EDUARDO E HENRIQUE - conto de abordagem homoafetiva com final trágico inspirado em Edgar Allan Poe

PRÓLOGO

Eduardo manejou o bisturi entre os dedos que apertavam a tireoide, o corte foi preciso. Uma linha fina abriu um rasgo até o umbigo e ali a mão cismou de parar. Eduardo teve a impressão de ouvir a sirene de polícia. Besteira, pensou, a casa fica no meio da chácara e a cidade está depois da vicinal oito quilômetros. Ninguém o seguiu. As mãos do cirurgião apertam o entorno do umbigo e a pressão faz a carne de Henrique ceder.

***

_ Eduardo, Eduardo, acorda, você precisa de nota.

Henrique traz de volta à realidade da sala de aula seu parceiro de quarto. Os dois saem cansados de Anatomia Aplicada e vagam pelo campus universitário. É quarta-feira e não teremos aula nos próximos 4 dias de feriado prolongado porque um santo foi inventado na idade média.

_ Estou cansado mas não morto. Eduardo segue dizendo que pretende aproveitar o tempo. Atende o celular e diz para uma amiga de uma amiga sua que não ia mais ao show dessa noite porque já tem compromisso. _ Sim, sim... Estou apaixonado. Ainda no celular continua _ Pensei que a Ana tinha te contado. Eduardo ri maroto para Henrique que já abria a porta do quarto onde moravam desde o primeiro ano da faculdade de medicina.

_ Então, que história é essa de estar apaixonado? Henrique pega duas taças e volta sem camisa. - Quero brindar a isso.

Eduardo pega uma taça, se acomoda na mesinha de centro e pergunta e faz uma cena:

_ Você não sabe que estou perdidamente apaixonado? Cego nas aulas, surdo no anfiteatro, manco de amor na quadra quando todo mundo espera uma enterrada no aro.

_ Henrique está de pé e o cabernet sauvignon tinge tudo ao redor. A sala sonolenta se embriaga, o ventilador de teto sopra hálito quente. É preciso dizer alguma coisa.

_ Um brinde! Sorte na empreitada, amar pode ser perigoso. Que o Amor toque também sua escolhida.

Henrique ergue sua taça, Eduardo diz que o momento pede melodia à altura. Busca entre os vinis antigos a canção “A quoi ça ser l'amour" e a voz de Édith Piaf inunda o quarto como a água desconhecida do rio que sai de uma rachadura no coração de Eduardo.

Os lábio de Henrique sangram, estão vermelhos de vinho.

Como evitar seu sorriso doce? Eduardo o empurra com suavidade brusca de modo que Henrique se desequilibra na beirada da poltrona e só não cai porque segura firme nos braços esticados do amigo.

Agora refeito, Henrique respira fundo e ao abrir os olhos sente as mão de Eduardo abrindo sua camisa botão por botão lentamente até a última à altura da braguilha.

_Não. Não preciso tirar a roupa, estou bem!

Eduardo bebe o resto do vinho na taça e ainda segurando o corpo do amigo confidencia:

_Tenho um presente pra você. Antes que o fim de semana termine prometo fazer de você o homem mais feliz desse mundo.

Eduardo se levanta, dá alguns passos para trás e tira os sapatos e dança ao som de Piaf. Henrique acha graça da coreografia esquisita e faz o mesmo. Eduardo nu finge se esconder atrás da capa do vinil que está tocando.

_ Sua vez, Henrique, mostra pra mim.

_ E porque deveria se você ainda está vestido?

Os dois riem.

_ Não vê que estou vestido de música? Eduardo imita um pardal e ri mais alto e ameaça: tira de uma vez se não eu mesmo faço.

Nesse instante a agulha sobre o disco faz um chiado substituindo a canção.

_ Não, eu não gosto de andar pelado pela casa.

_ Vamos, é só uma brincadeira, quero ver você vestido de música. Feche os olhos. Isso, feche os olhos...

Eduardo chega mais perto, cruza as mãos de Henrique nas costas e ao fazer isso encosta sua barriga na dele. As mãos de Eduardo descem, ele diz no ouvido de Henrique: abra a boca.

Henrique não teve tempo, ia dizer alguma coisa e por isso abriu a boca. Eduardo tinha um comprimido na ponta da língua e o colou na boca de Henrique que a engoliu sem entender. Depois se beijaram.

