A LENDA DA CAMOMILA

Conta-se que há centenas de anos existiu um casal de namorados cujo nome do rapaz era Camões e a moça chamava-se Mila.

Dizem que eram duas pessoas de grande bondade, quase não tinha tempo de se amarem porque sempre estavam a serviço do seu próximo; a bondade dos dois era tamanha, que muitas pessoas achavam que eles eram santos enviados por Deus.

Um dia, um homem muito mal ofereceu a Camões muito dinheiro para que ele sumisse e deixasse Mila, para daí então ele conquistá-la. Como o rapaz não aceitou a proposta daquele homem indecente, o mau-caráter armou uma tocaia para Camões e o matou jogando-o no rio que passava no terreno dos pais da sua amada.

No dia seguinte sem saber do fato, Mila foi para o rio com os seus irmãos. Chagando lá, encontraram o corpo do rapaz boiando, e uma forte luz brilhava sobre o rio inteiro... Ao ver aquela cena, Mila não resistiu e também morreu; assim que Mila morreu a luz que brilhava sobre o rio aumentou mais ainda e o rio desviou o seu curso.

Imediatamente uma pequena e linda flor nasceu ali onde os corpos dos dois estavam e transformaram-se num lindo jardim, a água do rio tornou-se milagrosa e a linda flor recebeu o nome de Camomila – essa foi a maneira que acharam para homenagear aquele grande e maravilhoso casal.