Um lindo jardim cobria a tristeza de Laura onde lia atentamente por várias vezes aquela carta em suas mãos trêmulas, devido á uma doença.
Laura olhava suas rosas e  suas orquídeas, sentia na alma uma dor infinita e pedia a Deus que a levasse daquela vida , pois seu jardim não tinha graça e suas rosas já não tinham para ela o mesmo perfume . Tudo era escuridão em sua vida naquele momento, seu corpo firmava seus 69 anos de idade e ainda podia-se perceber sua beleza do passado onde era notada por seu belo corpo em sua presença nos salões de baile da época.
Seus pensamentos voltaram aos tempos atrás onde se via bela e desejada por todos os homens ( final da década de 40). Laura dançava nos salões da sociedade carioca e se fazia notar pelos homens mais ricos da cidade e entre eles estava Paulo um homem ligado a indústria metalúrgica que olhava para ela com paixão.
Laura apenas queria viver seus dias e suas noites de sonhos e nada mais, Paulo era apenas mais um apaixonado por ela.
Laura seguia sua vida de ilusões, muitos homens,os melhores vinhos, os melhores lugares, viajens para lindos paraísos litorais e até mesmo fora do país . Filha de um grande industrial  paulista, Laura morava com sua tia no Rio de janeiro onde ainda estudava,e ainda fazia alguns cursos entre eles de inglês, francês, piano e literatura.
Laura se dividia entre o Rio de Janeiro e São Paulo, pois gostava das duas cidades onde também tinha muitos admiradores e pretendentes.
E entre eles o Jovem Ricardo Linhares, filho de um grande industrial do ramo de alimentos .
As férias tinham chegado e Laura estava de malas prontas pra seguir viajem pra São Paulo onde sua mãe lhe esperava junto com seu pai. Filha única ela se sentia dividida sempre entre seus pais e sua tia que havia lhe criado até seus 16 anos  .
Uma linda festa foi feita pra receber Laura em sua nova casa nos Jardins, um bairro nobre da Cidade de São Paulo.Muitas festas com o tempo se fizeram naquela casa onde Laura foi pedida em casamento pelo industrial Ricardo Linhares e aceitou seu pedido.
Laura apesar de ter a felicidade aos seus pés e um homem que lhe amava e lhe respeitava muito, ela  não se contentava... tinha seus amantes e se dividia entre muitos homens.
O tempo se passava e muita coisa acontecia na cidade como a política, e a ecônomia que mexia com o comércio e também com as indústrias.
A mãe de Laura seguia o caminho do espiritismo de Kardec onde havia na época uma perseguição pela igreja católica entre outras seitas.
A mãe de Laura tentou por muitas vezes levar a filha para algumas reuniões, mas era em vão, via a filha se perdendo na vida da mentira e da traição, gastando o dinheiro do seu marido em viagens e futilidades. 
Ricardo aos seus 38 anos de idade tinha sofrido um enfarto, ficou debilitado por algum tempo, mas logo se curou e voltou as suas indústrias, mas seu tempo foi muito pouco entre os seus. {Ricardo morreu aos 40 anos de um enfarto fulminante}.
Laura se tornava uma das mais lindas e ricas mulheres de São Paulo, sua vida tinha mudado muito com o passar do tempo; seus pais haviam morrido e com isso ela acumulava riquezas .Não tinha filhos, mas com o tempo resolveu adotar um lindo menino ao qual deu o nome de José Paulo.
Parada em seu jardim Laura pensava em sua vida, já aos seus 39 anos, não tinha tanta vontade de viajar e nem de ter muitos homens,  sentia falta do amor verdadeiro em sua vida e isso lhe deixava triste .
Logo seus pensamentos foram interrompidos por sua secretária que anunciava  o diretor de uma das suas indústrias.
Jorge se apresentou formalmente, Laura logo observou que era um homem casado, pois sua aliança não deixava dúvidas.
Laura conversou um longo tempo com Jorge que se mostrava simpático e alegre em sua perguntas e respostas. Laura sentia algo acontecer, não sabia o que era, mas a presença daquele homem lhe fazia sentir diferente .Era como se algo de novo tivesse acontecido em sua vida .
E quando Jorgese foi ela sentiu ao mesmo tempo uma sensação de perda como também de alegria por ter aquele homem como gerente geral de suas empresas em São Paulo. Tinha tomado conhecimento de sua vida toda no decorrer de sua vida de empregado nas indústrias do seu falecido marido.
Jorge, funcionário antigo tinha entrado como menssageiro na empresa,  estudou, se aprimorou e fez carreira na indústria onde seu marido o tinha nomeado como Diretor Geral .
Um novo dia havia chegado e ainda na cama, Laura acordava e se sentia feliz; era como se alguma coisa tivesse mudado em sua vida, algo estava acontecendo. Mais o que?
Perguntava-se sorrindo ao se olhar no espelho. Logo a imagem do rosto de Jorge lhe veio a mente, não entendia como podia ficar pensando naquele homem que era casado e ainda mais seu funcionário.
O tempo foi passando e Laura ia fazendo suas viagens e tendo alguns casos amorosos, mas sempre se pegava pensando na imagem do rosto de Jorge, seu gerente. 
Até que um dia resolveu ficar mais perto dele, ligou pra sua secretária e pediu pra que a sala do seu falecido marido  fosse limpa e decorada, pois tinha resolvido  se dedicar as suas empresas. Que na verdade era um pretexto pra ficar perto de Jorge.
 