***

Despertos pelo insistente chiado do disco, Eduardo e Henrique rompem o silêncio numa risada desconcertante. Os olhos de Henrique procuraram suas roupas no chão e sem tempo de pensar sentiu a mão de Eduardo no seu queixo:

_ Levanta a cabeça, você fica ainda mais bonito quando mira o alto.

Eduardo sorriu com os olhos. Henrique apanhou a taça que estava pelo meio, ergueu-a e felicitou:

_ À Baco, e ao fim de semana prolongado, Vira o disco.

Os olhos riram juntos e tudo ficou diluído nas mesmas águas difusas da torrente que agora os envolvia.

***

O pequeno quarto é conjugado ao banheiro. Eduardo anda de um lado para outro procurando o que ouvir. Apontou o pôster do filme “Crepúsculo” atrás da porta e nu como veio ao mundo fez soar Debussy.

Uma onda de calor afogou as pernas de Henrique para em seguida subir formigando até suas mãos. Agora a onda de calor se concentra na pelve. Quando “Prelude to the aftenoon of a faun” já tinha envolvido cada milímetro do espaço, Henrique não sabia mais dizer onde terminava seu corpo e onde começava sua alma. Parecia levitar rente ao chão, mergulhado num lago. Caminhava em campos árcades e molhava os pés ao lado de ninfas quando percebeu que. na verdade já estava na banheira.

A espuma de barbear que Eduardo tinha espalhado pelo rosto de Henrique agora escorria fria do peito até a cintura. Nesse momento as mãos ágeis de Eduardo estavam entre as cochas grossas do amigo. Henrique chegou a pensar em dissuadi-lo, pensou reagir mas era contra sua novidade. Pensou, mas o que pode o corpo responder aos pensamentos quando esses se encontram nos braços envolventes do desejo?

O pavor tomou de Henrique ao ver Eduardo de pé segurando uma navalha. Ele apontava uma cadeira, gingava a mão fazendo vibrar o reflexo da lâmina e dizia: senta aqui, vou limpar seu rosto.

A cortina branca de franjas em macramê azul balançou suavemente mesmo com a janela fechada ao som clair de lune.

***

Os movimentos de Henrique estavam condicionados à vontade de Eduardo, seu corpo obedecia. A pele alva ruborizada do rosto emoldurado pela cabeleira ruiva queimava como girassol em dezembro. Eduardo fazia a navalha dançar girando no punho firme. Debaixo da espuma, a pele de Henrique se oferecia aos carinhos da boca de Eduardo. Aos olhos de Eduardo, uma obra de arte era restaurada e merecia devida reverência: pescoço, tórax, abdome. Da boca mais que vermelha de Henrique escorria uma mistura sagrada para outro graal, Eduardo sorvia sem distinguir saliva, vinho ou sangue.

Estavam encontrados nessa eternidade quando alguém bateu forte na porta do quarto chamando do corredor.

***

Ana e Bárbara não eram mais esperadas.

_ Então se esqueceram? Disse Ana assim que viu Eduardo envolvido na toalha abrindo a porta.

_ Não. Quero dizer, sim. Eu tinha dito a você que não ia ao show. Quero descansar hoje.

_ Quando teremos outra chance de ouvir Eduardo Duzek no cassino da Urca? _ Bárbara se intrometeu.

As duas já estavam embriagadas o suficiente para rirem sozinhas. Empurraram a porta e entraram. Como maestro que dava fim ao simbolismo de Debussy, Henrique saiu do banheiro cheirando a lavanda.

_ Meus Deus! Um Apolo ruivo assim de presente para os meus olhos? _ Ana sentou-se fingindo constrangimento enquanto Bárbara continuava seus elogios embalada pela embriaguez. _ Não coloca nenhuma roupa, vamos pelados paro o show.

A essa altura Eduardo já estava de camisa e Henrique pareceu à Ana ter acordado de um transe.

_ Parece que você bebeu lavanda. _ De olhos na mesa de centro apontou para o cabernet. _ Por que não cheguei antes?

