauro e fica intrigada. Ela decide não voltar pra casa e passa a noite ao lado de Lauro. Eles transam sem preservativo e Alexa fica grávida. Em menos de dois meses consecutivos são o suficiente pra o casamento concretizar-se principalmente quando eles descobrem uma gravidez indesejada. Logo após a lua de mel Lauro percebe o erro que cometera ao enfrentar a primeira crise de ciúmes da esposa. E assim os dias vão se passando: durante o dia Lauro trabalhava com o sogro e enfrentava as cobranças de todos por ser da família. A noite passava por um verdadeiro interrogatório da esposa que a cada dia ficava mais e mais ciumenta, chegando a ser até obsessiva e descontrolada. A gravidez fizera Alexa engordar novamente e por isso ela passava quase o dia todo em academias malhando. No retorno de uma dessas aulas ela é assaltada e leva três tiros que fazem ficar em coma, uma coma que não dura muito.
Lauro deixar passar apenas cinco meses e resolve procurar Giany. Ela havia se mudado e Lauro é obrigado a falar com a mãe da mesa e esta recusa-se terminantemente a dar o novo endereço e o trata super mal. Lauro não desiste e vai a casa de uma amiga íntima de Giany. É preciso muita insistência para Rosana dá o endereço. Sem pensar duas vezes ele vai ao encontro do grande amor de sua vida. Ao estacionar em frente a casa Lauro sente que não tinha o direito de procurá-la, principalmente diante das circunstâncias. Sobretudo o desejo de vê-la o impeliu a bater na porta e para sua alegria quem abre é a própria Giany.
- Oi, tudo bem com você? Fala ele trêmulo e vacilante por estar novamente perto da única mulher que realmente amara.
- Não poderia estar melhor, entre e sente-se... e você?
Lauro entra vagarosamente e nem nota que Giany já podia ver e aí ele percebe que ela não parecia ser mais a mesma. Aquela certeza lhe desperta um medo profundo, medo que ele não sentia desde que tinha 6 anos.
- Sabe... eu nem tinha reparado que você pode ver, como aconteceu isso?
- Logo após aquele nosso rompimento, eu fui chamada para fazer os testes no hospital e eles me pediram uma bateria de exames que foram categóricos em confirmar a minha possível cura. Três semanas depois eu fui operada.
- E depois!? A curiosidade corroia Lauro.
- Antes eu conheci a equipe médica que ia me operar e entre eles o oculista chefe e ai foi amor a primeira vista pra ele é claro. O Antônio sempre me dizia que depois da operação ia me fazer amá-lo como ele me amava e foi o que aconteceu. Hoje estou casada e tenho dois filhos lindos, que devem estar voltando do colégio.
- Faz tanto tempo e você continua linda Giany.
- Nesses sete anos você também deve ter tido filhos com a sua esposa, não?
- Alexa ficara grávida antes do casamento, porém abortara antes dos três meses. Daí descobriu-se que ela tinha uma anomalia congênita. Ela fizera tratamento e conseguira engravidar mais duas vezes sem sucesso.
- Porque você não a trouxe para eu conhecê-la?
- Nessa última gravidez aconteceu uma tragédia: ela tentou resistir a um assalto e levou 3 tiros a queima roupa. Ela estava no quinto mês de gravidez e foi fatal tanto para ela quanto para criança.
- Eu sinto muito Lauro! A violência está a cada pior nessa cidade, não sei onde vamos parar... mas você é jovem, vai refazer sua vida, eu torço por você. Agora se você não se incomodar eu gostaria de sair pra pegar os gêmeos no colégio.
- Eu posso te dar uma carona... sugere ele amigavelmente.
- Não precisa o colégio é aqui pertinho, retruca ela sorrindo.
Lauro entra no carro com os olhos cheios de lágrimas ao mesmo tempo ver Giany dobrando a esquina sem antes de dizer adeus e dizer-lhe que não guarda nenhum rancor no coração sobre o que acontecera no passado. E que só agora ela compreende que aquilo tudo que parecia ser um grande mal na verdade fora um grande bem. Ela agora entendia que sem ter acontecido o rompimento entre eles, ela jamais conheceria o marido e não seria tão feliz como era agora. Ela lhe dá um forte abraço e Lauro percebe que ela estava sendo sincera, ele percebe nesse momento como ela era especial.
Ele entra no carro, abaixa a cabeça no volante e chora. Pensa no que fizera e sente uma dor profunda no coração e na alma. E constata a queima roupa como a vida tinha sido cruel ou ele mesmo tinha sido seu próprio algoz? A felicidade batera a sua porta e ele simplesmente a mandara embora, pensando que a teria quando quisesse, que pudesse até comprá-la facilmente ou que a moldaria com as próprias mãos. Ledo engano, a felicidade não se compra, não se troca ou se acha, é uma troca mútua de amor, generosidade e respeito. E vem de graça, basta você fazer por merecê-la.



Zaymond Zarondy
Enviado por Zaymond Zarondy em 12/12/2010
Reeditado em 01/11/2012
Código do texto: T2666834
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.