" Moço Pobre e Moça Rica"

Nossa história começa assim, igual a um conto sheakspeareano, só que não tem o mesmo final.
O que o senhor Artur tinha de bravo, sua filha Isabelita tinha de bela.
Ele já nascera com sangue de militar, e jovem ainda foi mandado para a capital.
Lá serviu até o cargo de major, na passagem para a reserva, saiu com o posto de coronel.
Pouco antes de ir para a reserva se casou com D. Diná filha de um rico comerciante.
Seu pai rico fazendeiro e senhor de engenho, era dono de terras e vidas.
Com o falecimento do pai justamente com a esposa foi para a fazenda e começou a administrar com mão de ferro, como fazia seu genitor.
Não era um homem mau, era justo e de pavio curto, até sua esposa demonstrava amá-lo, mas também
Tinha medo dele, por seu temperamento.
Tiveram um lindo bebê de nome Isabela, porém ficou Isabelita.
Quando criança brincava com alguns filhos de empregados, estudava na escola da fazenda.
Por causa do patrão o nível da escola era igual ou superior às escolas da cidade.
Porém chegou uma hora que Isabelita não podia ficar mais na fazenda. Para continuar estudando foi mandada para casa de seus avós maternos.
Formando-se em veterinária, voltou para a fazenda e quis assumir os trabalhos de veterinária.
O pai era contra, mas como ele havia praticamente obrigado a ela fazer aquela matéria aceitou.
O olhar de gavião do pai afastava qualquer um interessado nos cuidados da doutora.
Retorna para casa seu colega de infância.
Também havia saído para estudar fora, não foi muito feliz teve que parar os estudos pelo meio teve que trancar a matrícula e voltar para casa.
Encontraram no pátio e aconteceu, a tigresa e o leão se encontraram.
Ouve aquela química mágica e aí o comentário, quem é ele e quem é ela.
Quando esclarecidas as curiosidades se encontraram de novo e longa conversa foi entabulada.
Mas quem diria que aquele moleque magrelo seria um homem tão interessante.
Ah! E aquela menininha mimada que chorava por qualquer coisa se transformou numa fada ou anjo?
Nossa que galanteador você saiu, não tenho nada de fada ou de anjo. Deram boas gargalhadas.
Você está fazendo o que? Trabalho na fazenda sou veterinária e você?
Estou desempregado, tive de trancar matrícula e voltar, as coisas estavam ruins por lá.
Vou falar com meu pai para arrumar emprego para você.
Não obrigado vou tentar emprego na cidade. Mas lá não tem nada. Não quero viver de favores.
Ta bom então tchau, a gente se vê por aí.
Cada um foi para o seu lado, só que era tarde demais.
Quando meninos tinham um lugar secreto, próximo de uma grande cachoeira.
Isabelita estava de maiô, e tomava banho de sol sobre uma grande pedra.
De repente ouviu próximo de seu ouvido, - Se você não sair de minha pedra eu te afogo.
Abriu os olhos assustada e na sua frente estava José, seu antigo companheiro.
Realmente aquela pedra era dele, à dela ficava um pouco abaixo.
Você abandonou não tem mais direito a pedra agora é minha.
De repente começou uma luta corporal entre uma lindíssima mulher, mas comparada ao rapaz, com o corpo super desenvolvido, parecia uma franguinha lutando com uma raposa.
Ele a jogou nas costas e pulou nas águas do lago no qual a cachoeira jogava suas águas.
Com o peso os dois foram ao fundo, e como ela não esperava o mergulho, tomou água quase se afogando.
Percebendo isto Jose levou-a imediatamente a prainha do lago.
Colocando-a de bruços forçou para que regurgitasse a água bebida.
Depois virou e fez um boca a boca.
Quando ela se recuperou ele ainda chupava seus lábios.
Ela agarrou a ele e disse:- afoga-me de novo.
A tarde chegou muito rapidamente, José falou quero falar com seu pai.
Quero um compromisso sério com você.
Jose você não entende meu pai, tem ciúmes de mim e de minha mãe, ele é ignorante não vai aceitar.
Vou falar que te amo e se ele não aceitar te levo embora do mesmo jeito.
Você não compreende não pode ser feito desse jeito.
Ta bom vamos pensar a respeito. Com muito medo ela foi embora, porque conhecia o gênio dos dois.
À noite o casal está na sala e a jovem na biblioteca; batem palmas.
Com o coração aos pulos ela salta e corre para baixo.
Perdeu por pouco, Jose impecavelmente trajado, conversava com seu pai.