Sem música, sem vinho e vestidos, os quatro desceram as escadas do alojamento da UFRJ e se meteram para a Urca. O show estava ao meio e Duzek ao piano cantava “Ventura”. As palavras chegavam antes da melodia aos ouvidos dos homens enquanto Ana e Bárbara se espremiam perto do bar.

"vi seu olhar,

seu olhar de festa,

de farol de moto azul celeste,

me ganhou no ato, uma carona pra lua".

O show demorou um segundo. Amigos para sempre. Somos jovens, faremos amor e não guerra. Mas foi Ana quem disse para Eduardo: _ Vamos!

Em algum momento, Eduardo teria de dizer a Ana que não haveria mais encontros, beijos e danças. Teria que se afastar despedindo-se disso tudo que viveram até ali. Talvez nessa madrugada dissesse o quanto estava apaixonado por Henrique. No entanto só pode responder "Vamos embora".

Seguiram do portão déco entrelaçado por trepadeiras até a base do morro. Recusaram táxi porque o sol iluminaria a orla daqui há pouco e seria melhor caminhar. Estavam na passarela que contorna a reserva de mata atlântica quando dois homens apareceram do nada no meio do passeio. Um deles gritou “porra!” e o que estava armado completou “se chorar a mãe não vem, dá logo tudo que tem”.

***

Atordoados, ninguém se mexeu.

_Já falei, quer morre?

Antes mesmo que alguma coisa fizesse sentido, as mãos de Eduardo, num movimento protetor genuíno, ergueram-se lentamente. Henrique temeu o pior, Ana chorava e Bárbara ameaçou abrir a bolsa e o homem armado entendeu que ela estava armada também e disparou uma vez.

No exato instante em que o desgraçado mirou Bárbara, Eduardo viu-se fora de alcance e lançou-se sobre o assaltante. O tiro saiu da arma em movimento sem mira e atingiu Henrique que tombou sem mais vontade.

Enquanto os ladrões fugiam da cena e Ana chamava a polícia, Eduardo pegava Henrique nos braços ainda respirando. Na avenida, roubou um carro e levou Eduardo para a chácara do seu pai nos arredores do Rio de Janeiro.

***

EPÍLOGO

Eduardo afunda o bisturi, o corte é preciso. Uma linha até o umbigo. Ele tem a impressão de ouvir a polícia. Henrique está deitado de costas sobre a mesa que o pai de Eduardo, famoso cirurgião na cidade tanto usara.

O projetil tinha perfurado o estômago e saíra pelo esôfago depois de raspar o coração. Henrique respira com dificuldade mas está vivo. Henrique convulsiona, o sangue jorra.

É preciso estancar a hemorragia, as mãos de Eduardo estão cobertas do sangue Henrique. Eduardo faz o que precisa ser feito. Corta, abre, separa, isola, sutura.

Ninguém o seguira até aqui, mas continua a sensação de ser observado. Ainda há pouco beijara o homem que faria o mais feliz do mundo. Ensaiava jurar fidelidade. Ainda há pouco seríamos jovens para sempre. Ainda há pouco podia escolher. Agora talvez nunca mais.

Eduardo está pálido como o mármore em que repousa Henrique. Henrique não tem o que escolher. Para onde segue o curso de tudo isso? Para quando? Por quê? Pra onde?

Eduardo vai até o portão que dá acesso ao jardim. A lua incide brilho na mais distante escuridão. No alto, entre os galhos do cipreste mais alto, um corvo espia.

Eduardo tem certeza de ouvir uma sirene, é uma ambulância. Eduardo seca as lágrimas, volta ao corpo de Henrique e aperta o entorno do umbigo. A pressão faz a carne ceder entre os pontos. Eduardo pressente a movimentação no pátio. Do carro de polícia que acompanha a ambulância saem dois policiais armados, Bárbara está junto de Ana no banco de trás da viatura. Outros dois homens descem a maca da ambulância e se aproximam.

Eduardo tenta reanimar Henrique em vão. Já não sabe se está esmurrando o corpo de Henrique ou se o acaricia. Um último beijo molha seus lábios de sangue.

O dia amanhece sobre os cipreste. O corvo ameaça uma resposta mas se cala.

*

*

Baltazar Gonçalves

Baltazar Gonçalves
Enviado por Baltazar Gonçalves em 27/04/2013
Reeditado em 15/02/2019
Código do texto: T4262134
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.