O SER E O NADA
 
Uma estrela que não ofusca.
Seu brilho é discreto e distante.
Alguém a procura com olhar instigante.

- Você nunca me ajudou, mãe!
- Nunca! O que é isso!
- Não mãe. Tudo que conquistei na minha vida foi sozinho. Sabe o que você é para mim?! Um nada; coisa nenhuma....
- O que está acontecendo, filho?! Porque está fazendo tudo isso?!

O mundo estava caindo bem pesado na cabeça de Estrela. Ela entrava e saía daquele ambiente de olhos frios que a encaravam sem qualquer piedade. Nunca sentira tanto desejo de morrer e desaparecer. Tudo estava contra ela naquele exato momento. Um dos que se julgou o mais prejudicado dos quatro filhos de Estrela, estava a dizer coisas terríveis para uma mãe e ela não o interrompia enquanto não tivesse a resposta para tudo aquilo. Deixou que ele desabafasse até que não aguentou e fez uma súplica em gritos.

- Deus! Preciso de ti agora! Por favor me ajude!

Após esse pedido de socorro tão sincero, olhou para filho e este continuava com o olhar frio e decisivo.

- É um tratamento que você quer, filho? Está preparado para ouvir tudo?
- Muito bem, mãe. Estou ouvindo.
- Vou começar da origem de tudo. Não tenho escolha, você precisa entender tudo que aconteceu até agora. Você conseguiu o xeque-mate, agora veja a situação que ficou o rei.

Depois de insistir muito e perguntar ao filho qual o objetivo de tudo, a cumplicidade interativa dos olhares de mãe e filho encarregou de guiá-la. Estrela, então, relata ao seu filho toda a verdade e entrega-lhe um tesouro.