Sr. Artur cheguei da capital, estava fazendo faculdade de agronomia, porém meu dinheiro acabou.
O Senhor Conhece meu pai, o pouco que ele tinha me emprestou e tive que trancar a matrícula, agora preciso primeiro pagar meu pai, depois continuar os estudos.
Parece vergonhoso, mas não é o senhor sempre foi um soldado e eu também, só que não consegui entrar nas armas, com a faculdade pretendia entrar para o exercito, sei que tem oficiais agrônomos que ajudam em várias áreas onde o exercito dá apoio.
Seu pai trabalha conosco desde criança havia esquecido do filho dele, se não me engano seu nome é Jose certo?
Coronel sua memória, se não está melhor pelo menos está maravilhosa.
Graças à escolinha da fazenda que pude dar um avanço nos estudos.
Isabelita estava pasma como podia alguém conquistar seu pai tão facilmente?
Preciso coronel de um emprego, mas antes gostaria que o senhor me testasse, aceito até trabalho braçal escrituração, pois paralelo a faculdade também fiz computação e contabilidade.
José esta é minha esposa que você conhece D. Dina, e Isabelita, nossa veterinária e herdeira.
Coronel, D. Dina, meus parabéns sua filha teve a quem puxar, ela somou a beleza dos dois, porém eu já a conhecia estudamos juntos.
Não sou formado , mas também entendo , sôo um pouquinho de veterinária.
Sei fazer inseminação artificial, castração. E outras poucas coisas, aplicação de vacina etc.
Se por ventura Jose você não se empregar comigo, pode trabalhar com a doutora.
Poderia dizer ao senhor minhas preferências, mas agora coronel se o senhor permitir embarco no primeiro caminhão para o corte de cana. Tenho uma dívida a saldar e voltar para meus estudos, o tempo corre.
Tome um café conosco, depois vamos à biblioteca estou com alguns pepinos, e não consigo resolver, pensei até em procurar um profissional.
Papai, também tenho a castração dos touros, cavalos, porcas, que estão atrasadas porque o pessoal que me ajuda é maravilhoso, mas sem nenhuma especialização.
Se eu pudesse pegar os dois empregos poderia resolver meus problemas. Só preciso pagar meu pai, o resto se pudesse faria uma poupança e quando der não preciso que me pague basta o senhor me ajudar a conseguir uma bolsa de estudos.
A visita que seria rápida, e com certeza funesta, foi longa e aproveitável.
O coronel não, mas D. Dina percebeu os olhares dos jovens e ficou preocupada.
Enquanto os homens conversavam, me ajude a trazer uns bolinhos com café. Isabelita era inteligente, o suficiente para sair com a mãe pra saber o que ela queria.
Logo que saíram ela disse, desde mamava na mamãe aprendi a ler seus pensamentos e fiquei apavorada hoje. Por que mamãe?
O que existe entre você e este rapaz?
Sou covarde nunca enfrentei seu pai, mas por você faria isto com prazer , dou minha vida a você na hora que você quiser, Alias só vivo por sua causa.
Amo seu pai, mas não é nada perto de você agora conte.
D. Dina ficou sabendo de tudo, até do namoro do dia anterior.
E também ficou sabendo do gênio forte de Jose.
Conte comigo que tudo farei para ajudá-la Quando Jose finalmente foi embora, o coronel falou para as duas.
Este moço foi um achado. Na primeira analise que fez da documentação, suspeitou que estou sendo lesado pelo meu contador de mais de trinta anos de trabalho.
Disse que em sigilo vai consultar um amigo na prefeitura e na coletoria, pois acha que estou pagando um imposto real sendo que posso abater várias coisas inclusive a escolinha.
Se der certo tenho uma enorme restituição e ele vai verificar se ela foi feita e se alguém que tem minha procuração poderia ao invés de devolver, passar para seu nome.
D. Dina falou: - Acho que este rapaz é no mínimo muito honesto e se realmente vai trabalhar conosco, você que tem contatos fortes poderia ajudá-lo na faculdade, se não com bolsa total, a parcial não é?
Realmente mesmo que não trabalhe conosco, mas por seu pai farei isto, teria feito já se soubesse e houvesse pedido.
Mas vamos ver, e você Isabelita, ele deve assessorá-la, provou que entende do trabalho que o senhor precisa.
Como é honesto pelo menos foi o que demonstrou até agora, pode sim me ajudar, pois a semana que vem precisamos trabalhar o dia e uma parte da noite se quisermos completar as inseminações e castrações.
Nosso estoque de sem também está baixo, se tivermos bom estoque podemos até vender na cooperativa, ao invés de comprar como sempre fazemos.
