A lenda do pote de ouro escondido sob as cores do arco- ires, desperta muitos sonhos nocoração dos jovens, que no embalo de seus corações românticos,
se imaginas ricos, ao descobrirem  o tesouro encantado escondido entre as sete cores mais belas, jamais pintadas numa tela por artistas no mundo inteiro.
Cada vez que o tempo está se preparando para chover, nos finais de tarde, entre os últimos raios de sol, um arco, ires colori as núves e despenca no pé de um morro bem alí.

Era uma dessas tardes que eu e meu amor estavamos namorando numa colina onde tinhamos passado uma deliciosa tarde de amor entre os penhascos e cahoeiras que circundavam uma das mais lindas planícies  da cidade decaxias do Sul RS, na região de Gramados. Tudo trasncorria na melhor harmonia e paz entre nós, até que lá no céu, avistamos aquela maravilha pintada a sete cores, para lá nos dirigimos feito duas crianças travessas, em busca de uma casinha de chocolate, só que lá estaria a nossa imancipação financeira, o tesouro do Arco-Ires.

Passamos dias inteiros caminhando e nunca chegamos ao tão sonhado pote de ouro,
há muito tempo suas cores tinham sumido no horizonte, outro tinha se formado com o suor de nossas frontes,  fatigados, e morrendo de sede adormecemos ao pé do morro
o único que conseguimos alcansar, depois de exaustivo caminhar.
Abraçados um no outro tivemos o mesmo sonho de amor, lá no mundo dos sonhos acordamos na mesma hora e diante de nossos olhos incrédulos, o enorme tesouro
do pote de ouro do Arco- Ires.  Ficamos ricos, porém não pudemos mais retornar, sequestrados pelos encantamentos do Arco -Ires, vivemos felizes para sempre.