                                                                           2ª Parte:
 
 E assim foi feito, Laura chegara em suas indústrias fazendo algumas mudanças; como a troca de secretárias e setores e criou uma escola preparatória na própia indústria onde se formou jovens pra trabalhar nas sua linha de produção. Ela mesma às vezes se surpreendia com suas atitudes que davam certas. Um dia seu pai lhe disse... Você tem muito talento pro negócios! Mais Laura não seguiu os conselhos do seu pai queria apenas gastar nada mais que isso, e ter muitos homens aos seus pés . E ainda tinha... Menos um... Jorge que se mantinha  distante das investidas de sua patroa .
Laura recebeu um convite pra montar uma filial da suas indústrias na Itália e ao pedir opinião á Jorge, ele apenas lhe disse:
_É uma boa oportunidade de ter nossos produtos por lá também, o Srº Ricardo sonhava com isso/
_Pois bem, então quero que você vá comigo nessa viagem - disse Laura.
 Jorge apenas olhou pra Laura já sabendo de suas intenções.
Laura fez de tudo pra ter Jorge em sua vida,mas o que conseguia eram apenas migalhas, ele só tinha olhos pra sua esposa e seus filhos, nada mais.
Laura não se contentava com migalhas, queria aquele homem para si, mesmo que isso custasse muito caro.
Ela implorava a Jorge uma atenção melhor em sua vida, mas ele apenas podia lhe dar alguns momentos e nada mais, pois tinha inúmeras vezes lhe falado que não a amava e que se arrependia de ter feito amor com ela inúmeras vezes, traindo sua esposa. E tinha lhe falado que apenaso tinha feito por medo de perder seu emprego. Laura o tranquilizou, não iria misturar as coisas apesar de amá-lo muito.
O tempo passava e nada mudava, Laura tinha apenas alguns momentos na vida daquele homem. Mas não o tinha de verdade. Então resolveu montar um flagrante de adultério, imaginando uma separação emtre Jorge e sua esposa.
E assim fez. A esposa de Jorge tinha sido avisada várias vezes, mas não acreditava,no entanto naquele dia ela foi ver de perto e lá estava a verdade em sua cara. 
Jorge e Laura juntos na cama de um motel, nús, fazendo amor. E tudo foi abaixo, Jorge saiu correndo atrás da esposa que tinha visto tudo .
Laura tinha atingido seu objetivo; separara Jorge de vez de sua esposa, agora ele seria somente dela e de mais ninguém.
O tempo passava e Jorge tinha se afundado na bebida por perder o grande amor de sua vida, que tinha se suicidado por ver seu marido nos braços de outra mulher.
Jorge já não suportava mais trabalhar com aquela mulher que tinha destruído seu casamento com sua esposa que tanto amava e se arrependia muito por ter traído, apenas pelo interesse de ser um dia o presidente daquelas indústrias. Então Jorge resolveu sumir da vida de Laura, pediu demissão e seguiu uma nova vida, em outro lugar, uma nova indústria que havia a algum tempo lhe feito um convite .
Lá conheceu Marcela, uma secretária executiva, que se tornou sua amiga e o levou pra conhecer o espiritismo,Jorge ainda se sentia angustiado com a perda de sua esposa querida e por tê-la traída com Laura .
Contou sua vida toda para Marcela, onde ela lhe ajudou a encontrar a razão de tudo isso.
Jorge implorava pelo perdão da esposa, ás vezes acordava de noite com pesadelos, Marcela sempre lhe convidava para participar das seções espíritas, mas ele estava sempre dando uma desculpa, até que um dia resolveu aceitar o convite da amiga e foi .
Chegando lá Jorge teve uma grande surpresa quando foi chamado!
Jorge se sentou numa cadeira onde estava um homem do lado oposto, que lhe falou: “ Sua esposa vai lhe falar por escrita! E logo ele começou a psicografar uma mensagem da esposa de Jorge para ele .
Quando terminou,  entregou a carta a Jorge e lhe disse:
_” Vá na paz do senhor, pois seu perdão foi aceito por sua esposa.
Jorge apenas olhou asustado e seguiu  seu caminho ao encontro de sua amiga que o recebeu com lágrimas nos olhos,Jorge leu a carta enviada onde o perdão estava sendo aceito pela esposa e desejava que ele fosse feliz e que encontrasse novamente um grande amor! Jorge olhou pra Marcela e lhe disse:
_ “ Muito obrigado por tudo isso!
 Marcela olhou para o amigo e lhe disse:
_“ Meu amigo agora sua alma vai ter a paz que tanto você merece e que você encontre um novo amor em sua vida.
O tempo passava e Jorge abraçou com Marcela a vida espiritual e seguiram juntos, acabando por se tornarem marido e mulher
E assim se fez ...
Jorge tirou do seu coração o ódio que nutria por Laura  e resolveu então responder a última carta enviada por ela, lhe implorando o seu perdão.
Na resposta da carta, Jorge lhe dizia que se encontrava feliz, pois tinha se casado de novo e tinha abraçado uma nova vida espiritual e que havia lhe perdoado de todo mal que ela lhe fizera no passado. 
Lhe mandou um livro e dentro dele a carta.
Um amigo de luz olhava para Laura, sentada naquele velho banco de jardim, onde ela acabava de reler a carta e a tinha posto de volta no livro que Jorge havia lhe enviado. Olhou a capa onde estava escrito
“ O LIVRO DOS ESPIRITOS “. E ali deu seu último suspiro de vida com um sorriso nos lábios. 
 
 LAURA MORREU AOS 69 ANOS DE IDADE EM SEU JARDIM COM O LIVRO EM SEU COLO. A CARTA  MARCAVA UMA PAGINA ONDE UMA MENSAGEM  DIZIA:
 
"O sorriso que floresce sobre a dor e abranda os corações mais endurecidos. 
Não chores por um amor perdido, pois ele estava em mais alto padrão de ensino superior que seu espírito."