Noutro dia, após as pesquisas, que eram corretas, o contador, amigo da família estava lesando o coronel.
Colocou tudo em uma pasta e foi à cachoeira, lá chegando Isabelita o aguardava ansiosa.
Você parece jogador pela sua frieza, espero que seu sentimento por mim seja verdadeiro.
Ele a pegou pelo braço e falou, não vou beijá-la como queria, nem abraçá-la, enquanto não provar para você minhas intenções.
Tava brincando, vem? Ele ainda nervoso aceitou suas carícias e depois se entregou.
Vou bater em você todo dia, para que se lembre sempre que eu Jose te amo e a farei sofrer para depois me ajoelhar e pedir perdão e beijar seus pés como estou fazendo agora.
Seu troglodita se você me bater vou correndo ao coronel. Ele tem cinqüenta homens.
Mais carinhosos que eu e empurrou Jose para as águas geladas da cachoeira.
Ele não esperava e realmente se ela não evitasse, teria problemas, pois engoliu muita água.
Desesperada ela arrastou-o para as margens e o fez recuperar fazendo várias respirações boca a boca e aí o resto não se pode contar, somente que foram felizes até a noitinha.
Sairam dali e ele correu para se preparar ela também se produzia ao máximo.
Senhor Coronel, disse após cumprimentar a mãe e a filha: - Minhas suspeitas estavam corretas, nas investigações feitas em sigilo, e só o senhor sabe, com a explicação de Jose, tudo ficou esclarecido e o coronel falou: - Deixe a pasta comigo, vou pensar numa solução, porque além de meu contador, é padrinho e amigo de longa data.
Ajude minha filha e deixe a escrituração para depois, mas se considere meu funcionário. Sim senhor.
O coronel ficou estudando os papéis, e D. Dina, deu o braço a Jose e foram para a sala.
D. Dina falou para os dois, espero que saibam o que eu estou fazendo.
Não se precipitem que há a possibilidade de dar certo, e você Jose se fizer minha filha sofrer, verá que o coronel é um anjo, pois não terei piedade, sabe?
Sim senhora e já que estamos neste pé, se ela me fizer sofrer a senhora me protege? Sim protejo.
Como estava longe da biblioteca se abraçaram e D. Dina viu na filha a felicidade que sempre sonhara para ela.
Podem contar comigo, porém saibam que nossa briga será terrível.
Peça desculpas a seu pai, pois gosto de levantar cedo, se despediu de D. Dina e Isabelita foi levá-lo à porta.
Deram um pequeno amasso e marcaram para as oito horas começarem o trabalho.
Seleção de animais, para retirar o sêmem, castração, inseminação artificial. O dia foi uma enorme luta, mas conseguiram avançar bastante.
Jose falou precisamos fazer uma tabela de trabalhos. Temos cinco dias úteis. Podemos usar cada um para determinada coisa.
Se trabalharmos assim nosso sucesso será duvidoso.
Ela que conhecia vários métodos sabia que ele tinha razão.
A coleta de sêmen é a mais importante deverá ser a primeira, depois a inseminação, depois sim podemos fazer a castração para os bois menos interessantes como produtores.
Assim foi feito O sêmen super resfriado rendeu o suficiente para pagar os funcionários e para comprar algumas matrizes.
O coronel ficou bravo, temos tanto gado e vocês querem comprar, por quê?
Posso explicar ou você o faz Isabelita?
Faço, papai quando nasce um bezerro inseminado, ele não serve mais como matriz, porque o sangue dele é o mesmo do rebanho, se deixar cruzar ou retirarmos seu sêmen , só para vender, para ser usado com gado diferente . Com o nosso será regredir a criação, não terá imunidade e nem acrescentará
Anticorpos á novas doenças.
Sei então na verdade tenho que pagar uma fortuna para ter reprodutores?
Sim mas seu rebanho será cada vez melhor, terá mais preço em pé ou em peça.
Você concorda Jose?
Sim é o que prega a Embrapa.
Vocês são muito bons então em breve não precisarei mais gastar dinheiro com laboratório?
Engano seu, o laboratório é para evitar nova contaminação e passar sempre sêmen perfeito como um pedigree sabe. Temos fornecedores que o sêmen fornecido não vale nada, não é barato, é muito caro porque está contaminado. No entanto após cinco gerações você pode exigir ISO que é garantia de mercadoria de primeira e a sua valerá o melhor preço do mercado.
Ta bom Jose preciso falar com você. – Certo coronel, vamos caminhar? Vamos - Procurei meu padrinho e falei sobre minhas dúvidas.
