O apreciador de Belas: Retratos do Passado

Frederick acabou se mudando para outra cidade, consultar mais mulheres tristes. No pequeno vilarejo transformou uma cabana improvisada em seu escritório particular, onde poderia receber suas pacientes incrédulas de beleza. Ele ficaou até impressionado com o número de mulheres extremamente lindas que não enchergavam beleza em si mesmas , no entanto na primeira consulta aparece uma moça realmente bela, filha de escravos, pele negra forte, cabelos cacheados e olhos de mel... Frederick ao ficar de frente com ela, sentou-se na cadeira de palha e ao começar a descrever suas qualidades, começou a relatar traços de sua antiga amada em vez de falar de sua paciente, deixando a mulher mais arrasada ainda. O homem tentou se desculpar mas o fato era que ele não tirava a jovem que se apaixonou na outra cidade a bela Rose. Olhava as mulheres e enxergava somente o rosto angelical de sua paixão. Vendo que seu trabalho estava indo em vão, seu melhor amigo dá um conselho:
- Você gosta dessa moça Frederick?
- Eu a amo, não consigo tirar ela da cabeça!
- Então corra atrás dela amigo, amor verdadeiro só acontece uma vez na vida, se você gosta mesmo dela, volte para lá e a reconquiste!
- Você tem razão caro Victor, amanhã mesmo irei partir daqui e vou me declarar novamente!
- Abandone essa profissão, a única mulher que você deve admirar a beleza todos os dias de agora em diante é a dela!
- Nunca mais vou consultar mulheres!
No dia seguinte Frederick foi até a cidade rever seu amor, quando chegou no local carregando suas malas, muitos moradores ficaram olhando curiosos, querendo saber o motivo do seu retorno. Ficou hospedado numa pousada antiga e foi diretamente á casa de Rose, mas ao bater na porta, a mãe da garota aparece e disse ao viajante:
- Ela não está morando mais aqui, está na rua de trás e está casada, muito bem casada, você perdeu seu tempo vindo pra cá, peço que vá embora e esqueça minha filha!
- Peça o que você quiser menos esquecê-la, não importa que esteja casada eu a amo de verdade e não vou embora sem ela ao meu lado!
- Já que insiste, eu vou pedir á ela que o visite na pousada e tire essa ilusão da sua cabeça!
- Fico grato senhora Mary!
A jovem foi visitar sua mãe mais tarde e ao descobrir que Frederick havia retornado para vê-la novamente, seu coração disparou e as pernas ficaram bambas de emoção, jamais havia esquecido aquele beijo e suas belas palavras de amor. Mesmo sem seu marido saber, ela corre até a pousada, mas se depara com milhares de mulheres na porta querendo ser consultadas por ele, mesmo assim ela entra no meio de todas e avisa ao porteiro que queria falar com ele, mas ele avisa:
- O senhor Frederick mandou dizer que abandonou essa profissão e não vai atender nenhuma mulher!
- Mas...
- Agora retire-se...
Ela ficou triste e imaginou que por saber que estava casada ele não a queria mais. Anoite ele foi até a casa da mãe dela e a senhora Mary falou que sua filha não queria vê-lo nunca mais, que estava feliz com seu marido e que ele deveria ir embora o quanto antes e a esquecesse para sempre. O homem ficou arrasado, com o coração partido, perdeu a profissão e a mulher da sua vida, pensava até em se jogar de uma ponte de ferro abandonada próximo dali, mas acabou desistindo da idéia. Quando estava chegando na pousada , avistou um grupo de pessoas ao redor de uma casa escura de vidros quebrados, ao perguntar o que estava acontecendo, um senhor disse:
- Aqui mora uma velha viúva, ela é uma mulher violenta e teve o rosto desfigurado por bandidos que roubaram sua casa, depois disso ela nunca mais saiu de casa e já tentou atacar nossos filhos, estamos pensando numa forma de acabar com ela!
- Não, não façam nada contra ela, deixa que eu entro lá agora e converso com ela!
- Você ficou louco?! Ela vai te matar!
- Confiem em mim e não entrem!
Frederick percebendo que não tinha mais nada a perder, resolveu fazer um último sacrifício, tentar mudar a vida daquela mulher duente e problemática, nem que isso custasse sua vida. Ao entrar na casa pequena, estava tudo escuro, até um vulto passar ao seu lado, inesperadamente a velha tenta esfaquear o rapaz com uma faca, mas ele desvia do golpe e empurra a velha na parede, que se levanta e joga uma cadeira sobre ele, que acaba caindo no chão, com um pequeno corte na testa. A viúva maluca pega um machado afiado e parti pra cima do doutor, que escapa do ataque e chuta sua mão, lançando longe a arma. Sentia a respiração cansada da velha e Frederick disse:
- Você não precisa fazer isso, nossa vida é feita de escolhas, eu já fiz muitas escolhas erradas em minha vida pelo qual me arrependo, não cometa o mesmo erro que eu!
- Você não entende garoto, você não sabe o que é andar na rua e as pessoas te julgando de bruxa e viúva negra!
- Quem nunca errou que atire a primeira pedra, foi o que Cristo nos disse, então recomece sua vida apartir de agora saindo de sua casa, mostrando á todos quem você é!
- Não tenho coragem, sou um monstro!
- Monstro é o que nós criamos e não o que realmente somos, mostre-me seu rosto!
A velha acendeu uma vela e iluminou seu rosto terrível, cheio de cicatrizes, caolha e parte do pescoço queimado, ele não quis admitir, mas se assustou com a imagem macabra daquela senhora. Mas ao deixar uma lágrima escorrer dos seus olhos, Frederick viu em suas lágrimas uma mulher linda, cheia de vida e um sorriso invejável. Ele se aproximou dela, ajoelhou-se pegou em suas mãos enrugadas e disse:
- Você é a mulher mais linda que já vi, seu choro me fez mostrar seu passado, o que ainda pode estar no seu presente, você ainda pode trazer essa mulher devolta.
- Como?
- Ela está aqui.... No seu coração... Só depende de você...
A mulher acabou chorando novamente e abraçou o rapaz, ele conseguiu mudar radicalmente a vida daquela senhora e quando saíram da casa, ele foi aplaudido por todos os moradores..
Ele não sabia mas a viúva era melhor amiga da mãe de sua amada e ao saber que ela foi curada pelas mãos de Frederick, sentiu-se tão emocionada que foi falar a verdade para sua filha.
- Onde ele está agora mamãe?!
- Deve estar indo embora nesse momento!
- Eu vou atrás dele, não vou perdê-lo novamente!
- E seu marido?
- Dane-se!..
Ela pegou um cavalo do vizinho e correu atrás do grande amor de sua vida, não queria perder novamente sua verdadeira paixão, mas acabou vendo o trem partindo.... Ela desceu do animal chorando , até alguém dizer atrás dela:
- Procurando alguém? - falou Frederick
- Oh meu amor!
Os dois se abraçaram e se beijaram apaixonadamente, aquele momento era eterno e ele disse:
- Eu te amo meu amor e a única mulher linda que existe aos meus olhos é você!
- Você é o meu verdadeiro amor!
- Vamos embora comigo?
- Vou pra onde você quiser minha vida!
Subiram no cavalo branco e abraçados desapareceram no horizonte....
....... Muitos anos se passaram e houve registros desse casal, onde depois que se casaram em outro país, ele dizia todas as manhãs á sua amada que ela era linda, todos os dias de sua vida......
Alexandre S Nascimento
Enviado por Alexandre S Nascimento em 22/01/2013
Reeditado em 24/09/2016
Código do texto: T4099046
Classificação de conteúdo: seguro