Ele confirmou, e disse que seu filho foi o causador de tudo, mandou-o embora, ele nunca faria uma coisa destas. O dinheiro desviado está em uma conta particular dele e vai me repassar. Só não falou antes porque não queria perder minha amizade.
O valor que me passou se aproxima muito do que ele disse.
Como o filho dele foi embora vou continuar com ele.
Do dinheiro que me devolver quero te passar em nível de comissão para que pague sua faculdade e pague seu pai.
Coronel eu não aceito, meu pagamento darei a ele todo, depois de pagar vou colocá-lo em lugar melhor porque no sítio que ele mora, tem que trabalhar demais, ele não está agüentando.
Quando ele quis sair, paguei todos seus direitos pensei que ele havia comprado o sitio. Então ele só o fez para te ajudar na faculdade.
Sim mas não foi o suficiente.
Traga-o de volta para sua antiga casa, arrumaremos algo para ele fazer, Isto eu aceito.
Isabelita vai à formatura de sua prima próximo daqui, Não tenho paciência, e D. Dina esta reclamando de dores nas costas, se pedir para você levá-la fará isto por mim?
Com alegria, há tempos que não danço. Só levar e trazer nada de intimidades.
Senhor Coronel o senhor não sabe a filha que tem, ela se importa mais com vacinas que com pessoas.
Ele olhou demoradamente para mim depois sorriu.
Obrigado Jose, não devia ter dito isto. No sábado estacionou o carro da família em frente à casa, D. Diná saiu com Isabelita e me abraçou feliz Acho que está dando certo.
Ela falou para D. Diná, tai um rapaz que não tem dinheiro, mas tem tantas qualidades que fria feliz qualquer pai.
Até você?Não Isabelita ainda é uma criança, sabe que idade ela tem?
Nossa criança? Não e se tivesse alguma coisa entre eles eu saberia.
Acho que eu também parece que ela o trata como um irmão.
Mas nenhum dos dois convenceu, O coronel já sabia, quando será que ele percebeu nunca fizemos nada que denunciasse.
Seu pai tem mais inteligência do que se possa imaginar.
Fomos ao baile, o motorista da família sem querer bateu no retrovisor de onde via tudo que fazíamos.
Senhor Pedro, o senhor nos conhece há quanto tempo?
Não muito só desde que vocês nasceram.
O senhor sabe se estamos namorando?
De jeito nenhum, onde já se viu? E sorriu gostosamente.
Percebemos que tínhamos um cúmplice e amigo.
Eu já havia pagado a meu pai.
Fui visitar o coronel, após tomarmos café, falei preciso confidenciar e pedir uma coisa.
S senhor como militar, com muita experiência, a quem aprendi a respeitar.
Um amigo meu gosta de uma moça e parece que é correspondido.
Tudo estaria as mil maravilhas, seria só marcar o noivado e casamento.
Porém, o pai dela é muito bravo, ele não tem medo, mas respeita e não quer magoar o amigo, porém também não quer ficar sem a moça.
O coronel levantou rápido e chamou a esposa: - D. Diná, por favor, ela veio rápido, Isabelita está em casa?
Sim. Chame-a, por favor.
Com a família reunida o coronel falou: - Tenho um pedido a fazer.
Um amigo meu recebeu a visita de um desconhecido, ele foi recebido com toda educação, as portas da casa foram abertas para ele.
Já no começo notou o grande interesse de sua filha pelo estranho, mesmo todos sendo muito discretos.
Ele resolveu descobrir porque o estranho o tratava tão bem.
Descobriu que os dois se encontravam em uma cachoeira da propriedade.
Todos gelaram, continuando tinham o aval da mãe da moça, do motorista da família enfim de todos.
Então o coronel chegou à seguinte conclusão. Obrigar estes dois a assumir um compromisso mais sério se casando e indo para a capital onde terminaria os estudos.
Após deveria voltar assumindo a liderança da fazenda que ele ficou sócio, pode ver os documentos e a data.
Sem saber você triplicou seu investimento, mas só poderão viajar no final do ano, porque amanhã eu e D.Diná vamos fazer uma longa viagem que sempre foi o sonho dela.
Daqui a pouco virá o Juiz e o Padre, e o salão já está decorado para o casamento. O que vocês estavam dizendo?
Os três o agarraram e beijaram até o noivo porque se considerava filho e era já considerado.
A história termina aqui, mas a aventura continua.

OripêMachado.

Oripê Machado
Enviado por Oripê Machado em 21/11/2011
Código do texto: T3347620
Classificação de conteúdo: seguro